
Finalizado o primeiro semestre de 2021, vamos refletir sobre o que mudou no comportamento de consumo das pessoas e na forma como as marcas e empresas estão atuando para se adaptarem aos novos padrões destes consumidores.
Para criar um contexto melhor sobre como o mercado está se comportando hoje, vamos conectar passado, presente e futuro para entender o comportamento do e-commerce no ano de 2020 e a partir disso vamos analisar o que já foi feito no primeiro semestre de 2021 e quais insights podemos tirar de toda essa experiência.
Desafios e oportunidades no o e-commerce em 2022
De acordo com os dados da 43ª edição do Webshoppers, produzido pelo Ebit em parceria com o Instituto Nielsen, as vendas no comércio eletrônico brasileiro bateram um novo recorde em 2020, chegando à incrível marca de R $87 Bi em vendas no ano.
Com base nos dados desta pesquisa, vamos conectar alguns pontos muito pertinentes para quem já possui e para quem deseja construir um grande projeto de e-commerce. Com todo o contexto de pandemia impactando na vida de todas as pessoas, as marcas se viram obrigadas a iniciar, ou em alguns casos, acelerar os projetos de inovação digital.
Mais ainda, dentro deste contexto as marcas viram a necessidade de ter uma estrutura preparada para as rápidas mudanças de mercado com autonomia e poder de atuar com eficiência acompanhando as flutuações no comportamento de compra dos consumidores.
Os interesses e necessidades de compra de todo mundo sofreram um forte impacto na mesma velocidade que os meios de consumo foram sendo alterados com a expansão da pandemia durante todo este período.
No do dia a dia das pessoas, de certa forma, uma parcela das pessoas já se acostumou com as novas formas de pedir transporte, comida ou itens do cotidiano. A compra através do digital já é uma realidade há muitos anos.
O que estamos vivenciando agora é a primeira grande expansão do mercado digital.
Não é somente uma nova roupagem como se fosse um álbum de rock ou um livro. É uma forma mais abrangente e profissional de se posicionar no mercado. O consumo vem mudando completamente nos últimos anos com a chegada de novas soluções e com o crescimento de empresas que ofertam serviços através de plataformas tecnológicas.
Tudo está mais digital do que nunca. Algumas empresas ainda não acordaram para este novo momento e não perceberam que elas já estão inseridas neste contexto de inovação, porém sem acelerar o quanto poderiam e consequentemente sem colher os benefícios de se investir em inovação e aceleração digital.
As perdas de receita nos negócios e a baixa no faturamento em alguns segmentos e mercados, se deu, em muitos casos, pela falta de soluções para venda e relacionamento on-line.
A grande maioria dos segmentos tiveram um crescimento no faturamento e no número de pedidos no ano passado, mesmo com o início e o crescimento da pandemia. As empresas que já tinham parceiros de negócios com capacidade de entrega de tecnologia e estratégia para operar dentro de um cenário catastrófico tiveram menos dificuldades em implantar grandes projetos rapidamente.
Para saber mais sobre os próximos passos do e-commerce, leia este artigo que fala mais sobre o assunto.
Gostou do conteúdo e quer entender um pouco mais como se aplica ao seu negócio? Preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato com você.