8 de fevereiro de 2021

Canais de e-commerce que não fecham vendas: o que fazer?

  • Marketing
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Imagine a seguinte situação: a sua empresa acaba de lançar uma linha de produtos e você envia para todos os clientes um e-mail informando do ocorrido e convidando-os para visitar o site. Digamos que um de seus clientes está dentro do ônibus no momento em que recebeu o e-mail. Ele abre, clica no call to action que você criou e é levado para a versão mobile do site. Após navegar pelos produtos, ele encontra o seu preferido e adiciona no carrinho de compras. Mas para não comprar algo de maneira precipitada, resolve guardar o celular e voltar ao assunto mais tarde.

Ao chegar em casa, o cliente entra no site por meio de um computador desktop ou laptop e faz login. Agora, em todo o conforto do sofá, ele navega novamente entre os produtos, adiciona mais alguns no carrinho e finalmente finaliza a compra. E mal pode esperar para receber tudo em casa.

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Dentro desse cenário, há algumas coisas que podem acontecer para a maioria dos KPIs (Key Performance Indicator, comumente traduzido como Indicador-chave de Desempenho) de companhias de e-commerce:

  • A taxa de conversão do site principal é melhor durante o dia da campanha, já que alguns clientes fazem login especificamente para comprar;
  • A conversão seria atribuída ao canal “direto”, já que é o último canal ao qual o cliente veio;
  • A taxa de conversão para a versão mobile do site não aumenta tanto quanto o site tradicional porque uma visita impulsionada por um e-mail em dispositivo móvel dificilmente termina em uma compra.
  • O seu principal objetivo é entender a fundo cada uma dessas peças fundamentais no processo de compra, otimizá-las e maximizar os esforços de marketing e desenvolvimento.

O que deve ser otimizado

Dentro do cenário do e-commerce, o objetivo sempre é otimizar a conversão. Essa é a única métrica que importa em cada um dos canais. O marketing móvel deve olhar para suas taxas de conversão, enquanto o marketing de internet tradicional deve olhar para as suas. O dono de um canal mobile gostaria que o cliente do exemplo acima efetivasse a compra ainda no ônibus, por isso essa é a métrica que se busca otimizar.

Acompanhe por meio de canais e plataformas

Para entender a fundo o processo de compra de seus clientes de forma eficaz, é necessário estudar o seu comportamento por meio de diversos canais. Ferramentas como Google Analytics e KISSmetrics costumam ser boas para auxiliar na tarefa.

Entender bem o que o público deseja e estudar o seu comportamento ao longo do tempo ajuda a fazer com que todo e-commerce feche vendas e comece a dar lucros. Disciplina e trabalho em equipe bem administrado com web marketing, marketing móvel, e-mail marketing e diversas outras ferramentas são essenciais para entender os clientes e seu comportamento nos diferentes canais e ajudar a otimizar as suas experiências, trazendo como consequência direta a compra de produtos diariamente.

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