
Uma grande mensagem da filosofia de serviços diz que se deve realizar mais do que os outros esperam. Essa máxima também e verdadeira no que diz respeito aos e-commerces. Na verdade, esta área é uma das que menos perdoa se aquele que oferece os serviços apenas faz o necessário ou aquilo que é esperado que faça. Elementos tais como velocidade, design, preço, posicionamento dentro da internet e metas de SEO fazem toda a diferença para o sucesso na área de e-commerce.
Felizmente, hoje em dia há diversos temas e ferramentas à disposição que são capazes de dar conta de todas as demandas com que se deparam aqueles que querem levar o seu negócio de e-commerce para o topo. Isso possibilita otimizar cada aspecto do negócio.
Dentre essas estratégias possíveis, vamos focar o texto em uma que é de fundamental importância: branding de humanização. Essa estratégia deve ir muito além das mensagens personalizadas que geralmente os diretores de marketing acreditam ser o suficiente para implementar humanização. Vejamos que outros aspectos devem ser levados em conta a seguir.
Deixe a propaganda de lado
Uma das principais dicas que se aprendeu com a ascensão das mídias sociais é que é preciso se tornar amigo do usuário e não apresentar para ele propagandas, deixando-o distante. Essa ideia já vem sendo divulgada há anos, mas curiosamente a sua prática permanece escassa nas estratégias de marketing mercado afora. Confira alguns pontos que podem cobrir um pouco melhor a tentativa de aproximação com os usuários que a publicidade tradicional não consegue.
• Artigos bem humorados;
• Opiniões que tratem de notícias, cultura pop e sociedade em geral;
• Memes;
• Questões sobre a vida em geral;
• Citações de grandes pensadores que inspirem o dia do usuário, assim como recomendações e imagens inspiradoras.
Construindo relações
Essa estratégia consiste em realizar um follow up do que dizem os seus clientes e consumidores. O relacionamento não deve ser terminado assim que o produto é vendido. Acompanhe o que os seus clientes estão falando online. Por exemplo, pode acontecer de um produto não ser entregue no dia acordado. O cliente, frustrado com razão, poderá realizar reclamações online.
O advento da internet possibilitou às empresas entrarem em contato direto com esses consumidores. Procure construir uma relação de confiança com um cliente insatisfeito e sane as suas frustrações com honestidade e dedicação. Muito em breve, esse mesmo cliente continuará comprando na sua empresa e falará bem da mesma no mundo online. Uma situação de ganho inestimável que foi alcançada pelo estabelecimento de uma relação construída online.
Presença nas redes sociais
Por fim, algo que não pode mais faltar ao seu negócio de e-commerce é a presença nas redes sociais. Crie uma página e em alguma delas coloque em prática as dicas listadas nesse texto. Diariamente, procure postar frases inspiradoras, opiniões sobre acontecimentos gerais. Os consumidores farão parte dessa rede e se tornarão agentes de divulgação de sua marca online. Fique sempre atento para fazer a página parecer sempre viva e atualizada.
Gostou dessas dicas? Clique aqui e baixe um e-book com mais 10 dicas para colocar em prática hoje mesmo.