Anualmente o Google compartilha com os usuários insights sobre os termos mais pesquisados daquele período. São bilhões de pesquisas e perguntas no maior buscador do mundo. Esses dados trazem insights sobre mudanças de prioridades, interesses culturais e hábitos possivelmente duradouros, que podem ajudar os profissionais do marketing, tecnologia, e-commerce e áreas afim a prever o que vem por aí. Confira:
O retorno a “normal life”
É impossível, ainda, não falar sobre o impacto da pandemia da covid-19 no mundo e como isso é visto no ambiente virtual. Algumas práticas online desse período voltaram para ficar, como o trabalho remoto e experiências sociais virtuais.
Com a início da vacinação e o retorno gradativo da “vida normal” no Brasil houve:
+300% de aumento anual no interesse de busca por aplicativo de namoro gratuito;
+60% de aumento anual no interesse de busca por restaurantes abertos perto de mim;
+200% de aumento anual no interesse de busca por comidinhas de festa junina;
Evolução do entretenimento
Apesar da alta em buscas por atividades ao ar livre, o público voltou a mostrar receptividade para atividades em ambiente indoor, como cinema e espetáculos. Para algumas marcas, isso significou novas maneiras de atingir públicos receptivos. Os dados são:
+80% de aumento anual no interesse de busca por hotel fazenda no interior no Brasil;
+500% de aumento anual nas buscais globais por agora no cinema entre agosto e outubro;
+40% de aumento anual nas buscas globais contendo música ao vivo perto de mim;
Novos hábitos e habilidades
O ano de 2021 mostrou que muitas pessoas realizaram pequenas mudanças – porém substanciais – para continuar melhorando e evoluindo. E as marcar embarcaram juntas nessa:
+40% de aumento anual nas buscas globais contendo protetor solar para o rosto;
+50% de aumento anual no interesse de busca por exercícios físicos no Brasil;
+60% de aumento anual nas buscas globais contendo como investir;
+900 % de aumento anual no interesse de busca por como aprender a costurar no Brasil;
Grandes mudanças e sustentabilidade
Com o advento do trabalho remoto e híbrido, a flexibilidade se tornou uma necessidade e não somente uma vantagem. Agora é uma questão de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o que fez com que as pessoas olhassem com outra ótica para as suas casas sob uma nova ótica, além de buscarem uma vida mais sustentável:
+100% de aumento anual nas buscas globais contendo ideias de paisagismo para o jardim;
+400% de aumento anual nas buscas globais contendo ideias econômicas para banheiros pequenos;
+90% de aumento anual no interesse de busca por casa à venda em _ no Brasil;
+40% de aumento anual no interesse de busca por preservar o meio ambiente no Brasil;
+100% de aumento anual no interesse de busca por o que é desenvolvimento sustentável no Brasil;
Com essas informações você já consegue estruturar estratégias para a sua empresa de acordo com o que está em alta no Brasil e no mundo. Para acessar mais insights no Google clique aqui.
Se você quer acelerar no comércio digital com uma agência parceira do Google e especialista no seu negócio, entre em contato conosco pelo formulário abaixo!
Assuntos relacionados que você também pode se interessar: