março, 2023

O que é Composable Commerce – O futuro do e-commerce

  • E-commerce
Avalie esta página

Existem várias formas de explicar o que é Composable Commerce. Uma das definições atuais diz que se trata da combinação de sistemas para dar aos clientes o que eles querem, como querem e onde querem. 

Ou seja, estamos diante de uma abordagem que está revolucionando o comércio eletrônico. E você vai entender os motivos!

Ele é diferente do Headless Commerce porque entrega o que os consumidores precisam. Ou seja, não foca somente na plataforma como ponto de partida. 

E também é diferente do E-commerce Monolítico porque não tem “pacotes prontos para usar”. Logo, permite a personalização do e-commerce.

Dessa forma, dá para notar que, no mínimo, estamos diante de uma metodologia diferenciada e inovadora no mercado digital. Então, continue lendo para entender tudo sobre o Composable Commerce e por que ele é o futuro do e-commerce!

  • O que é Composable Commerce
  • O Composable Commerce no dia a dia
  • Como funciona o Composable Commerce
  • O Composable Commerce para a minha empresa
  • Será que o Composable Commerce vale a pena?

O que é Composable Commerce

Composable Commerce é um termo que foi usado pela primeira vez pela Gartner, quando se referiu a uma nova abordagem que combinava diferentes sistemas a fim de atender às necessidades de cada negócio, chegando a resultados mais rápidos e mais flexíveis.

Um trecho da Gartner, que foi publicado em junho de 2020, menciona a importância de considerar esses dois aspectos fundamentais para as empresas, é esse:

“Fornecer flexibilidade em uma plataforma pode conflitar com um rápido lançamento no mercado. E é necessário alcançar um equilíbrio ideal entre ambos para ter sucesso”.

Essa nova abordagem permite soluções para o comércio eletrônico satisfazendo as exigências comerciais e combinando com uma experiência que é integrada a outras fontes de dados. 

Está de acordo com a tecnologia MACH, que permite a adaptação rápida de uma arquitetura aberta assim como o método JAMStack.

As principais vantagens do Composable Commerce

As vantagens dessa tecnologia podem ser vistas em cada um dos tópicos que traremos neste conteúdo. Por exemplo, ao entender o funcionamento da metodologia, o leitor nota os seus benefícios para o dia a dia de uma loja virtual.

No entanto, essa parte do texto é para pontuar algumas dessas vantagens. Confira!

  • A criação de experiências únicas em qualquer ponto de contato;
  • A criação de experiências no comércio para todos os requisitos;
  • A combinação de soluções internas com aplicativos e serviços;
  • A combinação de dados, conteúdos e quaisquer serviços;
  • A adaptação ao mercado, com agilidade e foco no consumidor;
  • A chance de responder rapidamente às mudanças do negócio;
  • A redução de custos com a gestão de sistemas.

Com isso, cria-se a possibilidade de moldar uma plataforma online a partir do que for necessário, personalizando o comércio de um jeito fácil e rápido.

O Composable Commerce no dia a dia

Para entender o conceito de Composable Commerce no dia a dia, vale a pena trazer uma comparação com o consumo diário de vitaminas feito pelas pessoas. Vamos ao exemplo.

Imagine que todas as manhãs uma pessoa tome um comprimido multivitamínico. Isso quer dizer que o organismo vai receber cálcio, magnésio, ômega 3 e outros nutrientes. 

Após um tempo, a pessoa percebe que mesmo assim está com falta de ferro e vitamina C. Esses dois nutrientes são importantes para os ossos e articulações. 

Ele também nota que é preciso consumir mais lecitina para a memória e outras suplementações além do polivitamínico básico que já toma diariamente.

O Composable Commerce tem essa ideia de ir além do básico, permitindo as melhores soluções externas para um comércio eletrônico. O que acontece através da combinação de conteúdo, serviços e dados que devem ser integrados.  

Como funciona o Composable Commerce

Se o mercado do comércio eletrônico está dividido entre construir a própria tecnologia ou comprar um modelo pronto, o Composable Commerce vem como solução porque usa recursos de um negócio pronto para avançar na melhor experiência do comércio digital.

Para entender um pouco mais sobre como criar as próprias soluções personalizadas a partir desse conceito, leve em conta os três principais componentes do Compostable Commerce:.

Arquitetura Modular

Ela usa blocos de construção examinados e testados. Assim, uma empresa pode criar experiências personalizadas e colocar os produtos no mercado mais rapidamente.

Centralização nos Negócios

Ela coloca a tecnologia a serviço dos negócios. Logo, vai de encontro com as soluções que são interessantes para o que a empresa precisa, construindo a tecnologia em torno disso.

Ecossistema Aberto

Ela permite que as organizações montem uma experiência de comércio completa integrada às soluções que já existem e não bloqueiam a base única de código monolítica.

É por conta desses componentes que o “comércio composto” é uma resposta que fica no meio-termo para os comerciantes online que não querem comprar um sistema de prateleira e nem arriscar construir algo do zero que possa dar dores de cabeça.

Será que o Composable Commerce vale a pena para a minha empresa?

Se o seu objetivo é criar experiência incrível para o seu cliente, impulsionando as operações e minimizando a complexidade do negócio, o Composable Commerce é uma boa ideia.

Isso porque permite pensar em todo o ciclo de vida do desenvolvimento e gerenciamento de aplicações com soluções personalizadas que podem resolver problemas específicos do negócio online.

É a melhor resposta para quem pensa em ter a flexibilidade de resolver questões de forma flexível, mas sem perder a agilidade para isso. É uma linha que permite validar ideias e testá-las em um processo rápido.

O Composable Commerce na minha empresa

O conceito do Composable Commerce é mais antigo do que muita gente pensa. O que aconteceu foi que a pandemia acelerou essa mudança no comércio eletrônico. Em pouco tempo, todo comércio precisou ser digitalizado, por exemplo.

Agora, as empresas estão em busca de soluções que sejam mais flexíveis e que impulsionem as vendas. Um relatório da Mckinsey diz que durante 90 dias de pandemia, o comércio digital dos Estados Unidos cresceu algo equivalente a 10 anos.

E essa pequena revolução também pode ser espalhada em outros países e partes do mundo, o que exige uma nova atenção para o uso da tecnologia no comércio eletrônico.

Saiba como aplicar o Composable Commerce no seu negócio com a AVANTI para chegar aos resultados mais rapidamente

Todo e-commerce que está em um momento que permite a criação de experiências únicas para impulsionar as vendas deve buscar ferramentas e métodos que reduzem a complexidade da operação e geram resultados rápidos. 

O Composable Commerce visa esse objetivo.

Inclusive, não é incomum encontrar relatos de lojas virtuais que precisaram construir ferramentas com aplicações personalizadas para resolver problemas específicos de clientes. Ou aquelas que precisavam integrar soluções externas para resolver questões.

Todas essas situações provam a necessidade de entender a transformação digital e como ela pode permitir que a sua empresa continue crescendo. Afinal, o básico não é mais capaz de fazer isso.

Ao contrário, mudar a abordagem é a melhor solução do mercado. A AVANTI atua com esse viés, sabendo que a tecnologia não precisa ser complicada demais para fazer com que o e-commerce encontre os melhores resultados. O Composable Commerce mostra isso e a AVANTI é a chave para aplicar a nova abordagem com eficiência, focando sempre em qualidade, experiência e um time altamente qualificado.

Prêmios e Certificações