abril, 2023

Estratégias de Marketing de Influência para e-commerce: 55% dos consumidores já compraram algo que foi indicado nas redes sociais

  • E-commerce
Avalie esta página

É muito provável que você já tenha comprado um produto só porque alguém o recomendou, afinal, com o avanço da internet e o seu poder de influência, muitas decisões são tomadas baseadas no que nos é mostrado.

Conhecida como Marketing de Influência, essa estratégia vem ganhando cada vez mais força entre empresas e marcas, tendo em vista que o público quer seguir os famosos influenciadores digitais nas redes sociais e poder, de alguma forma, ter e aproveitar tudo o que eles exibem.

Inclusive, os números ressaltam exatamente isso: uma pesquisa da Opinion Box mostrou que 67% das pessoas seguem influenciadores no Instagram, e 55% das pessoas já compraram algo mostrado na rede social.

Mas afinal, o que realmente é Marketing de Influência e como aproveitar esse modo de divulgação para a sua loja virtual?

Separamos as principais dúvidas sobre o assunto para ajudarmos você a entender como alavancar as suas vendas a partir dessa estratégia. Continue a leitura e descubra!

O que é Marketing de Influência?

O Marketing de Influência é uma maneira mais orgânica de se comunicar com os demais. Primeiro, porque esse marketing é feito por meio de personalidades conhecidas e reconhecidas pelo público. Assim, é mais fácil alcançá-lo e convencê-lo de sua mensagem.

Na prática, a estratégia funciona em conjunto com campanhas de marketing realizadas por pessoas influentes na internet e nas redes sociais. Chamados influencers ou influenciadores, são pessoas “famosas”, muitas vezes com milhões de seguidores, que possuem um público fiel e que conseguem direcioná-lo para uma determinada marca ou produto.

Em suma, o Marketing de Influência é construído com base na confiança e no engajamento. Se você confiar na opinião e na experiência de alguém, será influenciado por ela. 

Se aplicada de forma adequada, a estratégia fala diretamente com o consumidor, levando em consideração seus interesses, hobbies e os idiomas que conhece e fala, por exemplo. Dessa forma, esses influenciadores podem realmente atingir os consumidores, envolvendo-os e ajudando-os a tomar decisões de compra, pois acabam se identificando com os mesmos.

Impactando comunidades reais

Sabemos que os consumidores de hoje estão dispostos a formar conexões mais profundas e pessoais, atraídos pelo real valor gerado desde a compra até o pós-venda. Por isso, todo o encanto dessa jornada é extremamente necessário.

Se antes o consumidor era pouco conhecido, hoje está mais próximo de uma empresa, capaz de atuar como embaixador, expondo sua marca a terceiros, ou até mesmo, é capaz de desprezá-la de uma maneira que a empresa possa sofrer consequências.

Em meio a toda imprevisibilidade das emoções humanas, algumas características são recorrentes e ajudam a entender as motivações por trás do consumo. No entanto, algumas características são universais, como o sentimento de pertencimento, a sociabilidade, a motivação e a necessidade de buscar conexão emocional.

Essa conexão gera automaticamente comunidades digitais que reúnem pessoas afins de diferentes lugares que compartilham um objetivo comum. Enquanto se envolvem no consumo de produtos, eles também se concentram nos valores da marca, buscando termos como sustentabilidade, testes em animais, diversidade e inclusão.

A identidade da marca representa, assim, as conexões que os consumidores fazem entre seu estilo pessoal, crenças e valores. Para o consumidor, o processo de identificação é relevante porque ajuda a fortalecer sua identidade pessoal. Para as empresas, a identificação é importante porque as marcas adquirem um status único ou “melhor adequado” para os seus clientes.

Principais tendência do Marketing de Influência

Ficar de olho nas tendências é fundamental para entender como aplicar corretamente uma estratégia de marketing de influenciadores. No marketing digital, campanhas de vídeo, lives e e-mail marketing costumam dar certo, mas com influenciadores a conexão é muito mais forte, já reparou?

Uma das coisas que sabemos com certeza, é que o uso de influenciadores continuará a aumentar. Então, confira algumas tendências de Marketing de Influência que o seu negócio deve adotar:

Cocriação

A comunicação autêntica é um recurso que sempre estará em alta demanda. Afinal, as pessoas querem ter acesso a histórias e pessoas reais. Nesse sentido, as marcas percebem a importância de envolver os consumidores no processo criativo e, por isso, buscam criar junto com seus públicos. Além disso, a coautoria com influenciadores também é possível.

