Grande sucesso em Minas Gerais, a Drogaria Araujo, com pouco mais de 115 anos, continua evoluindo e se modernizando, agora com o apoio da Avanti num modelo de e-commece omnichannel. Essa trajetória de sucesso é também uma história de pioneirismo: é a primeira drogaria de Belo Horizonte a oferecer o plantão 24 horas (1933), a primeira a oferecer o serviço de telemarketing do Brasil – o Drogatel Araujo (1963), a primeira drogaria Drive-Thru (1990) e a primeira rede a implantar o modelo drugstore.
Em palestra ministrada na Conferência E-Commerce Brasil, André Giffoni, Diretor de Estratégia Digital da empresa, iniciou o talk perguntando quem ali já havia comprado ou passado perto de alguma das lojas da companhia: o número de mãos levantadas no salão era notável.
Em seus 20 anos de experiência na Drogaria Araujo, Giffoni contou um pouco sobre sua trajetória, que começou ainda quando era estagiário, e também sobre os diferencias da Araujo desde 1906: a drogaria se destacava, ainda naquela época, pelo sortimento amplo e diversificado, vendendo, além de remédios, de leite condensado à soda cáustica, também oferecia iniciativas que se enquadrariam em uma estratégia omnichannel nos dias atuais, com “perfeito serviço de entrega a domicílio em automóveis”, ou seja, o clique e retire dos dias hoje.
Em 2008 nasce o e-commerce, uma década depois, o app e o Clique e Retire propriamente dito. Um ano depois, foi a vez dos lockers, sendo que 60 estão em operação nas lojas e há previsão de expansão em breve. Em 2020 veio o marketplace out e o Supervendedor.
Os investimentos em omnicanalidade trouxeram resultados. “Este ano, a gente estima que a empresa vai faturar R$ 3,1 bilhões e há pelo menos 15 anos ela cresce mais de 2 dígitos. São pelo menos 15 anos com taxa de evolução em torno de 15% anualmente”, declarou ele.
O que não te contam sobre omnichannel
Além da história e cases Drogaria Araujo, André pontuou sobre o lado que ninguém fala da omnicanalidade, principalmente para aquelas empresas que não são nativas digitais.
- Te contaram: tenha foco no cliente
- Não contaram: qual é o real valor do cliente?
“Por exemplo, se você tem um hospital, qual é o real valor do seu cliente? matar?”, brinca ele. O executivo cita outros dois fatores importantes a serem considerados nesse caso: saiba qual é o indicador correto – meça a evolução do que é valor –, e fuja das médias.
“Uma coisa é atrasar entrega de ração de cachorro, outra coisa é aquele cliente que faz tratamento de câncer e precisa do remédio naquele horário específico. Tem que saber medir, não pode atrasar. É preciso ter a coragem de fugir da média”, explicou.
- Te contaram: tecnologia é fundamental.
- Não contaram: como conectar todos os canais?
“Muito se fala em escalar, agilidade, scam, MVP, mas ninguém te conta que se eu tenho 5 canais (loja, app, etc), eu também vou ter 5 processos diferente, 5 aplicações e estruturas diferentes”, ressalta Giffoni , que aponta que a arquitetura de alguns canais nem sempre são compatíveis e para integrá-los é custoso.
Diante de todo o trabalho e tecnologia implementada, o time da Drogaria Araujo conta com o time técnico da Avanti, que possui mão de obra especializada em VTEX para ajudar no dia a dia do e-commerce da Farmácia, gerando insights e implementando serviços e melhorias com excelência.
Além disso, a equipe Avanti também trabalha diariamente na customização da jornada do cliente com um gigante know-how em VTEX e segmento Farma.
Também batemos um papo com a Drogaria Araujo durante o VTEX DAY 2022 e falamos sobre os desafios do segmento Farma no Omninchannel e a parceria e suporte da Avanti nessa jornada. Estamos disponíveis nas melhores plataformas: Spotify, Deezer, Google Podcast e Youtube.
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Agora que você sabe mais sobre omnicanalidade no segmento Farma, preencha o formulário abaixo para falar com a Avanti, somos especialistas em implantação de e-commerce
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