
Acompanhar os KPIs (Key Performance Indicators) – em português, Indicadores-chave de Desempenho – é fundamental para todo tipo de negócio, mas se você tem um e-commerce, eles são ainda mais importantes. Por estar no meio digital, essa área é rica em dados, que podem ser transformados em informações valiosas para sua empresa.
Mais que bons produtos ou uma boa experiência de compra, com os KPIs é possível analisar a fundo a sua loja virtual, medindo o resultado de cada ação e entendendo o que está dando certo ou não.
Para fazer uma análise do seu e-commerce, listamos os 6 principais KPIs que você deve monitorar:
1) Volume e origem do tráfego
Ter uma boa quantidade de acessos é importante para entender se você está atraindo potenciais compradores ou não para a sua loja virtual. Uma das maneira de gerar tráfego e aumentar o número de visitantes é investir em estratégias de marketing digital.
Além disso, também é preciso saber de onde esses visitantes estão vindo. Assim você saberá quais canais estão trazendo um bom retorno e poderá investir mais fortemente neles.
2) Taxa de conversão
Quantos usuários do seu site se transformaram em clientes efetivos? Para saber essa informação é essencial medir a taxa de conversão. Ela mostra a eficiência de suas ações em converter as oportunidades em vendas.
Para calcular esse KPI use a seguinte fórmula:
Taxa de conversão (%) = (Número de pedidos / Tráfego no site) x 100
Com esse dado em mãos, você saberá o número de visitas que precisa atrair ao site para vender uma quantidade determinada. Além disso, poderá identificar se tem levado muitos acessos desqualificados para a sua loja, se a taxa de conversão for baixa demais.
3) Ticket médio
Esse indicador calcula, aproximadamente, quanto cada cliente gasta na sua loja online. Quanto maior for esse valor, mais os clientes estão gastando em pedidos.
Para calcular essa métrica, aplique a seguinte fórmula:
Ticket Médio Mensal = Receita do Mês / Nº de Clientes do Mês
Para aumentar o ticket médio existem diversas estratégias, entre elas, liberar o frete grátis nas compras acima de determinado valor, fornecer brindes, programas de fidelidade ou desconto progressivo.
4) Abandono de carrinho
O cliente escolheu um ou mais produtos, colocou no carrinho de compras e, por algum motivo, não concluiu a compra. Esse comportamento pode ter muitos motivos, como frete alto, insegurança, burocracia no cadastro, entre outros. Por isso, acompanhar esse KPI é extremamente importante para lojas virtuais.
Use a fórmula abaixo para calcular essa métrica:
TAC = (Total de abandonos / Total de compras iniciadas) × 100
A taxa de abandono de carrinho é bem alta no e-commerce, mas estabelecer ações para reduzir esse número podem refletir diretamente nas suas vendas. Vale destacar que os carrinhos abandonados impactam diretamente o KPI de conversão.
5) Custo de aquisição de cliente (CAC)
Esse indicador revela quanto sua empresa gasta para atrair e conquistar novos clientes. O ideal é que o CAC seja calculado para cada canal de tráfego, assim você pode comparar os resultados, encontrando as melhores opções e definindo o que deve ser priorizado.
Para mensurar o CAC, use a fórmula abaixo:
CAC (R$) = Total dos custos de marketing e vendas / Número de clientes adquiridos
6) Retorno sobre Investimento (ROI)
Um anúncio no Google Adwords, nas redes sociais ou links patrocinados. O que leva mais clientes para a sua loja e, consequentemente, faz as vendas aumentarem? Para saber isso, você precisa calcular o Retorno sobre Investimento (ROI) de cada uma dessas ações.
Para calcular esse KPI, usa-se a seguinte fórmula:
ROI = Receita – custos / custos * 100
Assim, você poderá avaliar todas as suas ações, investindo ainda mais no caminho que está dando bons resultados.
Ficando de olho nesses KPIs você pode otimizar os recursos do seu negócio e buscar uma maior lucratividade. Nós, da AVANTI, somos experts em e-commerces e podemos te ajudar com essa tarefa dos KPIs e muito mais.
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