
Já faz algum tempo que o Google anunciou o Google Analytics 4 como uma opção ao GA Universal e, agora é pra valer, a partir de Julho de 2023 o GA4 será obrigatório.
Pois é, o GA4 tem data marcada para assumir o seu lugar definitivo na vida dos usuários, então é o momento de se habituar à nova ferramenta. Em relação a seu antecessor, essa nova versão promete ser pensada para o futuro, com foco na privacidade do usuário e utilizando machine learning para melhorar as análises, a usabilidade de quem opera a ferramenta e, em última instância, o ROI.
O que existe de novo no Google Analytics 4?
Enhance Measurement (Métrica otimizada)
O Google Analytics 4 consegue rastrear novas métricas de engajamento como visualização de vídeos do youtube incorporados ao site, rolagem de tela, clicks em links externos e outras interações automaticamente.
Dados de app e web integrados
Se a sua empresa tem uma aplicativo, agora é possível unir os dados de navegação do site para o aplicativo e vice versa.
Mais facilidade no rastreamento entre domínios
Pra quem faz a gestão de mais de um site ou com múltiplos domínios e subdomínios, ficou bem mais fácil de rastrear os usuários entre os domínios.
Analysis Hub (central de análises)
Novas formas de analisar e apresentar dados, especialmente se o seu site trabalha em vários países.
A primeira diferença é como os usuários são rastreados. No UA (Google Analytics Universal), os usuários são rastreados por meio de sessões (ou períodos definidos que abrangem tudo o que um usuário faz em seu site).
Google Analytics 4 é baseado em eventos
Em vez de criar uma nova sessão quando um usuário retorna a um site, o GA4 registra todos os eventos que completou. Isso permite que o Google elimine a duplicação de usuários com mais precisão e enfatize o que os usuários realmente fazem em seu site, no lugar de apenas cuidar para que os usuários cheguem lá. Mas fique de olho: a versão free do GA4 possui um número limitado de eventos.
Outro ponto legal foi a união do Firebase e o desktop no GA4.
Essas são as principais mudanças e recomendamos estudar sobre o novo Google Analytics para chegar em 2023 expert!
Como migrar para o GA4
Caso você já utilize o Universal Analytics é possível adicionar uma propriedade do Google Analytics 4 clicando em Assistente de configuração do G4. Ela passará a coletar dados em conjunto com a propriedade atual do Google Analytics que pode ser acessada a qualquer momento pelo seletor de propriedades ou então pela tela “Administrador”.
Agora, se você ainda não utiliza o Google Analytics, basta criar uma conta e configurar uma propriedade do Analytics 4.
Se você quer acelerar no comércio digital com uma agência parceira do Google e especialista no seu negócio, entre em contato conosco pelo formulário abaixo!

Assuntos relacionados que você também pode se interessar: