
Como uma migração de e-commerce trouxe novas experiências de compra e inovação através de novas funcionalidades em seu e-commerce VTEX em um projeto de mudança de plataforma. Confira este case de sucesso!
A Livraria Martins Fontes conta com um acervo de mais de 250 mil títulos para pronta-entrega através de um serviço de encomenda ágil, é possível encontrar escritores e editoras do mundo todo. Além do atendimento personalizado, através da livraria, é possível encontrar títulos em pré-venda e encomendas de títulos de baixa tiragem.
Desafio
Renovar o e-commerce da Livraria Martins Fontes Paulista unificando os canais de vendas da própria editora WMF e da Livraria Martins Fontes em um só lugar, com um novo layout: mais leve, moderno e com uma boa performance de navegação mobile para trazer a melhor experiência de compra para os consumidores. Além de ter o recurso de pedidos sob encomenda e pré-venda.
Solução
A melhor maneira encontrada para este projeto que atendesse o recurso de pedidos sob encomenda ou encomenda de pedidos é realizar o gerenciamento de diversos estoques. O procedimento não é nativo da plataforma porém foi realizado pensando nas funcionalidades da VTEX devido à sua facilidade de operação e solidez de funcionamento, evitando possíveis customizações de back-end.
SETUP
Para o procedimento, no Admin é cadastrado diferentes estoques: O estoque real (de prioridade máxima e com inventário em pronta-entrega) e os estoques com tempo de processamento do pedido(de prioridade mínima e sob encomenda).
O produto em questão é cadastrado em todos: o estoque real com a quantidade real e infinito nos estoques de baixa prioridade para que o produto possa estar sempre visível no front quando este não estiver disponível no estoque real (é o momento que o pedido sob encomenda acontece).
Nos estoques de baixa prioridade, cada um possui um tempo diferente de processamento nas suas respectivas docas (0-7 dias, 8-14 dias e assim por diante, conforme o tempo definido para receber o SKU no estoque físico da Martins Fontes).
No front há uma flag de “sob encomenda” exibida conforme o preenchimento de um campo de produto do tipo checkbox chamado “sob encomenda” na plataforma VTEX. Essa flag deve aparecer tanto nas vitrines, quanto na página de produto, no carrinho, no checkout e no orderplaced.
Marcação de produto “sob encomenda” no JSON do pedido:
Também é necessário habilitar um campo de “descrição” no checkout que não será exibido no front, mas sempre que o carrinho tiver um produto “sob encomenda”, essa descrição receberá o texto “Este pedido contém um produto sob encomenda”, para essa informação ser consumida pelo ERP e processada para os separadores do pedido (pois essa descrição aparece no JSON do pedido).
Resultados
Ao realizar a migração da nova loja com as novas funcionalidades, a conversa da marca apresentou crescimento acima de 20% devido à facilitação da venda de produtos que precisam ser produzidos ou encomendados sob demanda de acordo com as vendas em diferentes períodos.
Quer conferir mais sobre esta funcionalidade incrível? Confira aqui:
https://www.martinsfontespaulista.com.br/