agosto, 2022

Dia dos Pais 2022: 05 fatos para acelerar seu e-commerce na data

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dia dos pais 2022

Uma das datas comerciais mais expressivas do segundo semestre está logo aí: o Dia dos Pais, que será comemorado no dia 14 de agosto de 2022 e, neste ano, 76% dos brasileiros pretendem celebrar o dia.

A data, inclusive, vem ganhando importância ano a ano no calendário do varejo no Brasil. Pelo menos é o que aponta o Google Trends: a última celebração registrou o maior pico de buscas no Google dos últimos dez anos.

Trouxemos cinco fatos sobre a data para trazer insights e acelerar os resultados do seu e-commerce. Acompanhe:

1. Estimativa de faturamento de R$6 bilhões

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa de faturamento para o dia dos pais deste ano é de R$ 6,03 bilhões de reais.

2. Agosto é um dos meses com maior pico de vendas no ano

Dados da All in para o volume de vendas por mês em 2021 mostram Agosto entre os meses com pico de vendas. É uma boa oportunidade para aumentar as vendas, já que o consumidor está mais propício a fazer compras.

Fonte: VTEX

3. 27% dos consumidores pretender aumentar o valor gasto no Dia dos Pais

Em pesquisa, o Instituto Behup para CMI Globo mostra que para o Dia dos Pais 57% dos consumidores pretendem manter os gastos em 2022 e 27% pretendem aumentar o valor.

4. 88% dos consumidores desejam presentear os pais/familiares

Nesse feriado, 88% dos consumidores desejam presentear seus pais/familiares. Aproveite a data para fisgar esses compradores.

5. Invista em fretes e promoções no Dia dos Pais

Os principais motivadores para comprar presentes pela internet no dia dos pais são Frete Grátis ou barato, Preços e Promoções Atraentes e Prazo de Entrega Curto.

Agora que você já sabe a importância do Dia dos Pais para o segundo semestre de 2022, confira algumas dicas e insights de como trabalhar a data no seu negócio:

Aqueça sua base enviando e-mails sobre a data

É hora de começar a aquecer a base, por isso, atenção: Com a aproximação da data, a chamada utilizada deve ser ajustada, focando nos benefícios específicos do período, como entrega expressa, parcelamento, gerando senso de urgência.

Fique atento à diversidade de pais e também a outros familiares/pessoas próximas

Sempre tenha em mente a importância atual da representatividade de raças, idades e das comunidades LGBTQIA+. Campanhas inclusivas ajudam a sua loja a não excluir nenhum público alvo. Além disso, 38% dos pais não se identificava com a imagem de pai em propagandas em 2019 na pesquisa do Google já citada.

Também lembre-se do público que não necessariamente é pai, mas que pode ser uma figura paterna para alguém (i.e. padrinhos, padrastos, avôs, tios).

Crie lista de curadoria de presente e Kits

Essa curadoria mais segmentada pode facilitar a conversão, direcionando o cliente para produtos que, de fato, se encaixam no que ele está buscando, tanto por faixas de preço ou perfil. Por exemplo: presentes até R$ 200/R$300, etc, ou presentes para pai esportista, aventureiro, chef, cult, etc.

A curadoria pode ser feita no formato de Kits também com vários produtos que se encaixam no mesmo propósito. Por exemplo: kit fit (roupas de ginástica, acessórios de ginástica, comidas saudáveis), kit boêmio (seleção de bebidas), kit chef (seleção de ingredientes e utensílios de cozinha).

Invista em Live Shopping e modelos de Live 1:1 (Personal Shopper)

Live Shopping é uma ótima oportunidade de gerar interesse e engajamento nos produtos-chave para a data do dia dos pais. Além disso, as lives têm apresentado altas taxas de conversão

Explore o conversational commerce

Esse estilo de interação transforma a relação de consumo porque entrega comodidade e aproxima o cliente da marca. O WhatsApp é um bom exemplo, mas não esqueça o Instagram e o Facebook.

Explore os diversos modelos de promoções

Apesar de ser uma data com forte apelo emocional, as pessoas ainda buscam oportunidades e vantagens comerciais. Oferecer frete grátis, um desconto ou um brinde temático, pode mover o ponteiro da conversão para cima.

Foque em aumentar o volume de itens no carrinho e, consequentemente, o ticket médio e receita do período.

Margem e Precificação

Garanta que seu preço esteja com margem correta e dentro do praticado no mercado para que você não perca a conversão. Tanto um valor muito baixo quanto um valor alto podem prejudicar os resultados da sua ação.

Se você não quer perder mais nenhuma data promocional, confira o Calendário do E-commerce 2022 completo. O time de Digital Commerce Experts da Avanti separou as principais datas do ano com dicas e insights para você se preparar.


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