agosto, 2021

Gestão de Dados no e-commerce: Como administrar informações de maneira eficiente

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Análise de dados no e-commerce
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A importância dos dados para o e-commerce

Gerenciar uma operação de e-commerce é um desafio complexo e que exige atenção a diversas etapas do processo de venda e entrega. Um gestor de comércio digital competente precisa estar sempre atento às informações que vão desde a captação de tráfego e conversão de clientes, que fazem parte do escopo do Marketing, até a eficiência logística e da entrega, passando pelos principais indicadores financeiros do negócio.

Os dados e indicadores auxiliam na tomada de decisões mais estratégicas. Se bem aproveitados podem gerar insights para novas estratégias e previsões para o cenário da empresa nos próximos meses. É necessário investir tempo para conhecer a fundo seu cliente e, para conhecê-lo, o maior aliado são os dados gerados nos processos da sua própria organização, e nas interações com seus clientes e prospects. Só a partir deles é possível entregar uma experiência de compra relevante para agregar valor na jornada de consumo e ser mais assertivo nas estratégias.

Acompanhe abaixo como trabalhar melhor os dados no seu negócio:

Os 4 Pilares fundamentais à gestão de dados no e-commerce

A gestão da informação passa, necessariamente, por 4 etapas:

  • Definição dos Objetivos: Saber quais dados você precisa e para qual finalidade serão utilizados é o primeiro grande passo para uma gestão assertiva das informações do seu negócio. A estratégia de dados habilita a estratégia de negócio e devem andar de forma integrada, na qual uma complementa a outra. Você precisa alinhar seus objetivos para coleta, processamento e uso de dados de modo que a estratégia de dados apoie e caminhe na mesma direção da estratégia do negócio
  • Captação dos dados: o planejamento da jornada do seu cliente e a correta implantação de tags, pixels, cookies, eventos, utm’s e outros parâmetros de captação de informação ao longo desta jornada é o primeiro e mais importante passo para a estruturação do seu banco de dados. 
  • Processamento das informações: Captar e armazenar corretamente estes dados, de forma segura e respeitando a legislação vigente é crucial. Saber quais são as infos críticas de uso diário, semanal, mensal e como processá-las para disponibilizar sempre que necessário, são críticos nesta etapa. Nem todas as informações captadas vão ser úteis de imediato ou serão utilizadas diariamente no seu negócio, além daquelas que vão compor seus dashboards e planos de ação, algumas das informações vão, num primeiro momento, para um banco para consulta pontual, que estará lá sempre que você precisar mergulhar mais a fundo nos dados para responder perguntas mais específicas.
  • Publicação e Disponibilização: A última etapa é a que, geralmente, mais causa impactos no dia a dia. Se as etapas anteriores foram bem executadas, agora é hora de escolher os formatos e detalhamento de exibição dessas informações. Aqui, além do sempre presentes, MS Excel, Google Sheets ou ferramentas similares (as famosas  planilhas), é cada vez mais comum o uso de ferramentas específicas para este fim, como o Google Data Studio ou o Microsoft Power BI, dentre outros. Estas ferramentas vão se conectar às suas fontes e banco de dados estruturados nas etapas anteriores e facilitar o “consumo” destas informações de forma a agilizar o processo de decisão nas diferentes frentes do seu negócio digital.

O uso de Inteligência Artificial

Para garantir a correta captação, processamento e disponibilização destas informações no momento em que são mais úteis ao negócio, cada vez mais gestores estão recorrendo a ferramentas e processos de business intelligence, utilizando recursos e softwares de  inteligência artificial em suas operações.

Por exemplo, dentro do escopo do Marketing Digital, os Digital Commerce Experts da Avanti usam todos os recursos de inteligência artificial oferecidos pelas plataformas de Anúncios do Google (Google Ads) e do Grupo Meta (Facebook e Instagram), além dos recursos de visualização e análises oferecidos pelo Google Data Studio. Mas estas ferramentas só são eficientes se o processo de mapeamento da jornada e tagueamento dela forem feitos de maneira correta.

Muitos destes dados, alimentam outros processo como a otimização de conversão (CRO) e Análises da eficiência na captação de tráfego Orgânico (SEO).

Manter tais estruturas de dados como parte da gestão de comércio eletrônico dá, inclusive, a possibilidade de construir, através de ferramentas específicas de machine learning, modelos preditivos de análise que podem ser treinados a partir dos padrões identificados e apontar caminhos para o time de especialistas construírem as estratégias de atuação, traduzindo todo esse trabalho em resultados e ações práticas. 

Novo parceiro Avanti: benefícios e soluções mais completas para seu negócio

A Avanti acaba de estabelecer uma nova parceria para levar ainda mais benefícios e soluções ao mercado. Nos juntamos à Biso.digital, a maior plataforma de inteligência artificial para e-commerce do país, com o intuito de possibilitar aos clientes de algumas de nossas soluções uma visão 360° de seus respectivos negócios digitais de maneira simples e eficiente. Nela, é possível acompanhar os resultados de suas estratégias através de visões pré-estabelecidas e unificadas dos clientes, vendas, marketing, formas de pagamento e produtos.

Como parte importante desta parceria, preparamos um presente para que você também consiga aplicar, no seu negócio, algumas das estratégias de gestão de dados apresentadas acima e possa passar a usar as informações geradas nos seus processos internos para gerar negócios e mais resultados.


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