Com o boom do e-commerce nos últimos anos, ficou cada vez mais difícil chamar a atenção do seu público alvo através das plataformas de mídias. O custo por click disparou em virtude de termos, agora, muito mais concorrência pelo mesmo espaço de divulgação online de produtos e serviços.
Neste contexto, é cada vez mais importante dominar os recursos de segmentação dos públicos de suas campanhas online, tanto para E-commerce como para outros tipos de negócios digitais. Uma correta e eficiente segmentação de campanha pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de suas ações no mundo digital. Neste artigo, detalhamos um pouco mais sobre as possibilidades e recursos com os quais seu time de aquisição de tráfego conta para encontrar o público certo e alavancar o seus resultados!
A segmentação dos públicos dentro de uma mesma campanha é essencial para podermos compará-los, estudar o comportamento do usuário e entender quais públicos mais convertem e quais precisam ir mais fundo para que realizem uma compra. Muitas contas que chegam na Avanti, apresentam um mix de público todo no mesmo grupo de anúncios, dificultando a extração de análises mais avançadas e limitando os insights que podemos obter para alavancar cada tipo de campanha.
Dependendo da plataforma, temos opções de exibir nossos anúncios especificamente para diversos grupos e nichos segmentados, como: públicos semelhantes, mercado de atuação, afinidades, públicos personalizados, visitantes do site, perfis demográficos, geográficos, e de interesses, nível de renda e status parental.
Ao avaliar o desempenho dos seus anúncios em cada público, você gera conhecimento sobre seu usuário e pode usar essas informações para criar ações específicas, ofertar produtos e descontos diferentes para cada um deles e, assim, melhorar o retorno de seus investimentos em mídia online, potencializando suas vendas.
Dentro do mundo digital, sabe-se que o comportamento do consumidor está cada vez mais complexo, alterando sua navegação, gostos e interesses a todo o momento. Com isso, para encontrar os públicos corretos, precisa-se primeiramente testar idades, interesses e gêneros, para ir concentrando o maior investimento possível naqueles que mais trazem retorno.
Porém, para testar os públicos, cada campanha precisa ter metas específicas, seus objetivos precisam ser SMART (Específico, Mensurável, Alcançável, Realista e Temporal), como já estamos acostumados no mundo do marketing.
Veja um exemplo prático de como avaliamos se os produtos e o preço sendo anunciados em uma determinada campanha estão segmentados para o público correto:
Digamos que o anúncio de uma blusa feminina com preço de R$2 mil reais está sendo veiculado a partir de uma campanha segmentada para público feminino que possuem renda acima de 10% da média, Opa.. isso é um bom sinal: renda e características do produto estão em consonância. A região é outro fator bastante importante por conta do valor de Frete e prazo de entrega. Faz sentido segmentar este anúncio para alguma região na qual o prazo de entrega está além do que um consumidor de alto poder aquisitivo está disposto a esperar? Essas são algumas das discussões e critérios que os Analistas de Mídia tem diariamente com nossos clientes no intuito de otimizar os resultados das campanhas e potencializar suas vendas.
Mas as vantagens de realizar estas ações vão muito além do resultado imediato de vendas, construir um melhor entendimento do seu público por parte do seu time de marketing é algo que permite um crescimento dos resultados no longo prazo. Além, é claro, de acelerar o aprendizado do algoritmo das ferramentas de publicidade online para que ela possa trabalhar por você e ajudá-lo a encontrar novos usuários similar aos que já performam em seu site e que possuem maior potencial de compra. Sem falar no papel desses mecanismos de identificar novas oportunidades e evitar usuários com baixa conversão.
Aproveite este ano que se inicia e comece fazendo este exercício junto ao seu time de marketing digital. Você pode potencializar suas campanhas e entender melhor quem está comprando no seu site, vendo seus vídeos no Youtube e compartilhando suas publicações no Instagram ou no Facebook Ads.
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