dezembro, 2022

Saiba como funciona o e-commerce B2B na indústria e os principais desafios

  • E-commerce
Avalie esta página

Conexão. Essa é a palavra-chave para o futuro. E no B2B também. Inclusive, uma empresa se conecta com a outra através de pessoas. Ainda não entendeu a relação? Continue lendo para saber tudo sobre como funciona o e-commerce B2B na indústria e descubra como se destacar.

B2B é a venda entre empresas. E-commerce é o comércio eletrônico. Com isso, fica muito fácil entender que e-commerce B2B é a relação das vendas online que acontecem entre companhias. E são pessoas que atuam como agentes desses negócios virtuais.

O ciclo do e-commerce, que ganhou destaque inicialmente nas vendas B2C (empresas e consumidores), chegou ao mercado B2B. Aliás, não apenas cresceu como se transformou em um canal de negócios valioso para a indústria.  

Então, vamos encontrar nos próximos tópicos dois grandes temas a serem abordados. Um, sobre o funcionamento e as características do e-commerce B2B na indústria. E o outro, sobre os desafios e como vencer as barreiras se destacando em meio à concorrência.

Como funciona o e-commerce B2B na indústria

O e-commerce B2B pode ter tamanhos e níveis de complexidade diferentes. Além disso, os modelos podem ser para vários segmentos, desde as soluções de tecnologia até a venda de produtos físicos para o agronegócio – e muito mais.

e-commerce B2B

Já adiantando o assunto dos desafios, mas sem entregar os detalhes, vale a pena notar que existem muitas particularidades nesse mercado. Por exemplo, a questão do relacionamento que vem com as vendas: um negócio pontual pode se transformar em uma parceria de longa duração.

Outro fato é que é um mercado de produtos personalizados, o que também indica preços diferenciados. Junto com essa temática, aparecem métodos de pagamentos mais complexos e ciclos de compras que podem ser mais longos do que no mercado B2C.

E se a conversa está parecendo distanciar os mercados, saiba que existe uma semelhança que merece a sua atenção: ambos devem ser focados na experiência do usuário. Ela deve ser única, dinâmica e incrível! Inclusive, pode ser a resposta para os desafios abaixo. Entenda:

Os desafios do e-commerce B2B na indústria

Neste tópico, confira os principais desafios do e-commerce B2B na indústria.

A logística

Um dos principais desafios do e-commerce B2B na indústria tem a ver com o fator logístico. Se no mercado B2C há um pequeno esforço para entregar um produto para o consumidor final, na relação entre empresas é preciso pensar em uma infraestrutura bem maior.

A capacidade de atender os clientes-empresas deve ser tão rápida como a com o consumidor final, mesmo que em proporções tão diferentes. E superar essa barreira não é fácil. Por outro lado, o uso de tecnologia e o treinamento das equipes são aliados para que se chegue próximo ao resultado.

A decisão

A tomada de decisão de um consumidor é diferente de um comprador de uma empresa. Concorda? Portanto, na indústria não existe muito espaço para as compras que são feitas de forma impulsiva e até mesmo impensadas. Na verdade, isso pouco ocorre.

Para quem comercializa no B2B, vale a dica de saber apresentar diferenciais de mercado para que se torne um fornecedor confiável para a outra empresa. Os compradores possuem planos estratégicos para adquirir produtos e precisam ver vantagens em cada fornecedor.

O e-commerce

Como assim, o e-commerce é um entrave para a indústria? Isso é verdade e muito verdade. Enquanto as plataformas B2C estão se tornando cada vez mais diferenciadas para os seus clientes, algumas empresas ainda não conseguem ter um e-commerce efetivo para as vendas B2B.

Mas, não desanime se você se sentir nessa situação. Há poucos dias publicamos um artigo que mostra como dá para começar no e-commerce para indústrias com resultados incríveis.

