8 de fevereiro de 2021

10 dicas essenciais para todos os ecommerces

  • E-commerce
Foto de 10 dicas essenciais para todos os ecommerces

Um site que comercializa produtos – ou ecommerce – é composto por diversas características, muito embora não haja exatamente uma “receita de bolo” para o sucesso. Então, para tentar estabelecer um padrão para o sucesso de ecommerces, apresentaremos a seguir uma lista com 10 sugestões fundamentais para que todo site de compras online consiga se organizar e trilhar o rumo do sucesso. Confira:

1- Criação de um blog

Sites comerciais com um blog associado conseguem 55% a mais de visitas que sites de ecommerce exclusivo. Um blog tem mais compradores em  potencial, quanto melhor for seu conteúdo e design. Esse tipo de plataforma pode apresentar produtos, tutoriais em vídeo, imagens de consumidores e informações direcionadas para o nicho de mercado. Pode até se tornar uma oportunidade para distração do público. Sugestão: criar personas para representar o leitor primordial do blog. Isso fará com que fique muito mais atraente e construa uma audiência motivada a consumir.

2- Opções de filtro de buscas

Somando-se à barra de pesquisa no canto direito da página, é interessante inserir filtros de pesquisa intuitivos, para cada tipo de busca. Por exemplo, procura por: preço, marca, tamanho, popularidade, entre outros critérios. Como os botões são de boa usabilidade, não há espaço para confusão ou erro, então é fácil para qualquer cliente refinar sua procura e achar o resultado exato, sem demora.

3- Tenha um serviço de atendimento ao cliente eficaz

Disponibilize formas de contato do cliente com o ecommerce via email, mas também via chat ao vivo e por telefone, para os clientes com os mais variados tipos de urgência e disposições.  Essas opções todas devem estar ao alcance de um clique, através da guia de “Atendimento ao Cliente” – ou similar. Como diferencial, não ofereça apenas respostas às demandas, mas também sugestões interessantes para os clientes.

4- Compra segura

Deixe bem evidenciado o caminho a ser percorrido da seleção do produto até a finalização de compra. Isso pode ser feito através de uma barra na parte superior da tela, subdividida em etapas, que mostrem todo o procedimento. Os ícones de certificados de segurança e premiações na área de proteção de dados do consumidor devem estar disponibilizados em tamanho grande, pois propiciam uma sensação de segurança ao cliente.

5- Clareza de informações de envio

Muitos clientes interrompem o processo de compra porque, ao calcular o valor do frete, têm uma surpresa: o valor não estava apresentado claramente.  Então pode ser interessante apresentar alguma estimativa para o cliente, ou então pedir o CEP no momento de acesso ao carrinho de compras. Desse modo o frete é calculado automaticamente e o cliente tem mais clareza do valor.

6- Descrições de produtos claras

Poucos administradores de ecommerce se preocupam com este aspecto, mas o fato é que criar um texto interessante e envolvente, não somente apresenta as características principais de cada produto, mas também estimula o desejo de compra no cliente.

7- Social Media

Deve haver total comunicabilidade do site para todas as redes sociais da marca, a fim de que o cliente possa compartilhar tudo o que lhe interessar, ou mesmo divulgar as compras que está fazendo em determinado momento. Além disso, aceitar contribuições de materiais feitos por clientes, valoriza o interesse de cada pessoa e engaja mais e mais o público do ecommerce.

8- Dar voz ao consumidor

As mídias sociais são importantíssimas, como acabamos de ver, mas a área de comentários e análises dos produtos também deve estar bem visível. Ela deve permitir que o cliente se expresse com independência nesse espaço e tenha suas opiniões levadas em conta, para melhorar a qualidade de atendimento e serviços da empresa.

9- Email marketing inteligente

Com uma estratégia não-invasiva de email marketing, é possível que o cliente possa se interessar em comprar mais itens. Inclusive, não confiar apenas em cupons de desconto, mas sim no conceito da campanha como um todo.

10- Design responsivo

O ecommerce precisa apresentar uma plataforma totalmente adequada para execução perfeita não só em PCs e laptops, mas também em tablets e mobiles, em geral; afinal, muitas vendas nos dias de hoje são originadas nesses meios.

Todos esses pontos considerados no texto são realmente incríveis por si só, mas encontrá-los todos reunidos em um mesmo site de ecommerce é parte de um esforço de coesão de marketing da marca. Certamente, as conversões aumentarão sensivelmente e o sucesso do negócio estará mais próximo.

Prêmios e Certificações