
Em 2010, surgia a primeira Black Friday no Brasil. Quatro anos depois, menos de 30% das pessoas sabiam o que era a data. Hoje, já não dá pra dizer o mesmo: das pessoas entrevistadas, quase 100% conhecem a Black Friday e 69% participaram dela de alguma maneira. Os dados são da pesquisa Provokers, realizada em julho de 2018.
Que esta data se transformou em um frenesi, disso ninguém duvida. Mas o que faz dela tão especial? Por que se tornou a porta de entrada para novos compradores on-line?
A resposta, meu amigo, é simples: planejamento.
Metade das pessoas conectadas no Brasil são consumidores on-line. Para elas, a Black Friday deixou de ser uma data para se tornar uma oportunidade de adquirir o que se deseja há muito tempo. Mas engana-se quem pensa que este cara compra por impulso. Na prática, apenas 6% dos entrevistados não pesquisam antes de comprar; a maioria esmagadora deles começa a pesquisar meses antes de decidir.
Isso merece uma reflexão: se os clientes se planejam com tanta antecedência, o que você está fazendo pelo seu e-commerce para esta data?
Nossa sugestão é que você tenha em mente algumas das características que mais se destacam, na visão dos consumidores, no momento da compra. A pesquisa aponta que facilidade na experiência, tanto do site quanto dos smartphones, atendimento ao cliente, velocidade e usabilidade são fatores fundamentais. Mas, dentre todos, nada supera o tempo de entrega. E isso é logística na veia. Olha aí o planejamento de novo. Além disso, é importante analisar e planejar campanhas de mídia paga, com um profissional qualificado.
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