
Se você já entendeu que SEO não é mais uma opção na sua estratégia de e-commerce, mas sim um pré requisito para melhorar sua operação, diminuir a dependência de mídia e ter um crescimento mais saudável, esse conteúdo é para você!
Existem muitas vertentes de SEO e muitas formas de criar um projeto. Muitas consultorias SEO focam mais em conteúdo e algumas agências de SEO criam metodologias próprias com pilares que vão desde: tecnologia, conteúdo, UX e Autoridade de páginas (conteúdo sobre metodologia de SEO para e-commerce). Para facilitar um pouco mais nosso entendimento e tornar o conteúdo mais didático, vamos focar nos quatro pilares principais em uma análise de SEO OnPage.
O que é o SEO OnPage em e-commerce?
Além das vertentes que embasam o planejamento e consultoria de SEO, existem também a diferença de SEO OnPage e SEO OffPage. O SEO OnPage é tudo aquilo que fazemos dentro da loja virtual (código, conteúdo, meta tags, linkagem, experiência, carregamento e etc). Já o SEO OffPage, é tudo aquilo que acontece fora da nossa loja, como por exemplo: manter um blog externo da marca com conteúdo frequente e linkando para páginas específicas, assim como também, todo o serviço de link building (conteúdo sobre link building para e-commerce).
Agora que já sabemos um pouco sobre a diferença de SEO On e OffPage, vamos entender um pouco mais o que levamos em consideração na hora de fazer uma análise de SEO OnPage de um e-commerce.
Início de uma avaliação de SEO OnPage de E-commerce
Apesar de parecer simples, o primeiro passo de uma análise de SEO OnPage para E-commerce começa com a análise de páginas e seus principais modelos. Esse passo é um dos mais importantes, já que uma Loja Virtual possui centenas ou milhares de páginas. Entender os padrões delas e modelos, ajuda a concentrar os esforços. Em um e-commerce, podemos dizer que existem pelo menos 3 modelos principais de páginas que são universais:
- Home
- Departamento/Categoria
- Produto
Praticamente todo o e-commerce possui apenas uma home, mas podem ter dezenas de departamentos e categorias. Os departamentos e categorias quase sempre possuem um modelo muito similar (filtros, ordenação e produtos), ou seja, tudo que analisarmos em um se aplica aos demais que usam o mesmo modelo de página. O mesmo acontece com páginas e produtos. Uma loja virtual geralmente tem milhares de produtos, no entanto, todos tem em comum o modelo de página. Analisando uma, tudo se aplicará para as outras.
Se você chegou até este ponto do texto, posso deduzir que já está um pouco mais claro o que é SEO OnPage e os principais modelos de página que existem em um e-commerce. Agora que já nivelamos um pouco mais o conhecimento, vamos falar dos principais quesitos que avaliamos em cada um desses modelos de página (home, departamento e produto) na hora de fazer a avaliação de SEO OnPage do E-commerce.
Principais itens da avaliação e diagnóstico de SEO para E-commerce
Existem muitos critérios que afetam o SEO OnPage de um E-commerce. Esses critérios vão desde: experiência do usuário, versão mobile, carregamento de página, autoridade do domínio, autoridade de página, linkagem interna e externa, conteúdo, código, meta tags e muitos outros. Entretanto, assim como precisamos reduzir nossa análise a padrões de páginas, vamos definir os quatro principais elementos bastante importantes para um bom SEO OnPage de E-commerce e focar neles para termos um diagnóstico macro.
- Código
- Estrutura de headings
- Meta tags
- Conteúdo extra
Através destes 4 principais pilares, conseguimos fazer uma análise macro de SEO OnPage e entender como está o cenário do SEO da sua loja virtual. Para entender um pouco melhor, vou resumir de forma mais didática o que analisamos em cada um desses elementos.
Código: Analisamos como está a organização do código. Se existe uma lógica de estrutura de carregamento e como está organizado os arquivos de CSS e JS. Analisamos também se existem muitos código “sujando” a estrutura. Como muitas lojas virtuais possuem estrutura que já vem direto da plataforma, nem tudo é possível corrigir na parte de código, já que vem padrão.
Estrutura de heading: A estrutura de headings é composta pelos itens H1 até o H6. Essa estrutura pode ser comparada com os títulos do word. Neste sentido, o H1 é o principal, o H2 o segundo principal e assim por diante. Nesta análise, verificamos se existe uma estrutura de headings adequada em cada página e se ela foi pensada no SEO.
Meta Tags: A meta tags é composta por dois itens: title e description. De uma forma muito simplificada, esses são os conteúdos que aparecem lá na página do resultado orgânico (SERP) quando alguém busca algo e aparece a sua loja. O title é o titulo que aparece e a descriiption é a descrição. Nesta etapa, avaliamos se a meta tag está otimizada com termos de SEO. Se possui uma lógica e se está humanizada.
Conteúdo extra: Por fim e não menos importante, o conteúdo extra é um dos itens mais importante do SEO OnPage do e-commerce. É como eu sempre digo para nossa equipe: “Tudo que vocês estão vendo na tela é conteúdo. Desde o botão comprar, preço, de, por, imagem, título de produto, tudo…. Tudo é conteúdo para o Google. Entretanto, nem tudo está focando naquilo que queremos posicionar quando alguém buscar no Google”. É justamente por isso, que avaliamos se a página possui um conteúdo extra, se esse conteúdo está bem estruturado e otimizado para os termos daquela página.
Através desses quatro pilares de análise, nossa equipe consegue ter um panorama geral de como está o SEO do seu e-commerce e consegue criar todo um roadmap e planejamento de SEO para e-commerce focado em resultados de curto, médio e longo prazo.
Gostou do conteúdo e quer fazer uma análise de consultoria SEO para e-commerce grátis? Acesse essa página para entender como funciona nosso SEO para E-commerce ou preencha o formulário abaixo que entramos em contato.