dezembro, 2022

Aprenda como escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio

  • E-commerce
Avalie esta página

Esse tipo de tecnologia serve como base para o funcionamento de uma loja virtual. Apesar da importância, existem muitas dúvidas que nem todo mundo sabe sobre como escolher a melhor plataforma de e-commerce para fazer as vendas na internet.

Por exemplo, o que é preciso avaliar para que se adquira o melhor serviço para o seu negócio? Os lojistas iniciantes costumam pensar em custo. Mas, uma grande empresa, que quer escalar vendas, sabe que é importante contar com uma plataforma que seja robusta e confiável.

A ideia deste conteúdo é ajudar você a tomar uma decisão mais assertiva na hora de escolher essa tecnologia que vai significar muito para o seu negócio. Os tópicos abaixo são:

  • O que é uma plataforma de e-commerce
  • Os tipos de plataformas para e-commerce
  • Como escolher a melhor plataforma de e-commerce
  • O que fazer para contratar a melhor plataforma de e-commerce

O que é uma plataforma de e-commerce

Uma plataforma de e-commerce é uma tecnologia que permite que o site de vendas funcione através da integração de dados e de etapas. A escolha dela diz muito sobre a navegação do consumidor e a experiência do usuário na sua página de vendas online.

Para quem tem um pequeno negócio, isto é, um e-commerce iniciante, a escolha da plataforma é importante. Mas, para quem tem uma marca reconhecida, essa tecnologia se torna essencial para a alavancagem do negócio e a escalabilidade das vendas.

como escolher a melhor plataforma de e-commerce AVANTI

Para todo caso, a resposta é simples: estudar, comparar e, assim, contratar a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio. A partir do próximo tópico, vamos trazer os principais pontos que devem ser observados para que se chegue nessa resposta.

Os tipos de plataformas para e-commerce

Antes das dicas para uma melhor escolha, seremos pontuais ao mencionar os tipos de plataformas de e-commerce que existem no mercado. Vale a pena saber disso porque os formatos atendem a diferentes necessidades.

Open Source

As plataformas open source são aquelas que possuem código-fonte aberto e gratuito. Assim, permitem mais personalização e alterações que podem acontecer a partir do interesse de cada empresa. O lado ruim é que exige muito mais conhecimento técnico durante a implementação.

Proprietárias

As plataformas proprietárias são as que têm um código que pertence a uma fornecedora. Nela, os lojistas encontram vários serviços para a gestão das vendas que já estão prontos para o uso, bastando a integração. No entanto, são mais limitadas em recursos. São chamadas também de plug & play.

Licenciadas

As plataformas licenciadas são criadas por empresas terceiras e requerem uma licença para o uso do código-fonte. Como a open source, exige que se tenha uma equipe especializada para atuar com ela, desde a implementação até a manutenção.

Próprias

As plataformas próprias são feitas pelas próprias equipes de e-commerce da empresa e sem o uso de código-fonte aberto. Assim, torna-se possível criar uma loja online do zero, desde o layout do site até o gerenciamento dele. Permite ainda mais personalizações.

Como escolher a melhor plataforma de e-commerce

Na internet, hoje em dia, é possível encontrar um passo a passo, infográficos e ebooks que mencionam cada um dos detalhes que se deve ter atenção na hora de escolher a plataforma de e-commerce. Abaixo, separamos os principais deles. Confira.

O objetivo da plataforma

Sim, vimos que a plataforma de e-commerce é uma tecnologia que vai permitir a melhor experiência do usuário e, como consequência, mais vendas. Mas, queremos chamar a atenção para o seu comércio eletrônico, que tem os seus próprios desafios e interesses.

Na prática, a solução ideal para uma empresa pode não ser a melhor para o seu negócio. Ainda que a sua marca seja reconhecida no mercado, para quem está começando no e-commerce, é importantíssimo que se note que existem tecnologias robustas para começar.

A relação custo-benefício

Para uma empresa de médio e grande porte os esforços financeiros para ter a melhor plataforma de e-commerce devem ser considerados, o que não quer dizer que isso não exija um bom estudo comparativo entre as opções disponíveis no mercado.

Sendo um fator preponderante, a primeira dica é: evite pensar apenas no custo. É óbvio que um alto valor pode impactar o seu negócio, só que estamos falando sobre escalar vendas, o que indica que você precisa ter a melhor tecnologia ao seu lado.

As funcionalidades da plataforma

Se por um lado temos o fato de que nem sempre o mais barato será o melhor, por outro também é preciso lembrar que nem sempre o mais caro vai ser o indicado. Aonde queremos chegar? No estudo. Sim, você terá que comparar as plataformas para escolher a melhor.

E como é que se faz essa pesquisa? A princípio, relacionando as funcionalidades e as integrações com o que é de seu interesse. Crie um checklist de tudo o que é importante ter no seu site, que servirá como recursos para o usuário e ferramentas para facilitar o seu trabalho.

O suporte técnico da tecnologia

Está aqui um dos detalhes que jamais devem ficar de fora da sua avaliação: o suporte técnico, assim como todo apoio que terá durante o uso e também na pré e no pós-venda. O bom atendimento tem que atender às suas demandas.

O mais comum de acontecer é que aquelas primeiras dúvidas, que são iniciantes de quem está migrando para um comércio eletrônico, sejam atendidas. Mas, quando surgem as mais complexas, aí somente profissionais capacitados poderão ter as respostas. Saiba disso.

Indo além do básico

Para uma empresa que quer escalar vendas no comércio eletrônico sair do óbvio é um diferencial que garante os números positivos no final do mês. Esse tópico é o mais importante de todo o texto e, por isso mesmo, vale muito a pena se atentar ainda mais agora.

Acima vimos um tipo de passo a passo de como escolher a melhor plataforma de e-commerce. Só que isso é o básico que se espera na hora de contratar essa tecnologia. O que vem depois é o que mais importa para decolar nesse mercado digital, que só cresce.

como escolher a melhor plataforma de e-commerce

Em uma linguagem menos simples, podemos dizer que a sua plataforma tem que ter um bom front-end. Ou seja, ser visível e clara para o usuário. Mas, também deve ter um back-end estruturalmente reforçado. Como assim? É o que está por trás da loja virtual.

O mobile first você conhece? É um conceito focado no uso de smartphones, que é o principal meio usado nas compras online. Desse modo, a sua plataforma de e-commerce tem que estar adaptada a esse novo consumo.

O Sebrae possui uma lista de comparativos dos aspectos que devem ser avaliados nesse estudo sobre as plataformas. Desse modo, menciona do custo ao suporte, passando pela gestão, por banners, produtos, frete, integrações, pagamentos, relatórios e muito mais.

O que fazer para contratar a melhor plataforma de e-commerce

Agora você tem boas dicas para contratar uma plataforma de e-commerce para o seu negócio. Só que se estiver disposto a ir além do básico, saiba que precisará contar com pessoas especialistas no assunto, como as que atuam em agências de e-commerce.

A Avanti vai além desse viés, auxilia as empresas a alcançarem os melhores resultados nas vendas online a partir de uma plataforma de e-commerce que faça sentido para o negócio delas. Afinal, ela já testou o que há de melhor no mercado para você não perder tempo testando cada uma das várias plataformas que existem.

Essa parceria entre AVANTI e VTEX permite muitas vantagens, que vão desde o planejamento da criação ou transição de uma loja virtual até o sucesso das vendas escaláveis. Você sabe que o crescimento de uma loja exige o pensamento a longo prazo, com o aumento de demanda e novos recursos tecnológicos.

como escolher a melhor plataforma de e-commerce

Para quem pensa longe e grande, a Avanti é um caminho assertivo, que traz soluções imediatas para que o seu negócio suporte as vendas na internet, inclusive, já prevendo o alto número de acessos e as grandes demandas que devem surgir a partir da sua presença no mercado digital.

Prêmios e Certificações