agosto, 2014

5 dicas para melhorar o posicionamento do seu e-commerce no Google

  • E-commerce
Avalie esta página

Você investe em publicidade o tempo todo. Anuncia os produtos do seu e-commerce em comparadores de preço, portais, faz e-mail marketing e propaganda em diversos outros canais. A conta está saindo cara e por isso, no final do mês, mesmo com boas vendas, é tanta despesa com divulgação que quase não há lucro. Como atingir os clientes e gastar menos com anúncios?seo-google

Atualmente, os usuários acessam cada vez mais os buscadores para encontrar uma informação ou os produtos que querem comprar. O Google, que lidera o market share, entrega em segundos aquilo que o consumidor buscou, mas o Yahoo e Bing também tem seu público e merecem atenção. Estar bem posicionado nestes buscadores é essencial para seu e-commerce pois, além de mostrar sua loja aos clientes, o ranqueamento orgânico é gratuito e o investimento em SEO é feito através de boas práticas e não apenas em anúncios de palavras-chave, como no Adwords.

Separamos 5 dicas de SEO para você aplicar e melhorar o posicionamento do seu e-commerce nas ferramentas de busca.

1. Descrição de produtos

Não importa a quantidade de SKUs do seu e-commerce, é muito importante que a descrição dos itens tenha conteúdo de qualidade e também boa densidade das palavras-chave que você quer que apareçam no ranqueamento. Atenção para não ter erros de gramática, digitação, repetições de palavras e não copiar a descrição de outros players. Não use simplesmente a descrição do fornecedor para que não gere textos duplicados, pois os mecanismos de busca consideram aquele que publicou o texto por primeiro.

2. Título da página

É apresentado no topo da janela do navegador e, no Google, vai aparecer em azul com link para seu e-commerce. Quando o title é considerado pode gerar ótimos resultados para seu ranqueamento orgânico e, para tanto, é preciso considerar que cada uma das páginas tenha um título exclusivo e ligação direta com que apresenta naquele departamento ou seção. Veja em ferramentas como Google Keyword Tool ou Google Analytics as palavras-chave que são relevantes e merecem ser inseridas no título e monte seu título com clareza de modo que convide os clientes a acessar seu site.

webimax-webdesigns

3. Estrutura do código HTML

As tags H1, H2, H3, H4, H5 e H6 são muito importantes na estratégia de otimização já que indicam a relevância de uma determinada informação na lua loja virtual.  A estrutura do código html precisa ser vista com o programador do site para avaliar se a informação da página está estruturada de forma certa, ou seja, usando as tags que vão do H1 até H6 como forma de destaque nos títulos e subtítulos da página, considerando a H1 a mais importante e H6 a menos importante.

4. URLs amigáveis

A URL amigável é, por exemplo, quando você  usa: www.ecommercedojoao.com.br/nomedodepartamento/nomedoproduto

Ao invés de: www.ecommercedojoao.com.br/nomedodepartamento/1MNvkX-0Y3HeAFaw.html

As ferramentas, quando fazem a leitura do seu site, relacionam o que os internautas escrevem nos buscadores. Por isso as posições mais relevantes serão as que tem melhor palavra-chave.

5. Meta tag description

É o texto pequeno que aparece logo abaixo do título do resultado nos buscadores. Essas frases precisam ser atraentes para chamar atenção dos cliente e você pode colocar como “call to action” para que encontrem sua loja. As description tem limite de 152 caracteres, que é a quantidade máxima que o Google pode indexar.

Quer dicas para aumentar a conversão do seu site? Baixe nosso ebook de forma gratuita! 

Prêmios e Certificações