Os indicadores

Outro desafio comum no e-commerce B2B tem a ver com os indicadores. Isso porque uma plataforma de vendas online deve coletar dados e fazer o uso deles de modo estratégico, interagindo com os leads e melhorando a performance das vendas.

O treinamento de equipes e a contratação de agências de e-commerce faz muito sentido para vencer essa barreira e alçar vôos inimagináveis em vendas. Por exemplo, dá para entender os usuários a partir da periodicidade de compras, dos produtos mais vendidos, etc.

Vale a pena investir no e-commerce B2B?

É pouco provável que você esteja fazendo essa pergunta porque já sabe a resposta. Mas, vamos reforçar alguns conceitos. As novas tecnologias tornaram todas as pessoas e empresas mais conectadas. Isso vale para qualquer lugar do mundo.

Com tantas informações e opções de escolha, as pessoas e as empresas se tornaram mais exigentes em suas escolhas. Então, temos dois fatos: quem está na internet vende mais e quem torna o processo de compra mais eficiente, também.

e-commerce B2B

Esse conceito todo do e-commerce é usado no mercado B2C e no B2B, tanto para pessoas como para a indústria. Definitivamente, nenhuma empresa deve ficar para trás, levando em conta que não se trata apenas de estar nas redes, mas de posicionar a sua marca lá.

O modelo se popularizou durante a pandemia e vai permanecer por longa data na opinião de quase todos os especialistas do mercado digital. Quem sabe disso, e entende a complexidade que é necessária para vencer os desafios pode entrar em contato com o nosso time de experts.

As melhores ações para vencer os desafios do e-commerce B2B

Para terminar o texto e não deixar você sem uma resposta, leve em conta que para cada desafio que existe há várias soluções que podem ser consideradas como melhores respostas. E temos algumas delas para te inspirar. Veja só.

O contato

Uma boa ideia é sempre manter o contato com o cliente. A maior reclamação que existe na internet hoje é de pessoas que não conseguem entrar em contato com a empresa, já notou isso? Então, se sabemos que acontece, não podemos permitir no nosso negócio.

O seu cliente deve sempre estar por dentro de cada status da compra, seja sobre o pagamento, o recebimento do produto, a separação dele, se houve problemas e quais foram, a logística e tudo mais. A transparência faz parte da Experiência do Usuário.

O monitoramento

Outra dica de ouro é sempre fazer o monitoramento de dados e informações. Esse tipo de controle vai permitir à sua área de marketing e vendas criar as melhores estratégias para as campanhas comerciais de vendas de produtos.

Acima demos um spoiler sobre o assunto: os produtos mais comprados, as chamadas dores das empresas, as mercadorias com maior sazonalidade e assim por diante. A partir disso, é possível pensar em soluções, ofertas, campanhas e muito mais.

A personalização

Essa é a palavra-chave para o mercado B2C e pode ser para o seu negócio B2B também. Tem tudo a ver com a experiência do usuário. Porque são pessoas que tomam decisões nas empresas e quanto melhor a experiência delas, mais chances de vendas.

Nessa hora, vale muito a pena ter um layout e um design atrativo, que permita a navegação facilitada e confortável. Em caso contrário, a pessoa por trás da empresa perde a confiança e o interesse. Essa arquitetura estrutural tem um peso muito grande no resultado financeiro.

A melhor hora…

A melhor hora para investir em uma plataforma de e-commerce B2B é agora? Se essa foi uma pergunta, a resposta é: agora! Com tantos motivos que se tem para criar e monitorar uma plataforma virtual, se você ainda pensa que não chegou a hora certa, basta olhar para o lado (ou melhor, para a internet) e ver os seus concorrentes e clientes por aqui.

e-commerce B2B

Estar na internet e ter um e-commerce focado em UX é uma questão de se adequar ao que o mercado exige. Sim, ele exige porque não se trata mais de um possível diferencial, mas de um caminho sem volta para o futuro. E um futuro promissor, de vendas e sucesso.

Prêmios e Certificações