janeiro, 2022

As principais tendências do marketing digital para 2022

  • Marketing
  • Marketing Digital
marketing digital
4/5 - (7 votes)

As tendências se desenvolvem a partir da necessidade de inovação e se refletem por meio de sinais em contextos sociais, culturais, econômicos, e muitos outros. Sendo assim, ao percebê-la, é possível antecipar e se adaptar ao comportamento que o seu consumidor adotará futuramente.

Nesta postagem vamos entender sobre 5 tendências do marketing digital para o ano de 2022.

1. Use os dados ao seu favor

A maior parte (80%) dos profissionais de marketing entrevistados * pela Salesforce afirma que o engajamento do cliente já é orientado por dados e 83% acredita que a sua capacidade de atender às expectativas dos clientes depende de recursos digitais.

Mas, com a migração acelerada dos consumidores para o ambiente digital, a tendência é que esse número cresça cada vez mais. Para 2022, os profissionais da área do marketing digital esperam um aumento de 75% no número de fontes de dados que usam, ante 2020.

Aproveite a alta das ferramentas que fornecem dados sobre o mercado e use eles ao seu favor!

2. Os chatbots vivem

De acordo com a Forbes, em 2022, 70% de todas as interações entre clientes e empresas deverão envolver em algum nível chatbots, que são softwares capazes de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural, por meio de aplicativos de mensagens, como chats, WhatsApp, Facebook Messenger, entre outros. É o momento de investir em atendimento personalizado e recursos bem estruturados para oferecer uma melhor experiência ao cliente.

3. A ascensão do vídeo

Do YouTube ao TikTok – passando pelos Reels e pelas lives, o vídeo ganhou relevância durante a pandemia. Segundo a mesma pesquisa* realizada pela Salesforce, este foi o canal de marketing que mais cresceu ao longo do último ano; seguido pelas redes sociais e anúncios digitais.

Mesmo os eventos, que historicamente sempre foram analógicos, se digitalizaram nos últimos dois anos – e a tendência é que eles continuem sendo majoritariamente híbridos e virtuais em 2022.

 * (7th State of Marketing Report – Salesforce /Reprodução)

4. Live Commerce

Com o crescimento do vídeo, é uma modalidade que está trazendo muito retorno para as empresas. Na última Black Friday observamos o case de sucesso da Honey Be, onde utilizaram o Live Commerce da VTEX de forma estratégica, rendendo 5.000 espectadores simultâneos, 2.916 Pedidos via Live Commerce, 30,4% Taxa de Conversão (entre os espectadores) e Ticket Médio 24% superior.

5. Slow Content

Estamos vivendo um momento em que o excesso de conteúdo é cansativo para o usuário. É uma era em que se produz muito e estamos cercados de informações por toda parte.

O foco do conteúdo deverá ser na qualidade, por isso troque um milhão de posts por materiais que realmente impactarão seus usuários e o farão engajar.



Gostou do conteúdo?

Quer entender um pouco mais como se aplica ao seu negócio?

Preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato com você!


Assuntos relacionados que você também pode se interessar:

SEO
SEO E-commerce
SEO VTEX
Link Building para E-commerce
Consultoria de SEO
Mídia
Google Ads para E-commerce
Facebook Ads para E-commerce
Pinterest Ads
Mídia Programática
Agência Google Partner

Implantação 
Desenvolvimento VTEX
Loja VTEX
Quadrante VTEX Partner
Suporte e CRO
Suporte VTEX
CRO para E-commerce

Agência SEO e Mídia
Agência de SEO
Agência de Link Building
Agência Google Ads
Agência Facebook Ads
Agência E-commerce
Agência VTEX
Agência E-commerce
Agência de CRO
Agência Suporte VTEX

Prêmios e Certificações