A Avanti e a parceira Biso acompanharam de perto o Fórum’22, evento do E-commerce Brasil que reuniu diversas lideranças do mercado para compartilhar aprendizados e soluções em benefício de todo ecossistema de e-commerce.
No meio de tantos conteúdos e insights, damos destaque para a palestra “A anti-transformação digital” com Leonardo Bomfim Martins, Diretor Executivo de Tecnologia no Grupo Boticário, uma das maiores empresas de beleza do mundo e líder no cenário nacional. Na apresentação, o Diretor do Grupo falou sobre transformação digital e como a empresa utiliza os dados para se desenvolver. Acompanhe artigo que no final temos uma surpresa para você!
Acompanhar a transformação digital ou se transformar?
Muito se fala na transformação digital e os impactos dela dentro de uma empresa, mas o Diretor Executivo de Tecnologia do Boticário não acredita nisso e sim em “se transformar” em uma empresa de tecnologia e de evolução digital constante, ao invés de perseguir a “transformação”. Nessa palestra, Leonardo Bomfim Martins fala como o Grupo Boticário desenvolveu a própria expertise, focando o tempo e esforço de engenharia para ser possível escalar a operação.
A importância dos dados para o e-commerce e a estratégia do Grupo Boticário
Gerenciar uma operação de e-commerce é um desafio complexo e que exige atenção a diversas etapas do processo de venda e entrega. Um gestor de comércio digital competente precisa estar sempre atento às informações que vão desde a captação de tráfego e conversão de clientes, que fazem parte do escopo do Marketing, até a eficiência logística e da entrega, passando pelos principais indicadores financeiros do negócio.
Os dados e indicadores auxiliam na tomada de decisões mais estratégicas. Se bem aproveitados podem gerar insights para novas estratégias e previsões para o cenário da empresa nos próximos meses. Quando falamos em dados, ampliamos a visão sobre os produtos, podemos trabalhar melhor estratégias de preços, gerenciar melhor o estoque, gerar mais receita por meio de novas vendas e fidelizar o cliente.
De acordo com Philipp Nguyen, responsável pelo setor de Dados no Grupo Boticário, existe uma vasta informação de dados em todas as etapas da operação do grupo, e usamos esses dados são utilizados para retroalimentar outros processos da cadeia, por exemplo: usar as avaliações dos produtos no e-commerce e nas pesquisas de satisfação para gerar inputs para os times nos laboratórios que desenvolvem novos produtos. No varejo, o time de data science da empresa criou modelos de previsão de vendas para definir a produção nas fábricas e o abastecimento da rede de lojas. Esses foram apenas dois exemplos para ilustrar o grande diferencial do Grupo Boticário comparado a outras empresas: plugando um algoritmo de machine learning no início da cadeia, podendo, assim, ver e medir o impacto direto no fim da cadeia e vice-versa.
Sabemos que todo esse trabalho feito “em casa” não é possível para todas as empresas e uma das soluções com as quais já estamos trabalhando com muitos de nossos clientes e que possibilita uma visão 360° de seus respectivos negócios digitais de maneira simples e eficiente é a solução da BISO. Nela, é possível acompanhar os resultados de suas estratégias através de visões pré-estabelecidas e unificadas dos clientes, vendas, marketing, formas de pagamento e produtos.
Manter tais estruturas de dados como parte da gestão de comércio eletrônico dá, inclusive, a possibilidade de construir, através de ferramentas específicas de machine learning, modelos preditivos de análise que podem ser treinados a partir dos padrões identificados e apontar caminhos para o time de especialistas construírem as estratégias de atuação, traduzindo todo esse trabalho em resultados e ações práticas.
2 meses gratuitos para trabalhar os dados do seu negócio
Ainda oferecemos, em parceria com a Biso, 2 meses gratuitos para utilizar a plataforma e ter uma visão completa de todos os dados. Basta clicar aqui e aproveitar!
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