agosto, 2021

A importância do SEO de Produtos no E-commerce e os produtos orgânicos no Google Shopping

  • SEO
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Sempre quando pensamos em SEO para E-commerce já relacionamos com a dependência de mídia paga. Nenhum gestor de e-commerce fica confortável em depender cada vez mais de novos investimentos para para crescer os resultados da operação. Por isso, vamos focar 100% do conteúdo deste post no SEO de Produtos, já que este é o tipo de conteúdo mais fim de funil possível no e-commerce. 

Por que fazer SEO de Produtos no e-commerce

Em um e-commerce tradicional, o número de páginas de produtos é muito alta. A quantidade média de páginas relacionadas a árvore de categoria (home, departamentos e categorias) varia de 100 a 150 páginas, entretanto de produtos, este número é de 1.000 a 10.000 páginas. 

Diante deste contexto e também do crescimento do comércio eletrônico, o Google  vem realizando diversas atualizações do algoritmo e dando cada vez mais atenção para as páginas relacionadas a produtos nos últimos anos. A primeira delas foi dando maior destaque em imagens na aba Google imagens:

Imagem de Produto e informações extras dentro do Google imagem


Com essa atualização, o Google passou a dar mais destaque e mostrar informações extras para imagens relacionadas a produtos e otimizadas com dados extras:

  • Flag de Produto
  • Informação de estoque
  • Nome da loja
  • Título do produto
  • Média de avaliação
  • Total de avaliações
  • Ratings (estrelas)
  • Valor do produto
  • Marca do produto
  • Pequena descrição
  • CTA visitar que leva para URL do produto

Os dados extras relacionados ao produto são otimizados através do Schema (dados estruturados).

O que é o Schema no SEO de produtos da Loja

Apenas para contextualizar de forma mais fácil, o schema é uma estruturação de dados universais para que os robôs, principalmente do Google, consigam encontrar e interpretar mais rápido e fácil os dados importantes. Quais são os dados mais importantes que o Google lê no SEO de Produto:

  • ID do produto
  • Nome
  • Descrição
  • Link URL
  • Link imagem
  • Disponibilidade
  • Preço

Apesar de esses dados estarem em algum lugar da página de produto, é preciso organizá-los através de programação e desenvolvimento de código para que eles fiquem no formato ideal para os buscadores interpretá-los. Algumas plataformas já são mais amigáveis e vem com SEO mais estruturado, como por exemplo uma Loja VTEX. Quanto mais organizado e rico em dados, mais potencial de resultado orgânico o produto terá.

Além do Schema, o que mais compõem o SEO de Produto em uma Loja Virtual

Além da estruturação de dados, o SEO de e-commerce também é composto por diversos outros pilares importantes que ajudam na otimização e posicionamento orgânico. Entre os principais estão:

  • URL otimizada do produto
    • URL curta, limpa e com termos chave.
  • Carregamento de página
    • Carregamento otimizado e com renderização em poucos segundos.
  • Experiência do usuário
    • Experiência fluida e facilitada em todos os dispositivos.
  • Estruturação de dados
    • Organização e otimização dos dados para facilitar crawlers.
  • Heading Tags
    • Estrutura de headings (h1 ao H6) limpa e otimizada em cada página.
  • Meta Tags
    • Title e Description exclusiva focando em termos de cada página.
  • Descrição do produto
    • Descrição de produto humanizada, com termos chaves e rica para o usuário entender todos os detalhes e vantagens do produto.

Seo de Produtos de E-commerce e Google Shopping Orgânico

Se você chegou até este ponto, já conseguiu entender um pouco mais o que compõem o SEO de Produtos no E-commerce e também sua importância para o crescimento saudável do tráfego. Afinal, uma página de produto bem otimizada, com bom carregamento, boa experiência e com conteúdo rico oferece muitas vantagens para sua loja virtual: melhor indexação de páginas, aumento de impressões por cauda longa e também maior competitividade dentro do Google Shopping (menor CPC, melhores posicionamentos de anúncios e melhores CTRs).

Além disso, em 2020, O Google lançou uma atualização que mostra produtos orgânicos junto com os produtos do Google Shopping (na aba Google Shopping). Essa atualização veio para incentivar e impulsionar cada vez mais os resultados de páginas de produtos, que antes, dependiam exclusivamente de ter campanhas de Google Shopping para aparecer com maior destaque na busca orgânica.

Produtos gratuitos SEO dentro do Google Shopping Orgânico

Para conseguir ter seus produtos no Google Shopping orgânico você precisa ter um SEO de Produtos de E-commerce muito bem feito (todos os passos anteriores) e também um Google Merchant Center configurado com produtos validados e aprovados pelo Google.

Validação de produtos orgânicos dentro do Google Merchant Center.

No Merchant Center, você conseguirá ver o desempenho dos produtos orgânicos no Google Shopping, assim como os principais indicadores: Impressões, Cliques e CTR.

Painel com métricas de produtos orgânicos dentro do Merchant Center

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