março, 2022

Afinal, o que os consumidores desejam?

  • E-commerce
  • Marketing
  • Marketing Digital
  • Tecnologia
Afinal, o que os consumidores desejam

Em 2022 os consumidores estão deixando de enxergar o online e offline como experiências distintas – eles, cada vez mais, esperam que as duas modalidades estejam conectadas. As compras devem ser rápidas, eficientes, fáceis e intuitivas. Ponto! Independente se o primeiro contato for através de uma loja tradicional ou um e-commerce. Além de atender às necessidades dos consumidores no que se refere aos produtos e serviços oferecidos, as empresas também estão sendo cobradas para que se atentem às reivindicações de responsabilidade social e ambiental.

Fluxo de compra híbrido

Varejistas e empresas devem alinhar suas marcas com essas novas expectativas do consumidor. o IBM Institute para Business Value (IBV), em associação com o National Retail Federation (NRF), realizou uma pesquisa global com mais mais de 19.000 entrevistados em 28 países em setembro de 2021 e identifcou que, depois de passar grande parte dos últimos dois anos somente no virtual, os consumidores agora veem o digital como uma ferramentas da experiência de compra. Eles esperam que as lojas sejam habilitadas digitalmente e para marcas e varejistas para oferecer suporte a jornadas de compras híbridas, que combinam canais físicos e digitais. Isto é uma realidade para a Geração Z, que usa compras híbridas mais do que qualquer outra geração. Eles querem a liberdade para usar o método de compra mais conveniente.

A compra híbrida é o principal método de compra para 27% dos consumidores.

case de sucesso ticket médio 3x maior kopenhagen

Demanda por produtos sustentáveis

Inúmeros estudos têm mostrado que os consumidores estão cientes da gravidade da crise ambiental em curso. Na verdade, a maioria sente que está colocando suas próprias vidas em risco. Um setembro de 2021, um relatório da Pew Research descobriu que quase 3 em 4 (72%) pessoas estão preocupadas que a mudança climática irá prejudicá-las em algum momento. Para muitos consumidores, a pandemia da Covid-19 deu um “gostinho” do que poderia estar por vir – e isso mudou suas prioridades. Um relatório de maio de 2021 do IBV descobriu que 9 entre 10 consumidores globais dizem que a Covid-19 afetou suas opiniões sobre sustentabilidade. Em 2022, cerca de 4 em cada 5 consumidores dizem que sustentabilidade, saúde e bem-estar são importantes para eles ao escolher um marca. Além disso, esses consumidores dizem que são dispostos a pagar um preço maior por produtos que estão alinhados com seus posicionamentos.

A pesquisa afirma que 74% dos consumidores dizem estar dispostos a pagar um valor maior por marcas sustentáveis. E não são apenas os ricos que dizem que estão dispostos a pagar a mais, consumidores em todos os níveis de renda e faixas etárias querem apoiar a sustentabilidade, a saúde e o bem-estar.

Posicionamento de marca

A tríade de custo, conveniência e valor tem historicamente orientado o comportamento de compra dos consumidores, mas isso mudou durante a pandemia. Consumidores orientados por propósitos — pessoas que escolher marcas com base em quão bem essas marcas se alinham com seus valores – agora representam o maior segmento (44%) consumidores globais em todas as principais categorias de produtos.

Consumidores com posicionamentos definidos dizem que estão dispostos a pagar mais caro por produtos e serviços que se alinhem com seus valores.

E a sua marca, já está preparada para se adaptar e criar um posicionamento?

Fonte das informações e dados: IBM.


Se você quer acelerar no comércio digital com uma agência parceira do Google e especialista no seu negócio, entre em contato conosco pelo formulário abaixo!


Assuntos relacionados que você também pode se interessar:

SEO
SEO E-commerce
SEO VTEX
Link Building para E-commerce
Consultoria de SEO
Mídia
Google Ads para E-commerce
Facebook Ads para E-commerce
Pinterest Ads
Mídia Programática
Agência Google Partner

Implantação 
Desenvolvimento VTEX
Loja VTEX
Quadrante VTEX Partner
Suporte e CRO
Suporte VTEX
CRO para E-commerce

Agência SEO e Mídia
Agência de SEO
Agência de Link Building
Agência Google Ads
Agência Facebook Ads
Agência E-commerce
Agência VTEX
Agência E-commerce
Agência de CRO
Agência Suporte VTEX

Prêmios e Certificações

Ideias para você pensar Avanti