Automação

A automação é uma velha familiaridade para quem faz marketing. No entanto, essas ferramentas também podem ajudar a criar conteúdos mais focados e direcionados ao público. Inclusive, existem plataformas que ajudam as empresas a encontrar os influenciadores certos para suas campanhas, de forma muito intuitiva e simples.

Outros softwares podem trazer ainda mais dados sobre seu público, ajudando você a identificar os melhores influenciadores para sua campanha. Mas, caso você já use o Marketing de Influência, consegue entender, ainda mais, o que é bem aceito pela audiência.

Inteligência Artificial

O acesso a dados precisos é capaz de aperfeiçoar o processo criativo para a criação de campanhas direcionadas ao público-alvo exato. Através da inteligência artificial, por exemplo, são colhidas informações importantes, sendo possível usá-la para encontrar influenciadores com o perfil ideal para cada campanha.

Além disso, informações que direcionam o melhor momento para a campanha subir, também são sinalizadas pela ferramenta.

Variação nos formatos de conteúdos

Adotar formatos criativos e inovadores é outra tendência do Marketing de Influência. A criação de conteúdo em formatos e plataformas está em ascensão, como o TikTok e influenciadores que usam o YouTube para criar reality shows.

Um dos meios mais famosos, é o Story do Instagram, pois ele oferece muitas possibilidades de interação e aproximação da marca com o público. Isso pode ser ainda mais evidenciado por meio de figurinhas, enquetes e outros mecanismos da própria plataforma.

Portanto, seja no TikTok, no Instagram ou em uma rede de streaming, onde é possível realizar live commerce, faça parceria com influenciadores para produzir conteúdo personalizado e humano, criando conexões mais fortes e que o seu público se identifique.

Investir em Marketing de Influência no e-commerce é um bom negócio?

O aumento nas vendas a partir do Marketing de Influência tem movimentado todo o mercado varejista, afinal, as pessoas estão passando cada vez mais tempo conectadas à internet e têm consumido muito mais conteúdos.

Sendo assim, se torna quase impossível ignorar essa estratégia e deixá-la passar. Ela, que já está presente há tempo nos comerciais e propagandas de TV, parece que dessa vez encontrou o seu lugar: a internet.

De acordo com a Business Insider, até o final de 2022, o setor valia US$ 15 bilhões. Mas, surpreendentemente, os números não param por aí.

Para você entender a dimensão do Marketing de Influência, trouxemos outros dados grandiosos que mostram o porquê de apostar nesta estratégia dentro do digital commerce. Confira:

  • A Influencer Marketing Hub, assenta que 40% dos usuários do Twitter dizem ter feito uma compra depois de terem visto um tweet de um influenciador);
  • Ela também ainda diz que 60% dos assinantes do Youtube seguiram conselhos de seu criador de conteúdo favorito sobre o que comprar;
  • Segundo o BrightLocal, 91% dos millennials (pessoas que nasceram entre 1981 e 2000) confiam nas avaliações online tanto quanto confiam nos parentes e nos amigos;
  • A mesma pesquisa feita pela empresa, ressalta que 50% dos consumidores visitarão o site, entrarão em contato com a empresa ou farão outra ação após lerem um review positivo;
  • Uma pesquisa da Vivipins diz que 81% das decisões de compra dos consumidores são influenciadas por amigos nas redes sociais;
  • De acordo com uma matéria da Big Commerce, dados da MediaKix apontam que 89% dos entrevistados crêem que o ROI do Marketing de Influência é comparável ou até melhor do que o de outros canais de Marketing;
  • Já o Oberlo, citando Rakuten Marketing, afirma que 80% dos consumidores podem comprar algo depois de ter sido recomendado por um influenciador.

Usando o Marketing de Influência em lojas virtuais

O primeiro passo para começar com o Marketing de Influência no comércio eletrônico é o planejamento. Defina seus principais objetivos e descubra os melhores canais de comunicação.

Mas, para que isso aconteça com sucesso, as estratégias devem ser estudadas e analisadas para serem bem implementadas, afinal, assim como um influencer pode auxiliar na tomada de decisão de compra do cliente, também pode passar uma imagem negativa em relação a marca.

Então, agora que você entendeu todas as vantagens do Marketing de Influência, é só escolher influenciadores que façam sentido para a sua marca e nicho, e usar estratégias de marketing digital para atrair mais clientes e potencializar suas vendas.

Mas, não esqueça: para que estratégias assim tenham algum retorno, o seu e-commerce precisa estar otimizado, organizado e performando bem para que os usuários tenham uma ótima experiência durante a sua navegação. Para isso, conte com a AVANTI, a melhor empresa de implantação e serviços VTEX do Brasil.

Com o nosso time de experts, você encontra todas as soluções para que o seu negócio esteja em constante evolução!

Prêmios e Certificações