A mídia paga para e-commerce é uma das estratégias de marketing digital que podem ser usadas para aumentar as vendas e consolidar uma marca em um mercado que é cada vez mais disputado. A prática é reconhecida mundialmente por permitir ótimos resultados.
Resumidamente, as campanhas planejadas trazem novos visitantes para o site, aumentando o tráfego e o potencial de vendas. A teoria é perfeita. Só que não se aplica a todas as realidades.
Por isso, se você já começou a investir em mídia paga e não conseguiu aumentar as vendas da forma que gostaria, o nosso convite é para que continue lendo as próximas linhas. Pode ser que exista uma informação que você ainda não considerou nesse tipo de estratégia.
Por que usar a mídia paga para e-commerce
Esse tópico será breve porque a ideia não é mencionar todas as vantagens dos anúncios patrocinados no Google, no Facebook ou em qualquer outra mídia. O nosso objetivo é perguntar a você, que gerencia um e-commerce, as motivações que tem para tal estratégia.
No geral, a mídia paga tem particularidades para cada anúncio feito. Só que costuma manter os principais benefícios, como: tempo de retorno mais rápido, campanhas segmentadas, alto potencial de alcance, maior visibilidade da empresa e gerar tráfego qualificado.
Só que para dar certo, esse tipo de estratégia digital tem que unir esforços, especialmente de um planejamento aliado a um investimento. O pagamento para expor um anúncio permite alcances sistêmicos e mensuráveis. O problema é que isso não garante as vendas.
Então, é óbvio que apostar na mídia paga pode ser a cereja do bolo que faltava para a sua empresa vender mais e mais. Mas, não há garantias de que isso vai acontecer. O que você precisa é ter certeza que o seu e-commerce está preparado para receber os consumidores.
Como criar uma campanha de mídia paga para e-commerce
A criação de mídias pagas se divide entre os anúncios feitos em buscadores, como o Google, e em mídias sociais, como o Facebook e o Instagram. Em uma linguagem mais popular, temos os exemplos dos links patrocinados do Google Ads e das campanhas no Facebook Ads.
Atualmente, é possível que se encontre e faça o uso de várias técnicas ou métodos para validar uma boa campanha de anúncios na internet. Um dos mais conhecidos é o método Curva ABC, que ajuda na seleção dos produtos mais rentáveis para o seu e-commerce.
Outra ideia que faz muito sentido é testar os melhores canais de mídia para o seu negócio. Afinal, nem sempre aquele que recebe mais percentual do seu investimento será o que vai gerar os melhores resultados.
Também está em alta o remarketing, conhece? É um modelo de mídia paga que permite que uma empresa faça anúncios em outros sites para gerar leads. Apesar de menos comum, as campanhas também podem acontecer em veículos da mídia digital.
O que ninguém conta sobre a mídia paga para e-commerce
Apesar dos conteúdos de passo a passo disponíveis na internet que explicam como criar as campanhas de anúncios pagos e dos eBooks que mencionam as vantagens dessa estratégia tem um tipo de informação que não é divulgada de forma tão assídua – mesmo que deveria.
Do que estamos falando? A ideia desse tópico não é revelar um segredo escondido a 7 chaves, mas sim trazer à tona um ponto que precisa ser considerado para que você não gaste dinheiro à toa com essa estratégia do marketing digital: os outros elementos do seu e-commerce.
Já vamos detalhar um pouco disso. Só que antes, a prática. Imagine que você tenha investido muito em um anúncio patrocinado no Google. O seu objetivo é vender a maior quantidade possível de um produto. E, de fato, a sua campanha está linda de ver. Só que não gera vendas!
Como é que uma campanha perfeita pode não gerar vendas? Há um bom motivo para explicar esse grande prejuízo financeiro. Aliás, há vários motivos. Por exemplo, pode ser porque o seu frete está caro ou porque os comentários dos consumidores são negativos, entre outros.
O que um e-commerce precisa ter [o básico do básico]
Ao assumir a gestão ou a gerência de um e-commerce – ou ser o dono dele – pode ser que você já tenha estudado antes aqueles principais pontos que vão atestar que a sua plataforma está viável para comercializar os produtos no mercado online.
Por exemplo: design, layout, navegação, fotos, descrições, carrinho de compras, página de pagamentos, segurança e muito mais. Mas, será que você não está se esquecendo de nada? Atualmente, temos um termo importante: “Experiência do Usuário”.
Isso responde o que acabamos de ver: mesmo com anúncios patrocinados perfeitos, se o consumidor não se sentir confortável e seguro, ele não vai comprar na sua loja online. Então, antes mesmo de criar a campanha perfeita, atente-se a esse detalhe.
O UX ou a Experiência do Usuário nada mais é do que se dedicar a entender o perfil de comportamento das pessoas na internet. Os seus produtos precisam ter boas avaliações, o seu frete precisa ser agradável ao público, as fotos devem ser reais e muito mais.
Agora que você sabe que apenas usar a mídia paga para e-commerce não garante o sucesso das suas vendas, vale a pena entender o que é UX no e-commerce e como aplicar a estratégia para escalar o seu negócio de verdade.
O UX como fator determinante para o sucesso com as mídias pagas
O trabalho que é feito em cima de cada nova campanha de mídia paga que se inicia tem que ser pensado nos melhores resultados. Por isso, os testes são importantes, assim como o uso de técnicas, imagens e copys relevantes para o seu público-consumidor.
O próximo passo, que é quando esse usuário chega até a landing page ou a página de produtos, é conseguir converter ele em um comprador. E é nessa hora que a UX faz toda a diferença para aumentar as vendas do seu e-commerce, ou não.
Porque se todo o trabalho inicial der resultado, mas não concretizar em vendas, o primeiro prejuízo será o financeiro. Só que além dele, vem outros, como o fato de a sua marca ter perdido a confiança do usuário, o que seria muito ruim para o seu posicionamento online.
Dessa forma, se você já começou a trabalhar com mídias pagas, mas não está gerando resultados positivos em vendas, a dica é consultar o nosso time de especialistas. Temos profissionais capacitados a atuar com os serviços de gestão de tráfego de mídias pagas.