maio, 2014

Como tornar o seu e-commerce mais humano com mensagens personalizadas

  • E-commerce
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Uma grande mensagem da filosofia de serviços diz que se deve realizar mais do que os outros esperam. Essa máxima também e verdadeira no que diz respeito aos e-commerces. Na verdade, esta área é uma das que menos perdoa se aquele que oferece os serviços apenas faz o necessário ou aquilo que é esperado que faça. Elementos tais como velocidade, design, preço, posicionamento dentro da internet e metas de SEO fazem toda a diferença para o sucesso na área de e-commerce.

poder-opiniao-cliente-e-commerceFelizmente, hoje em dia há diversos temas e ferramentas à disposição que são capazes de dar conta de todas as demandas com que se deparam aqueles que querem levar o seu negócio de e-commerce para o topo. Isso possibilita otimizar cada aspecto do negócio.

Dentre essas estratégias possíveis, vamos focar o texto em uma que é de fundamental importância: branding de humanização. Essa estratégia deve ir muito além das mensagens personalizadas que geralmente os diretores de marketing acreditam ser o suficiente para implementar humanização. Vejamos que outros aspectos devem ser levados em conta a seguir.

Deixe a propaganda de lado

Uma das principais dicas que se aprendeu com a ascensão das mídias sociais é que é preciso se tornar amigo do usuário e não apresentar para ele propagandas, deixando-o distante. Essa ideia já vem sendo divulgada há anos, mas curiosamente a sua prática permanece escassa nas estratégias de marketing mercado afora. Confira alguns pontos que podem cobrir um pouco melhor a tentativa de aproximação com os usuários que a publicidade tradicional não consegue.

• Artigos bem humorados;

• Opiniões que tratem de notícias, cultura pop e sociedade em geral;

• Memes;

• Questões sobre a vida em geral;

• Citações de grandes pensadores que inspirem o dia do usuário, assim como recomendações e imagens inspiradoras.

Construindo relações

Essa estratégia consiste em realizar um follow up do que dizem os seus clientes e consumidores. O relacionamento não deve ser terminado assim que o produto é vendido. Acompanhe o que os seus clientes estão falando online. Por exemplo, pode acontecer de um produto não ser entregue no dia acordado. O cliente, frustrado com razão, poderá realizar reclamações online.

O advento da internet possibilitou às empresas entrarem em contato direto com esses consumidores. Procure construir uma relação de confiança com um cliente insatisfeito e sane as suas frustrações com honestidade e dedicação. Muito em breve, esse mesmo cliente continuará comprando na sua empresa e falará bem da mesma no mundo online. Uma situação de ganho inestimável que foi alcançada pelo estabelecimento de uma relação construída online.

Presença nas redes sociais

midias_sociaisPor fim, algo que não pode mais faltar ao seu negócio de e-commerce é a presença nas redes sociais. Crie uma página e em alguma delas coloque em prática as dicas listadas nesse texto. Diariamente, procure postar frases inspiradoras, opiniões sobre acontecimentos gerais. Os consumidores farão parte dessa rede e se tornarão agentes de divulgação de sua marca online. Fique sempre atento para fazer a página parecer sempre viva e atualizada.

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