novembro, 2021

Conheça os 8 Ps do e-commerce para alavancar sua estratégia digital

  • Avanti
  • Consultoria de E-Commerce
  • CRO
  • Implantação de E-Commerce
  • Loja Virtual
  • Marketing Digital
Foto de Conheça os 8 Ps do e-commerce para alavancar sua estratégia digital

Montar uma loja online pode ser muito mais simples do que montar uma loja física, mas não é por esse motivo que as estratégias devem ser deixadas de lado ou tratadas com menos importância. Pensando não somente no sistema de vendas, na qualidade da equipe e da aparência do e-commerce, os 8 pilares do e-commerce devem ser estudados e colocados em prática para um projeto de sucesso.

Assim como os já conhecidos 4 Ps do Marketing, os 8 Ps do e-commerce trazem os conceitos e pilares básicos para iniciar um projeto robusto de e-commerce. A ideia é que, ao estudar cada um destes aspectos, a empresa chegue o mais perto possível dos objetivos finais de divulgação, vendas e construção de autoridade da marca.

Quais são os 8 Ps do e-commerce?

Confira abaixo as característica dos pilares principais do e-commerce:

1. Produto

A entrega de um produto final de qualidade é um dos maiores objetivos de qualquer negócio, mas o desejo e valorização do consumidor pelo produto é tão importante quanto. A pirâmide de necessidades de Maslow é um guia para compreender as necessidades psicológicas do consumidor e onde o produto se encontra hierarquicamente:

Fonte: www.rafaelrez.com

2. Preço

O preço do produto é um dos principais pilares e deve estar sempre alinhado ao público-alvo. Quando falamos de preço, o mais óbvio é pensar em custos de produção, mas o valor da marca agregado é um ponto importantíssimo a ser considerado.

3. Ponto de venda

A internet possibilita uma vantagem que o lojista físico dificilmente consegue alcançar: o de estar sempre aberto e disponível. O ponto negativo é a quantidade de concorrentes oferecendo o mesmo produto por um preço muito parecido. Por isso, a chave do sucesso é a promoção e divulgação da loja, que vamos abordar nos próximos tópicos.

4. Produtividade

Também conhecida como performance, a produtividade no e-commerce está diretamente ligada a otimização de processos, já que o sistema e integrações utilizados otimizam diversos processos de uma loja online. O monitoramento de métricas também faz parte desse pilar e recomendamos o acompanhamento do ROI e CAC.

5. Promoção

A palavra promoção é aberta para a interpretação: o ato de promover algo/alguém, ou oferecer descontos e liquidações. No caso dos 8 Ps do e-commerce, se refere a ação de promover/divulgar algo.

O objetivo é fazer com que o produto seja visto e desejado pelo público. Essa ação pode ser feita por diversos canais: redes sociais, pesquisa orgânica, pesquisa paga, etc. Mesmo se tratando de uma loja online, a divulgação pode ser feita por mídias offline, como o jornal, rádio e televisão.

6. Posicionamento

O posicionamento de marca engloba diversos pontos. São eles: branding, interação com o consumidor, equipamentos e estratégia.

Isso está diretamente ligado com “pessoas”, “processos” e “preço”, uma vez que busca otimizar a experiência do cliente, estruturar as ações e definir a relação do valor com sua estratégia. A empresa deve decidir se o seu produto será de baixo custo e terá vendas em grande volume ou deseja cobrar mais caro por algo mais exclusivo.

A melhor maneira de fazer isso é por meio da identificação do fit do negócio, conhecendo o segmento em que se trabalha e traçando uma estratégia direcionada a ele. Assim, é possível ter um bom posicionamento e oferecer o melhor para o seu cliente.

7. Pessoas

Por mais que uma loja online otimize diversos processos, a inteligência e execução humana das tarefas ainda é um pilar essencial. Contratar profissionais bem qualificados e que tenham fit com a empresa e produto pode fazer a diferença.

Além disso, este pilar tem tudo a ver com a pessoa que consome o produto, por isso a construção de personas é essencial para entender mais sobre o público-alvo e, consequentemente, se aproximar mais deste consumidor.

8. Processos

Falando em proximidade com o cliente, uma boa experiência do consumidor está atrelada a processos bem azeitados. Com as metodologias e procedimentos que serão utilizados pela loja virtual e pela agência, é possível realizar todas as ações descritas anteriormente com mais facilidade.

Em resumo, esteja bem preparado para iniciar ou reestruturar um e-commerce de sucesso. Para isso, você pode contar com o time de especialistas da Avanti. Seja para implementação de um projeto de e-commerce ou para alavancar as estratégias digitais da sua loja online.

Gostou ? Quer saber mais sobre como acelerar seu negócio online ?

Assuntos relacionados que você também pode se interessar:

SEO
SEO E-commerce
SEO VTEX
Link Building para E-commerce
Consultoria de SEO
Mídia
Google Ads para E-commerce
Facebook Ads para E-commerce
Pinterest Ads
Mídia Programática
Agência Google Partner

Implantação 
Desenvolvimento VTEX
Loja VTEX
Quadrante VTEX Partner
Suporte e CRO
Suporte VTEX
CRO para E-commerce

Agência SEO e Mídia
Agência de SEO
Agência de Link Building
Agência Google Ads
Agência Facebook Ads
Agência E-commerce
Agência VTEX
Agência E-commerce
Agência de CRO
Agência Suporte VTEX

Prêmios e Certificações

Vai sair sem saber como podemos acelerar seu negócio?

Implantação de
e-commerce

seo

SEO para
e-commerce

midias

Gestão de
Mídias