agosto, 2021

Saiba como uma Consultoria de SEO para E-commerce pode alavancar seus resultados desde o desenvolvimento da Loja Virtual

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O desenvolvimento de uma loja virtual muitas vezes é um projeto mais robusto, com várias etapas, equipes diferentes envolvidas e que envolve muitas regras de negócio do cliente. Por isso, é muito comum durante todo esse processo ver o time do cliente atuando em paralelo com agência de desenvolvimento, consultor de e-commerce e até agência de SEO ao mesmo tempo.

Além dos muitos times trabalhando em conjunto, ainda temos o fator prazo que muitas vezes é um agravante. Geralmente o tempo é apertado não dando margem para erros. O que exige ainda mais cuidado e envolvimento dos times em cada etapa:

  • Planejamento
  • Definição de escopo
  • Contratação Agência
  • Briefing
  • Layout
  • Desenvolvimento
  • Integrações
  • ERP
  • Consultoria de SEO

De forma muito resumida, essas são algumas das muitas etapas que envolvem um projeto de e-commerce. Porém, hoje, vamos focar na Consultoria de SEO para E-commerce

O que é uma consultoria de SEO para e-commerce?

A consultoria de SEO para e-commerce é uma forma ampla de definir o serviço de SEO e dá a entender que a atuação deste profissional ou serviço possui um tempo determinado. Inclusive, essa é uma das perguntas que semanalmente surge em reuniões com empresários:

Tudo bem, entendi a importância do SEO para o meu e-commerce, porém, quanto tempo preciso manter o serviço contratado?

Apesar de muitos chamarem de consultoria, o SEO é um projeto com prazo de finalização indeterminado. Por isso, a minha resposta para a pergunta é quase sempre uma outra pergunta:

– Quanto tempo pretende manter seu e-commerce no ar?

A consultoria de SEO para e-commerce geralmente atua durante todo o projeto apoiando o cliente e a agência de desenvolvimento desde as etapas de cadastro de produto, estrutura de layout, apoio na construção da árvore de categorias e também elementos mais técnicos que envolvem programação e estrutura de código.

Qual papel de uma consultoria de SEO para E-commerce?

O principal papel de uma consultoria de SEO para e-commerce é fazer o meio campo (agência e cliente) direcionando as demandas que o cliente possui e que impactam o SEO e fazendo a ligação com as demandas técnicas que a equipe de desenvolvimento realizará durante todo o projeto.

Entre as principais vantagens de ter um consultor de SEO para e-commerce durante todo o projeto é a loja já entrar no ar parcialmente otimizada.

  • Mas como assim Léo? Quer dizer que mesmo realizando a consultoria de SEO durante o projeto a loja não subirá totalmente otimizada?

Sim, mesmo com a atuação da consultoria de SEO durante o desenvolvimento, é muito provável que ela não entre no ar 100% otimizada. Isso acontece porque durante o projeto, o time de SEO e desenvolvimento vão se concentrar em alguns dos aspectos do SEO OnPage, que geralmente são código, estrutura e a definição de algumas áreas  conteúdos. Isso faz com que a loja já suba mais semântica e otimizada. Após a publicação dela, ainda é preciso um trabalho de muitos meses ou anos para ir otimizando todas as páginas e fatores, por isso você deve investir em SEO sempre.

Quais são as etapas de uma consultoria de SEO para E-commerce

Sempre recomendamos que uma agência especializada em SEO para e-commerce acompanhe o desenvolvimento da loja. Assim, desde as primeiras etapas e definições, o projeto já começa com uma análise de SEO, focada na indexação para os buscadores.

Para facilitar o entendimento, vamos resumir as etapas da consultoria de SEO para e-commerce em 4 etapas:

  • Pré Layout
  • Pós Layout
  • Go Live
  • Pós Go Live


Pré Layout
Esta etapa é focada na estruturação de dados e vai desde o apoio na construção da árvore de categorias, diretrizes para áreas de conteúdo extra, tópicos para termos e marcação para estrutura de headings.

Pós Layout

O pós layout é praticamente uma sequência da primeira etapa, porém dessa vez ao invés de direcionar o que precisamos, vamos validar o que foi implementado e se está tudo ok. Dessa forma, conseguimos fazer um último check list antes da loja ir para o ar. Também já iniciamos a análise dos redirecionamentos 301 e criação de meta tags personalizadas para as principais páginas.

Go Live

Durante o Go Live, nos dedicamos para as tarefas que só podem ser feitas neste momento, como por exemplo, a publicação da planilha de redirecionamentos 301, publicação das meta tags criadas, revisão de arquivos robots e sitemaps.

Pós Go Live

O pós Go Live é onde tudo começa, já que agora que a loja está no ar, é preciso criar planejamento de curto, médio e longo prazo para dar sequência na otimização da loja. Entre as principais tarefas no início estão: levantamento das páginas para SEO, definição de metas e início da criação de conteúdo extra para cada página da árvore de categoria.



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