
Os fatores que levam uma loja virtual a conseguir sucesso são muito mais complexos hoje em dia do que há dez anos atrás. Atualmente é muito mais fácil construir uma loja virtual, mas ao mesmo tempo a competição se tornou muito mais acirrada e cada empresa precisa de mais estratégias para conseguir algum espaço ao lado das lojas gigantes e muito conhecidas.
Competitividade no preço
A abordagem mais difícil e comum para alcançar o sucesso numa loja virtual é a competitividade no preço. A ideia de colocar “preço baixo” pode parecer atraente ao começar uma nova loja, mas mais frequentemente pode levar ao desastre.
Se você está vendendo produtos baseados apenas em preços baixos, como irá competir com empresas como Wal-Mart? Trata-se de uma empresa bastante confiável e conhecida por oferecer preços extremamente baixos. E mesmo se você colocar todos os preços iguais ao de empresas como essa, por que um cliente iria deixar de comprar de um varejista muito conhecido e já confiável? Competir no preço é uma maneira difícil de construir uma loja online de sucesso. Mesmo se conseguir ser bem sucedido no lucro, provavelmente as margens serão muito pequenas.
Enquanto anunciar produtos com preços baixos é sedutor, o mais fundamental é que a loja online ofereça algo de valor. Para se destacar além de sites como Amazon, que passou meses redesenhando o site para incluir informações detalhadas sobre os produtos, artigos técnicos e guias de compras para ajudar os clientes.
Fabrique os seus próprios produtos
Se você conseguir criar um produto original que as pessoas estão dispostas a comprar, fabricar o seu produto traz diversas vantagens.
- Menos competição: Se você está vendendo um produto existente, as pessoas poderão comparar preços. Mas se você é o único a vender determinado produto, os clientes não terão escolha a não ser comprar por meio de sua loja.
- Preço diferenciado: É mais fácil oferecer um preço diferenciado se você não tem outras 200 lojas oferecendo o mesmo produto com preço baixo. Com poucos ou nenhum outro concorrente para comparar preços, é mais fácil que os clientes recusem preços elevados.
- Mais lucro: Fabricar o seu próprio produto ainda traz a incrível vantagem de oferecer maior lucro. Comprar diretamente do fabricante ou fabricar produtos é a forma mais barata para aumentar as margens de lucro.
Adicione informações de valor aos produtos
Essa é outra grande maneira de conseguir o sucesso ao criar uma loja online. Caso você venda produtos existentes no mercado, mas não queira competir em preço, é necessário oferecer algo de valor. E a melhor forma disso é oferecer confiança e orientação aos clientes.
Essa também é uma boa forma de conseguir vantagem em frente às grandes lojas. Se mostrando um especialista sobre cada produto e oferecendo o máximo de informações sobre cada um deles é possível que os clientes se sintam mais à vontade para comprar em sua loja.
Construa uma marca
Ao construir uma marca, você ultrapassa a simples ideia de venda de um produto e foca também em vender uma experiência, ideia ou filosofia. Pode ser a abordagem mais difícil de ser tomada, mas tem o poder de criar um negócio lucrativo a longo prazo. E o uso correto das redes sociais para se aproximar dos clientes e criar empatia é uma boa forma de construir uma marca sólida.
Ao criar uma loja online, é preciso verificar qual abordagem será tomada para ir de encontro ao sucesso. Você oferecerá um produto único? Adicionará valor informativo em cada um deles? Criará uma ótima experiência para os usuários? Basta escolher uma das abordagens e seguir com ela até conseguir o tão aguardado sucesso.
Gostou das nossas dicas? Quer turbinar seu e-commerce? Fizemos uma seleção de 10 dicas importantes que vão trazer resultados imediatos à sua loja virtual. Clique aqui e coloque em prática hoje mesmo.