fevereiro, 2022

6 erros de SEO para evitar no e-commerce

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6 erros de SEO para evitar no e-commerce

Você já sabe da importância do SEO para o seu e-commerce, certo? Mas quase mais importante que isso, são os erros de SEO que podem trazer diversos problemas na hora de ranquear o seu e-commerce nos mecanismos de busca.

Considerando que o tráfego orgânico é uma estratégia extremamente importante para qualquer site, evitar esses erros podem salvar a conversão da sua loja virtual, visto que a maioria são ações simples de otimização onpage, principalmente na hora do cadastro de produtos.

Confira abaixo 6 principais erros de SEO no e-commerce e algumas dicas sobre como evitá-los no processo de otimização para ferramentas de busca em sua loja virtual.

1 – Falta de otimização na arquitetura do e-commerce

Uma das principais etapas do SEO no e-commerce é a organização do site e um dos erros mais comuns do SEO em lojas virtuais é justamente não aproveitar o potencial de otimização dessa etapa.

A estrutura da loja virtual, com seus departamentos e tags de produtos deve estar integrada ao processo de otimização e não ser relegada a um papel secundário.

É claro que questões como estratégia de vendas e usabilidade devem ser levadas em consideração na hora de estruturarmos menus de departamentos e outros comuns no e-commerce, mas devemos sempre ter a questão da otimização em mente.

2 – URL’s não amigáveis

O processo de otimização de lojas virtuais já começa pelo endereço. A URL de uma página é o primeiro contato dos usuários e buscadores com o conteúdo apresentado, portanto, é importante que a loja virtual tenha uma boa estrutura para atingir colocações de destaque nas páginas de respostas dos buscadores.

Uma URL amigável é um endereço web que apresenta palavras-chave em sua estrutura, por exemplo:

URL amigável – https://www.suamarca.com.br/blusas/blusarosadecote
URL não amigável – https://www.suamarca.com.br/carrinho/produto185.html

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3 – Títulos repetidos

O título de uma página (Meta Tag Title) é um dos fatores mais importantes na otimização onpage de uma loja virtual e também um dos erros de SEO mais comuns. Cada página deve ter um título único e exclusivo para que seu site possa obter uma posição de destaque no Google.

Mantenha um controle rígido dos títulos atribuídos às diversas páginas de detalhes de produtos da sua loja virtual para não sofrer qualquer tipo de penalização.

Confira periodicamente no painel do Google Search Console a incidência de títulos duplicados e resolva o problema o mais rápido possível.

4 – Descrição de produtos não inédita

Esse talvez seja o erro de SEO no e-commerce mais grave de todos. Se tem uma coisa que o Google não aceita bem é a duplicidade de conteúdo, não só no que se refere ao próprio site como também em relação a outros sites.

Por isso, o primeiro ensinamento em termos de descrição de produtos em lojas virtuais é: Nunca copie a descrição de outras lojas ou a fornecida pelo fabricante.

5 – Falta de otimização onpage das descrições

A otimização onpage é uma das principais etapas do processo de otimização de lojas virtuais, por isso é importante tratar todos seus fatores de forma adequada e extraindo o máximo possível de cada recurso. As meta tags Title e Description devem ser bem otimizadas além é claro das tags de HTML.

As palavras-chave de maior relevância para o seu produto devem estar na heading H1, na tag title e também tags de ênfase como negritos e itálicos e outras de uso comum no processo de otimização de uma página para a web.

Um dos principais erros de SEO no e-commerce, principalmente em lojas que estão começando é a escolha errada de palavras-chave. Além de uma escolha criteriosa das palavras-chave, é necessário também das prioridade para palavras-chave de Long Tail por serem mais fáceis de rankear e apresentarem um maior potencial de conversão imediata.

6 – Imagens não otimizadas

Entre os erros de SEO no e-commerce esse talvez seja um dos campeões. As imagens de são importantes fatores de otimização onpage e por isso não devemos nunca disperdiçar seu potencial. O nome dos arquivos de imagem devem incluir a palavra-chave em sua estrutura – produto-tal.jpg – para auxiliar no processo de otimização. Não podemos esquece também da metatag Alt com as palavras palavras as quais desejamos rankear.


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