
Em 2022 os consumidores estão deixando de enxergar o online e offline como experiências distintas – eles, cada vez mais, esperam que as duas modalidades estejam conectadas. As compras devem ser rápidas, eficientes, fáceis e intuitivas. Ponto! Independente se o primeiro contato for através de uma loja tradicional ou um e-commerce. Além de atender às necessidades dos consumidores no que se refere aos produtos e serviços oferecidos, as empresas também estão sendo cobradas para que se atentem às reivindicações de responsabilidade social e ambiental.
Fluxo de compra híbrido
Varejistas e empresas devem alinhar suas marcas com essas novas expectativas do consumidor. o IBM Institute para Business Value (IBV), em associação com o National Retail Federation (NRF), realizou uma pesquisa global com mais mais de 19.000 entrevistados em 28 países em setembro de 2021 e identifcou que, depois de passar grande parte dos últimos dois anos somente no virtual, os consumidores agora veem o digital como uma ferramentas da experiência de compra. Eles esperam que as lojas sejam habilitadas digitalmente e para marcas e varejistas para oferecer suporte a jornadas de compras híbridas, que combinam canais físicos e digitais. Isto é uma realidade para a Geração Z, que usa compras híbridas mais do que qualquer outra geração. Eles querem a liberdade para usar o método de compra mais conveniente.
A compra híbrida é o principal método de compra para 27% dos consumidores.
Demanda por produtos sustentáveis
Inúmeros estudos têm mostrado que os consumidores estão cientes da gravidade da crise ambiental em curso. Na verdade, a maioria sente que está colocando suas próprias vidas em risco. Um setembro de 2021, um relatório da Pew Research descobriu que quase 3 em 4 (72%) pessoas estão preocupadas que a mudança climática irá prejudicá-las em algum momento. Para muitos consumidores, a pandemia da Covid-19 deu um “gostinho” do que poderia estar por vir – e isso mudou suas prioridades. Um relatório de maio de 2021 do IBV descobriu que 9 entre 10 consumidores globais dizem que a Covid-19 afetou suas opiniões sobre sustentabilidade. Em 2022, cerca de 4 em cada 5 consumidores dizem que sustentabilidade, saúde e bem-estar são importantes para eles ao escolher um marca. Além disso, esses consumidores dizem que são dispostos a pagar um preço maior por produtos que estão alinhados com seus posicionamentos.
A pesquisa afirma que 74% dos consumidores dizem estar dispostos a pagar um valor maior por marcas sustentáveis. E não são apenas os ricos que dizem que estão dispostos a pagar a mais, consumidores em todos os níveis de renda e faixas etárias querem apoiar a sustentabilidade, a saúde e o bem-estar.
Posicionamento de marca
A tríade de custo, conveniência e valor tem historicamente orientado o comportamento de compra dos consumidores, mas isso mudou durante a pandemia. Consumidores orientados por propósitos — pessoas que escolher marcas com base em quão bem essas marcas se alinham com seus valores – agora representam o maior segmento (44%) consumidores globais em todas as principais categorias de produtos.
Consumidores com posicionamentos definidos dizem que estão dispostos a pagar mais caro por produtos e serviços que se alinhem com seus valores.
E a sua marca, já está preparada para se adaptar e criar um posicionamento?
Fonte das informações e dados: IBM.
Se você quer acelerar no comércio digital com uma agência parceira do Google e especialista no seu negócio, entre em contato conosco pelo formulário abaixo!
