
A consultoria para e-commerce é responsável por atuar de forma especializada a fim de alavancar os canais de marketing digital para que se convertam em mais vendas. O principal diferencial é que ela vai agir com base no perfil de cada cliente, com campanhas específicas.
Os principais benefícios da contratação desse serviço passam pela terceirização do conhecimento fundamentado nessa modalidade de negócio, compreensão do cliente-alvo, sabedoria sobre usos de recursos e ferramentas, entre outros.
O que vai de encontro com a ideia de que para aumentar as vendas online não basta ter um projeto que vise a escolha da melhor plataforma da loja virtual. Estudos e análises são fundamentais, e uma consultoria especializada no comércio eletrônico pode ajudar.
O que faz uma consultoria de e-commerce
Atualmente, uma consultoria para e-commerce tem um papel fundamental para auxiliar as empresas online a se desenvolverem em seus mercados e atingirem as metas esperadas.
Em um ambiente digital concorrido e complexo, quem está interessado em vender na internet precisa usar as ferramentas certas para atrair os consumidores. Só que essa não é uma ação fácil para gestores que estão empenhados em seus múltiplos afazeres diários.
Os serviços das consultorias para e-commerce envolvem a combinação de estratégias com suporte para que os clientes usem suas capacidades de investimentos e maturidade digital focados nas vendas e outros benefícios.
Entre os serviços prestados por esses especialistas estão aqueles voltados para a infraestrutura, tecnologia, análises, personas, produtos, mercado, plataformas, pagamentos, logística, treinamentos, comunicação e muito mais.
Na prática, uma consultoria de e-commerce vai analisar a sua empresa, o orçamento, a estrutura e indicar os melhores caminhos e planos de ação para o objetivo: aumento das vendas ou implementação de uma loja virtual do zero.
Entenda como atua uma consultoria para e-commerce
Com esse viés de que a consultoria para e-commerce vai auxiliar os profissionais de marketing e vendas das empresas, o que será que ela pode fazer para chegar aos melhores resultados?
Existem diversos motivos para se fazer essa parceria, confira alguns.
1 – O planejamento comercial
O primeiro exemplo é o planejamento financeiro. Com a consultoria especializada nessas plataformas dá para gerar dados mais precisos e sustentar uma operação no comércio eletrônico de forma mais bem-sucedida.
A principal vantagem disso é que estamos diante de uma opinião técnica e imparcial. Até mesmo porque quando o responsável por essa área da loja virtual está inserido no contexto, fica mais difícil fazer as avaliações da empresa.
2 – A segmentação de clientes
É muito importante segmentar o seu público para criar valor para a loja virtual. O motivo é simples: o comércio eletrônico permite que as pessoas busquem soluções ideais para cada problema que encontram.
Assim, a ideia é se tornar especialista em um determinado assunto, sendo referência no setor e conseguindo ter um ótimo desempenho em vendas.
Além de alcançar as pessoas com quem a marca quer conversar, também existe a contribuição direto para o encontro dos leads qualificados, aqueles que estão mais próximos da etapa de compra.
Para essa segmentação é preciso que considere dados pessoais como gênero, idade, classe social e vários outros que vão ser importantes para definir e classificar os clientes.
3 – A geração de valor
O novo consumidor não quer só comprar. Sim, as vendas devem acontecer, só que de um modo menos indireto. O que os clientes procuram na internet são produtos e serviços que gerem valor para eles.
Sendo assim, mais um dos motivos para contratar uma agência para e-commerce é a chance de que se destaque esses benefícios voltados para os públicos. Como você pretende resolver o problema deles? Mais do que preço, estamos falando sobre gerar valor.
4 – A divulgação comercial
Esse é o papel mais conhecido das consultorias de lojas virtuais: trabalhar na divulgação dos produtos e das vendas. Porém, como você está acompanhando, ela não é a única. A partir de uma plataforma, as empresas podem criar engajamento e se tornarem referência na internet.
O uso das redes sociais é um bom exemplo disso. Apesar de não ser o principal canal de venda online para muitas empresas, elas podem ser decisivas na criação de campanhas publicitárias, permitindo a consulta e a comparação de resultados.
5 – O comportamento comercial
Completando o tópico anterior, mais do que divulgar, é necessário que uma loja online defina o comportamento comercial com as campanhas promocionais e os descontos. Para isso, somente entendendo as principais atividades do e-commerce.
Ou seja, qual será o seu mix de produtos, como vai melhorar a experiência do usuário digital e como será a gestão do site? Essas tarefas podem variar conforme a sazonalidade e o perfil segmentado dos clientes, ao passo que até as condições com fornecedores são influenciadas.
6 – Os melhores investimentos
Uma das principais vantagens do e-commerce está em poder aumentar vendas sem ter que, para isso, aumentar os custos. Afinal, os valores de hospedagem, segurança e manutenção se mantêm ao longo do ano.
Por isso, vale muito a pena analisar os investimentos que se fazem a fim de aumentar as vendas. Porque com custos estáveis e mais vendas, o lucro é certo. Hoje em dia dá para investir em links patrocinados, mídias pagas e muito mais.
7 – A análise dos resultados
O último dos motivos para contratar uma consultoria de e-commerce desse tópico é sobre a análise de dados. Existem ferramentas sofisticadas que geram relatórios incríveis para validar os investimentos e esforços que foram feitos.
Chamadas de ferramentas de métricas, elas podem diagnosticar se a estratégia usada está funcionando ou se precisa de correções em alguma etapa do processo. É como uma garantia de que o objetivo está sendo alcançado com base no cronograma.
Vale a pena contratar uma consultoria de e-commerce?
Acima temos bons motivos para fazer essa contratação, já que tudo se liga aos serviços prestados com expertise por essas empresas especializadas no comércio eletrônico. Mas, deixamos para o fim dois pontos que podem ser decisivos na sua tomada de decisão.
O aumento da conversão de vendas
A sua decisão por escolher uma consultoria de e-commerce pode ter como principal motivação a orientação em busca de aumento nas vendas. Isso faz realmente sentido, já que a partir de informações consistentes dos usuários dá para melhorar as vendas online.
A partir da inteligência tecnológica e da experiência de mercado, a AVANTI consegue encontrar soluções eficientes e acessíveis para a sua loja online atrair mais pessoas e de forma segmentada.
A criação de estratégias mais focadas
E já que falamos em estratégias, leve em conta que descobrir as melhores para o seu e-commerce vai exigir uma análise do quanto você pode investir e do seu tempo. Cada empresa tem a sua particularidade e a consultoria vai atuar sabendo disso.
O que quer dizer que o planejamento deve ser feito com base em ações monitoradas e com os possíveis ajustes para que a ação atinja o seu melhor resultado.
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A AVANTI pode ajudar o seu negócio a decolar nas vendas. O aumento da rentabilidade é possível assim que se melhora a experiência do usuário, o qual é quem navega no seu site.
Esse resultado é obtido a partir de uma análise heurística, que verifica a jornada do cliente de ponta a ponta e também a análise de vídeos, que permite identificar os problemas a serem resolvidos na plataforma.
Para garantir os melhores números, a AVANTI realiza os famosos Testes A/B, que é um processo que mostra variantes de uma mesma página, indicando a que gera mais visitantes e conversões. Saiba como transformar o seu e-commerce com as técnicas de CRO da AVANTI e alcance mais resultados.