Você já deve ter escutado a expressão “content is king”, não é mesmo? Talvez não saiba exatamente o que isso quer dizer, mas nós te explicamos: o conteúdo é o combustível de toda estratégia de Inbound Marketing, pois é através de conteúdos de qualidade que você consegue criar uma audiência e atrair os clientes certos para o seu negócio. Contudo, não adianta produzir qualquer conteúdo. Por isso, no post de hoje, iremos dar dicas de como produzir conteúdo de qualidade e otimizado de SEO para E-Commerce. Vamos lá?
Como produzir conteúdo de qualidade e otimizado para SEO
Uma das maiores dúvidas de quem adentra o mundo do Inbound Marketing é de que maneira conseguir se destacar diante da concorrência na internet. E a resposta é bastante simples e bem comum: Google. Você precisa estar bem ranqueado nos motores de busca. O motivo? São mais de 100 bilhões de buscas realizadas mensalmente no Google, ou seja, é por ali que seus potenciais clientes estão buscando informações e soluções para os seus problemas. E sua empresa é a solução. Mas, para ela ser encontrada, precisa estar bem ranqueada, ou seja, precisa de um conteúdo de qualidade e otimizado para SEO para conseguir um bom desempenho orgânico.
- Comportamento do usuário.
O trabalho do Google é fazer com que os usuários encontrem o que procuram com o menor esforço possível. Por isso, o seu trabalho também é esse: criar conteúdos voltados para o seu público-alvo. Mas, como você consegue isso? Entendendo o comportamento do usuário. Sendo assim, se faça as seguintes perguntas:
- Quais os tipos de buscas realizadas pelo usuários?
- Quais as dúvidas que os usuários possuem sobre o seu produto?
- Quais são os desejos e necessidades do seu público-alvo?
- O que ele espera da sua solução?
- Que outros assuntos podem interessar o seu público-alvo que são relacionados a sua solução?
A partir disso você terá bons insights para começar a criar conteúdo de qualidade, com conteúdos que respondem as dúvidas do público e quebram as objeções que eles possam ter sobre seu produto.
- Utilidade da sua empresa.
Quando você coloca o usuário em primeiro lugar, você começa a entender como ele pensa e do que ele precisa e assim começa a apresentar utilidade para ele. Você quer que os usuários sejam impactados pelo seu conteúdo e para isso, precisa ser útil. Apresente os diferenciais do seu produto, ofereça conteúdos que realmente solucionam dúvidas, que satisfaçam necessidades, mas despertem a curiosidade por mais. Para conseguir criar um conteúdo realmente “matador” e que seja útil, faça uma engenharia reversa com as páginas que estão no topo do Google agora – e estejam relacionadas ou não com o seu produto – e veja o que elas fazem de diferente, que tipo de resposta e soluções elas trazem e de que maneira. Isso pode auxiliá-lo em como ser útil para sua audiência.
- Otimização.
Não adianta escrever um conteúdo de qualidade mas não pensar em como ele deve ser otimizado para SEO. Algumas regras básicas devem ser seguidas, como: título, metadescrição, URL, linkagem interna e alt tag nas imagens. Além disso, pensa na otimização em relação à palavra-chave e analise os resultados do seu conteúdo no Google Analytics para verificar que o conteúdo precisa ser re-otimizado ou não. Ou seja, analise fatores, como: Onpage, palavra-chave, linkagem interna, link building, densidade e quantidade de palavras, revisão e qualidade do conteúdo.
Está pronto para produzir conteúdo de qualidade e otimizado para SEO? Ainda tem dúvidas? A Agência Avanti está pronta para te ajudar, entre em contato com nosso time especializado em estratégias de SEO! 😉