8 de fevereiro de 2021

Opções de campanhas de recompensas para vender mais no e-commerce

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Os sites especializados em cupons de descontos recebem muitas visitas de clientes interessados na obtenção de descontos em sites de e-commerce. Curiosamente, alguns clientes acessam um site vendedor, escolhem o produto, se convencem da compra, mas antes de a efetivar procuram por cupons de desconto daquele site vendedor em sites de terceiros. Ocorre que na busca por cupons de desconto em sites de terceiros, não são poucas as vezes que o cliente encontra, sim, um bom cupom de desconto, mas do concorrente, e o caminho da compra muda abruptamente de direção.

As empresas, lojas ou sites que vendem via comércio eletrônico não podem desperdiçar as oportunidades de recompensas. É sensato que essas oportunidades se concentrem no próprio canal de comércio eletrônico, que não fiquem despercebidas em seus sites ou simplesmente deixadas para terceiros.

Vamos apresentar algumas opções de utilização de recompensas no comércio eletrônico. Confira:

Opções da utilização de recompensas no comércio eletrônico


Recompensa por assinar boletim, newsletters

Geralmente, muitos clientes evitam receber newsletters, pois sabem que muitos desses boletins eletrônicos são enviados em frequência demasiada, têm conteúdo irrelevante e são basicamente formados por propaganda banal. Uma boa forma de ter clientes que recebam newsletters é fazer com que os próprios clientes queiram receber o material. Sim, pode ser oferecida uma recompensa interessante, como um e-book com conteúdo relevante, um desconto exclusivo, ou outras vantagens, mas para que o cliente tenha satisfação em receber o boletim, é preciso que este seja válido e útil para os propósitos do cliente.

Frete gratuito

O e-commerce é muito competitivo. Muitas vezes, o frete gratuito é decisivo na escolha do cliente entre suas várias alternativas de onde comprar. Oferecer o frete gratuito deve ser feito responsavelmente e com o devido planejamento. Não basta dizer ao cliente que o frete é gratuito se o produto, mesmo com o frete gratuito, tiver o montante do valor da compra superior ao mesmo produto do concorrente com a cobrança de frete inclusa.

Recompensa por compras acima de determinado valor

As compras acima de certo valor podem ser incentivadas com a utilização de recompensas. O cliente que comprar acima de um valor previsto pode receber o frete gratuito ou receber um produto de presente. Presentear o cliente com algum produto poderá surtir efeitos agradáveis ao e-commerce. O cliente, satisfeito por ter recebido o presente, poderá compartilhar a experiência com seus amigos e despertar a curiosidade e interesse de novos potenciais clientes.

Recompensa por indicações

O cliente que indica o comércio eletrônico para seus amigos e conhecidos pode receber como recompensa algum benefício. Há várias alternativas que dependem de criatividade e planejamento. Uma opção pode ser o desconto na próxima compra do cliente indicado e do cliente que indicou. Logicamente, a intenção de indicar deve surgir naturalmente pela qualidade do site. O benefício funciona como um incentivo para o cliente recomendar algo que verdadeiramente já acredita ser proveitoso.

Programa de fidelização, marketing de relacionamento

É muito mais prático e natural vender para o cliente que já realizou compras anteriores do que para o cliente ainda sem compras ou para o potencial cliente. Todos devem ser bem cuidados, mas o cliente experiente já conhece bem o atendimento, o processo da compra e não deve ser deixado de lado em função da busca por novos clientes. Aquele cliente que há determinado tempo não fez novas compras pode receber um incentivo para que volte a comprar.

O site de e-commerce pode ter uma seção exclusiva com acesso liberado apenas para um número restrito de clientes. Cupons de desconto, amostras, sorteios, promoções, prioridade na compra de lançamentos e o oferecimento de material instrutivo em vídeo, texto ou imagem estão entre as diversas alternativas de conteúdo. Para determinar o acesso do cliente ao conteúdo exclusivo são estabelecidos os requisitos. Por exemplo, é justo que tenham acesso os clientes que assinam o boletim do site, os clientes que já realizaram compras e os clientes que fizeram indicação.

O que não agrada ao cliente nas abordagens e recompensas

Regras complicadas e prêmios desestimulantes estão entre os principais erros

Um e-commerce jamais deve incitar o cliente a participar de algo que lhe causará frustração. Um cliente, entusiasmado em receber uma recompensa, segue as instruções para participar de uma atividade, ou série de atividades. Depois de cumprir certas atividades enfadonhas, acumular uma enormidade de pontos e demorar um bom tempo até ler o extenso e chato regulamento, o cliente descobre que sua esperada recompensa é um alfinete, um clipe de papel, ou que seus pontos não podem ser trocados pelo prêmio, pois o item x do regulamento não foi seguido.

Prêmios e Certificações