A identidade visual e o primor gráfico são muito importantes para o e-commerce. Cada elemento da aparência da plataforma deve ser pensado para atrair a atenção, encantar o cliente, gerar empatia e vender a imagem de uma loja virtual. Isso é consenso.
Dentro dessa visão, há uma nova tendência no design gráfico de interfaces que busca um visual mais simples, minimalista, responsivo e vetorial. Essa tendência se chama Flat Design.
O que é Flat Design?
O Flat Design se caracteriza pelo minimalismo, pelas cores chapadas, pela tipografia nítida e pelos bons contrastes, privilegiando por meio da estética a compreensão das mensagens sem interferir nos conteúdos. E importante: ele contribui na filtragem das informações por meio de ícones e botões que ajudam o internauta a navegar intuitivamente, de uma forma criativa e agradável.
Numa tradução livre, Flat Design, quer dizer design plano. Ou seja, sem muitos rebuscamentos, sem altos e baixos relevos. Em outras palavras: acabou a era das bordas chanfradas, das texturas, das sombras e reflexos, e chegou à era da clareza visual para comunicar melhor.
Exemplos de Flat Design
Um grande exemplo de Flat Design é o Windows 8, que valoriza a tipografia e a entrega de informação por meio de gráficos que ajudam o usuário a entender que tipo de conteúdo está lendo. A iconografia é relativamente simples, sem grandes efeitos, colocando toda a importância na mensagem.
Aliás, o Flat Design tem sido usado com força pela Microsoft. O Windows Phone, outro produto da companhia, também aplica o princípio, ao mostrar fontes simples, sem serifa, podendo assim, brincar com um leque maior de cores.
No e-commerce, podemos citar La•Maffia Clothing, uma loja virtual para artigos de moda fitness. No site, é possível perceber a predominância de cores chapadas e neutras, tipografia reta e moderna, imagens ousadas e destacadas. Uma combinação perfeita!
Os benefícios do flat design para sua loja online
A Internet está em movimento, como sempre. E o uso de smartphones cresce anualmente, tanto que, de acordo com a consultoria IDC, foram vendidos 104 unidades por minuto no Brasil em 2014. Ou seja, oportunidades não faltam para o e-commerce. Confira a seguir os benefícios do flat design para sua loja online:
Leveza e atratividade em dispositivos móveis
A explosão do acesso à internet por meio de aplicativos móveis reforçou a importância de algumas considerações de design. É preciso trabalhar, portanto, o carregamento rápido das páginas, a usabilidade, o layout responsivo, a criatividade e a modernidade das lojas virtuais.
Nesse sentido, o Flat Design é muito importante para as lojas virtuais, pois evita inclinações extremas, sombras e chanfros que podem deixar a plataforma lenta. O objetivo é criar um design sutil que é atraente e funcional, sem desperdiçar pixels.
Cores sólidas que comunicam melhor
Usando cores sólidas cria-se um contraste entre partes, ou recursos, proporcionando fronteiras visuais, o que ajuda na transmissão das informações.
Tipografia que melhora a legibilidade
Em termos de tipografia, o Flat Design, muitas vezes, envolve um maior número de fontes em um único projeto, bem como tamanhos e pesos variados. A tipografia, cada vez mais, assume o papel de ajudar a comunicar o conteúdo e recursos de forma legível, com beleza e sofisticação.
Em resumo, o Flat Design ajuda a melhorar o tempo de carregamento do site, amplia a experiência do usuário, por meio de iconografia, tipografia e do layout clean; também potencializa o engajamento à medida que o conteúdo ganha mais importância do que o visual rebuscado em si.
O Flat Design proporciona uma experiência agradável e enriquecedora para o consumidor/usuário, e o convida a permanecer mais tempo absorvendo o conteúdo. A ênfase no espaço em branco, nos botões simples e na tipografia clara tem o potencial de permitir que os produtos e serviços brilhem – há menos distrações para ficar no caminho do cliente.
Sua loja virtual já utiliza elementos de Flat Design? Comente!