
O estabelecimento de campanhas e promoções no comércio convencional, baseados em datas muito tradicionais do calendário, incentiva também o comércio eletrônico. Assim como no convencional, no e-commerce há profusão de chamadas, campanhas e promoções em datas que historicamente aquecem as vendas, como dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, páscoa, natal e réveillon.
Eventos de repercussão mundial como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos também são temas muito utilizados, principalmente nos países que os sediam. Não é preciso dizer esses dois grandes eventos mundiais e ambos sediados no Brasil, servem como exemplo categórico de eventos específicos largamente usufruídos na ativação de campanhas.
Um fato curioso no comércio eletrônico do Brasil é a importação de datas estrangeiras como o Dia das Bruxas, o Cyber Monday e o Black Friday. No caso do Black Friday brasileiro, contudo, observou-se, muitas vezes, a criação de uma falsa expectativa nos clientes, com falhas no atendimento que provocaram resultados inferiores aos pretendidos pelos clientes e pelas próprias empresas.
Como mostra a enxurrada de reclamações já registradas em edições passadas do Black Friday, é preciso cuidado na maneira de se aproveitar um mote. Não basta a publicidade, é preciso um atendimento planejado e adequado, pois do contrário, o resultado deverá ser a insatisfação do cliente.
O que poucas empresas percebem é que há outras datas do calendário que poderiam ser melhor aproveitadas. A começar por duas datas relacionadas a quem deve ser o protagonista das atividades do comércio eletrônico, o consumidor e o cliente. Para eles, estão reservadas duas datas no calendário: Dia Mundial do Consumidor, 15/03 e Dia do Cliente, 15/09.
O início de cada uma das estações do ano é algo, geralmente, pouco denotado no comércio eletrônico brasileiro. Diferentemente do Dia das Crianças, o Dia da Infância, 24/08, não é muito lembrado. O Dia da Gratidão, 06/01, o Dia da Criatividade, 17/11, o Dia Internacional da Família, 15/05 e o Dia da Família, 08/12, são datas que podem receber mais atenção.
Um público costuma ser pouco lembrado e, de certa forma, subestimado em promoções do comércio eletrônico: os aposentados e idosos. Eles podem receber descontos e benefícios no Dia Nacional dos Aposentados, 24/01 e no Dia Internacional da Terceira Idade, 01/10. As boas causas e ações também podem ser incentivadas em datas como o Dia do Voluntário, 07/07, o Dia Internacional do Voluntário, 05/12, o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14/06 e o Dia Nacional do Doador de Sangue, 25/11. Por exemplo, promoções podem conceder certos benefícios a doadores de sangue e voluntários devidamente comprovados.
Vejamos uma amostra de outras datas:
Livros, papelari
07/01 – Dia do Leitor
30/01 – Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
14/03 – Dia Nacional da Poesia
02/04 – Dia Internacional do Livro Infantil
18/04 – Dia Nacional do Livro Infantil
23/04 – Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
21/05 – Dia da Língua Nacional
10/06 – Dia da Língua Portuguesa
11/08 – Dia do Estudante
04/10 – Dia do Poeta
12/10 – Dia Nacional da Leitura
29/10 – Dia Nacional do Livro
Esporte, materiais esportivos
19/02 – Dia do Esportista
10/02 – Dia do Atleta Profissional
03/03 – Dia Mundial do Tênis
09/06 – Dia do Tenista
21/06 – Dia Universal Olímpico
23/06 – Dia Mundial do Desporto Olímpico
23/06 – Dia Nacional do Desporto
19/06 – Dia Nacional do Futebol
01/09 – Dia do Profissional de Educação Física
12/10 – Dia do Atletismo
12/10 – Dia do Basquete
21/12 – Dia do Atleta
Música
25/01 – Dia Nacional da Bossa Nova
30/04 – Dia Internacional do Jazz
13/07 – Dia Mundial do Rock
14/09 – Dia do Frevo
02/12 – Dia Nacional do Samba
Profissões
02/07 – Dia do Bombeiro Brasileiro
13/08 – Dia do Economista
14/08 – Dia do Cardiologista
03/09 – Dia do Biólogo
17/10 – Dia do Eletricista
18/10 – Dia do Médico
11/12 – Dia do Engenheiro
Informática, telefonia, eletrônicos e tecnologia em geral
10/03 – Dia do Telefone
17/05 – Dia Mundial da Internet
27/05 – Dia Mundial dos Meios de Comunicação
11/08 – Dia da Televisão
15/08 – Dia da Informática
19/09 – Dia do Computador
10/10 – Semana da Ciência e Tecnologia
16/10 – Dia da Ciência e Tecnologia
19/10 – Dia do Profissional da Informática
Ecologia e meio ambiente
22/03 – Dia Mundial da Água
03/05 – Dia Internacional do Sol
01/06 – Semana Mundial do Meio Ambiente
05/06 – Dia da Ecologia
05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente
05/09 – Dia da Amazônia
04/10 – Dia da Natureza
Saúde
31/03 – Dia da Saúde e Nutrição
07/04 – Dia Mundial da Saúde
05/08 – Dia Nacional da Saúde
16/10 – Dia Mundial da Alimentação
Não existe a pretensão de que essas datas superem a notoriedade das principais e mais contempladas datas do calendário, entretanto, com criatividade, o comércio eletrônico pode dispor de datas alternativas para ativação de promoções referenciadas em diversos temas e segmentos.
Contudo, qualquer promoção deve ter a retaguarda de um bom planejamento e atendimento. Caso contrário, o cliente terá a percepção de ter participado do famoso Dia da Mentira, 01/04, fato indesejável para toda empresa idônea.
Quer mais idéias de como turbinar seu e-commerce? Fizemos uma seleção de 10 dicas importantes que vão trazer resultados imediatos à sua loja virtual. Clique aqui e coloque em prática hoje mesmo.