
A escolha da plataforma de e-commerce é muito importante para sua loja. É através dela que você vai apresentar os seus produtos e comercializá-los aos usuários, além de realizar toda a administração dos seus itens e pedidos.
Não esqueça: após a aquisição da plataforma é necessário a contratação de um especialista para o desenvolvimento de layout do projeto de usabilidade e tudo o que estará relacionado ao seu site.
Tipos de plataformas de e-commerce
OpenSource
Estão disponíveis gratuitamente na internet, permitem ser customizadas de acordo com a necessidade do projeto. O investimento inicial pode ser baixo e os resultados muito bons, porém, é a manutenção será um empecilho, já que toda e qualquer alteração evolutiva deverá ser feita via terceiros e isso vai trazer custos.
Prestashop * Magento * OpenCart
* SaaS
São as mais comuns do mercado, destacando-se por estarem em constante evolução. Neste caso a manutenção e evolução da plataforma normalmente terão um acompanhamento fixo. Geralmente é cobrado uma taxa incial para Setup e depois uma mensalidade.
Vtex * Jet * EZCommerce
* Própria
São as mais complexas em nível de projeto, necessitaa de uma grande equipe de desenvolvimento e tem custo alto.
O que é importante avaliar em uma plataforma de e-commerce
Disponibilidade de investimento: a primeira coisa que você deve saber é quanto você pode gastar para adquirir sua plataforma. Recomenda-se que seja de 20 a 30% do valor total que terá para investir no seu negócio.
O histórico da empresa: ao contratar um especialista, confira o histórico e analise se a empresa já possui experiência e credibilidade.
A escalabilidade: saiba até onde você pode ir com a plataforma, se ela atenderá seus objetivos até que ponto e qual será a hora de migrar para um novo sistema de loja virtual.
Suporte Técnico: certifique-se que a empresa que irá contratar trate isso como prioridade.
Recursos: sistema de Promoções, Gestão de Hotsites, Up e Cross sell, Vitrines Inteligentes, tudo é importante analisar antes de decidir.
Modelo de Cobrança: analise se a empresa terá participação nas suas vendas, e se vale a pena. Muitas vezes é mais barato dar uma porcentagem das suas vendas do que ficar limitado a quantidade de Page Views. Portanto, é hora de fazer as contas!
Integrações: analise quais sistemas você vai precisar integrar na sua plataforma de ecommerce e se aceita integração com seu ERP, sistemas AntiFraude.
Busca Interna: oferecer uma busca inteligente, rápida e assertiva é essencial.
Segurança: saber a integridade e certificações do sistema é extremamente importante.
WebAnalytics: saber de tudo que acontece na sua loja é indispensável. A loja virtual deve estar preparada para tais análises.
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