
Ao mesmo tempo que as pessoas buscavam mais facilidade e acesso para realizar suas compras, as marcas e empresas que ainda não estavam preparadas começaram 2020 numa corrida desenfreada em busca de soluções rápidas e inovadoras para se adequarem ao novo momento do mercado.
O que percebemos diante de todos estes fatos é que as empresas passaram a procurar por soluções tecnológicas para suprir os espaços criados durante a pandemia.
Quando olhamos o comportamento dos consumidores e vemos, por exemplo, no segmento de moda e acessórios que as oportunidades de crescimento através do e-commerce deram um salto desde o começo da pandemia, mesmo com as medidas restritivas de funcionamento e de distanciamento, percebemos que as marcas que já estavam com uma operação de e-commerce estruturada, tiveram menos dificuldades de enfrentamento à crise e conseguiram crescer em faturamento e número de pedidos.
Tanto as lojas físicas no comércio de rua quanto os shopping centers e todos os demais comércios que atuam no segmento de moda, seja ele varejo ou não, tiveram que se adaptar às mudanças trazidas pela pandemia. O setor de Lojas de Departamento teve um crescimento de 43% na quantidade de pedidos e um aumento de 55% no faturamento, de acordo com os dados da pesquisa realizada pelo Ebit Webshoppers e pelo Instituto Nielsen.
Esse crescimento foi puxado, em grande parte, pelo aumento nos investimentos feitos nas campanhas de marketing. A busca por agências de marketing especializadas na construção de processos inovadores, teve um aumento significativo. Fica nítida a importância de ter um bom trabalho de SEO, CRO e mídia no médio e longo prazo. As mudanças de mercado e de consumo sofrem alterações constantemente. Ter próximo do negócio empresas e parceiros preparados para lidar com essa mudança, é fundamental.
A base para o crescimento e escala de qualquer negócio no digital é:
- Mensurar corretamente os dados
- Transformar os dados em insights
- Testar os insights
- Repetir e melhorar o processo
Isso precisa funcionar como um ciclo focado em melhorias. Não adianta apenas adotar metodologias ágeis e incorporá- las no processo da empresa. A partir dessa mensuração correta dos dados, que começa bem antes, na configuração das ferramentas que vão atuar nessa camada da operação, os negócios alcançam resultados práticos, que mostram o seu valor indo desde a origem até o último envolvimento do cliente.
O uso de inteligência artificial e a construção de modelos de machine learning para atuar no processamento em escala destes dados, permite que as empresas tenham uma visão 360º do negócio. No digital, como tudo é mensurável, a inteligência artificial e as estratégias aplicadas permitem testar os insights em ambientes controlados, validando assim as provas de conceito e tornando a operação mais previsível e escalável.
É muito comum encontrar ofertas de empresas oferecendo metodologias ágeis como solução mágica para os negócios. Algumas empresas confundem método ágil com agilidade. A diferença básica é:
Método Ágil é um formato de processo que precisa ser desenvolvido para funcionar na empresa. Ele comumente é construído para se adaptar às necessidades do negócio e elevar a qualidade de entrega e a produtividade.
Agilidade é o processo bem definido e entregue dentro do prazo, cumprindo com os requisitos que foram estabelecidos pelo time de acordo com as necessidades do negócio.
As novas mudanças trouxeram novas oportunidades, porém essas oportunidades estão disponíveis para quem consegue alcançá-las. Para os negócios que ainda não possuem corpo técnico interno preparado para lidar com essas mudanças, contratar consultorias ou agências especializadas pode ser a melhor, mais barata e mais eficiente solução.
Analisar os dados no e-commerce é fundamental para o sucesso de todos os negócios digitais. Para saber mais sobre a importância de analisar os dados no e-commerce, leia este artigo onde falamos mais profundamente sobre o assunto.
Gostou do conteúdo e quer entender um pouco mais como se aplica ao seu negócio? Preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato com você.