julho, 2021

Como manter os recursos de SEO sem prejuízo em mudanças de plataforma de e-commerce

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Chegou aquele momento que você, gestor de e-commerce, temia. Você quer continuar expandir o alcance e funcionalidades de sua loja online mas percebeu que a plataforma que utiliza atualmente não supre suas necessidades. Ninguém acorda pensando em fazer uma migração de plataforma de digital commerce mas, quando chega esse momento, o melhor a fazer é encarar o desafio e estudar no detalhe todas as etapas de um processo dessa complexidade e magnitude.

Em operações mais robustas e complexas, um dos pontos que, infelizmente, é comumente relegado a um segundo momento é o cuidado com o patrimônio de conteúdo e códigos relativos à aquisição do tráfego orgânico. Independentemente da opção de plataforma que você adotar, é fundamental ficar atento e tomar todos os cuidados no sentido de evitar problemas de SEO na troca de plataforma de e-commerce.


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Sabemos que o trabalho de SEO e otimizações são minuciosos e, além de estudo, necessitam de muito trabalho. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a conduzir este processo sem perder ou prejudicar os recursos de SEO da sua loja atual. Veja a seguir:

-> Plataforma com recursos adequados

-> Equipe dedicada

-> Adequação Google Search Console e Google Analytics:

-> Conteúdo nas novas categorias:

-> Anchor Text Interno:

Vejamos, na sequencia, os detalhes de cada uma delas.

Escolha da Plataforma:

  • Escolher uma tecnologia que vai permitir a flexibilidade que seu negócio exige sem afetar a experiência do usuário é ponto chave para o sucesso de um projeto de migração de e-commerce. Uma das melhores opções no mercado de digital commerce atualmente, a Plataforma VTEX possui uma série de vantagens quando o assunto é a implementação dos mais avançados recursos de SEO para e-commerce.

Monte ou atribua a uma equipe específica o objetivo de olhar para o SEO

  • Para garantir que o trabalho de SEO não irá se perder dentro das inúmeras atividades do processo de migração, é importante delegar a um time específico a responsabilidade de olhar o projeto com sob este prisma. Um time ou parceiro de negócios com a missão clara de manter o patrimônio adquirido em termos de tráfego orgânico pode ser chave no seu projeto.
  • Se você não contar com bons profissionais para conduzir a migração da plataforma de e-commerce, fatalmente você terá uma série de estruturas internas comprometidas. A consequência disso pode ser grave, sobretudo afetando negativamente o posicionamento da sua loja, na busca orgânica do Google. Se a migração da loja não estiver em boas mãos, fatalmente terá problemas na estrutura das URLs de produtos e departamentos, gerando prejuízos tanto no posicionamento nos mecanismos de buscas, quanto em relação às vendas e mesmo suporte ao cliente e usuário da loja.

Adequação Google Search Console e Google Analytics:

Partes muitas vezes negligenciadas, mas essenciais para um bom desempenho em SEO em seu novo e-commerce.

  • Sitemap novo;
  • Monitorar erros;
  • Códigos incorporados;
  • Anotações no GA.

Conteúdo nas novas categorias:

Atualizar o site com recursos novos e relevantes pode aumentar o seu Score diante ao Google.

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Imagens
  • Links internos

Anchor Text Interno:

Trabalhar anchors long tail é fundamental para trabalho interno de link sculpting.

  • Menu principal;
  • Links internos;
  • Footer.

E agora, se sente pronto para encontrar o parceiro ideal na hora de migrar o seu e-commerce? A Avanti é uma agência especialista em SEO na plataforma VTEX, dentre outras tecnologias de ponta, capazes de tornar a sua loja, a melhor amiga do Google. Conheça os diversos benefícios que você irá usufruir ao se tornar uma empresa parceira da Avanti e entenda um pouco mais sobre a migração de e-commerce entre diferentes plataformas.


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