março, 2023

Sistema TMS para e-commerce – O que é, vantagens e implantação

  • E-commerce
  • Implantação de E-Commerce
Avalie esta página

Já ouviu falar sobre sistema TMS para e-commerce, mas não tem certeza de que esse serviço pode ser bom para o seu negócio? Neste conteúdo, entenda o que é a tecnologia e de que forma pode contribuir para aumentar as vendas da sua empresa na internet.

O que é um sistema de TMS

Esse sistema fornece respostas mais rápidas e mais assertivas aos consumidores; ao passo que as informações também são mais detalhadas, atendendo às expectativas deles. A integração com o comércio digital permite a entrega do melhor serviço de atendimento ao cliente.

TMS é a sigla para sistema de gerenciamento de transporte. Na prática, representa uma plataforma que usa a tecnologia avançada para auxiliar as empresas no planejamento e execução da movimentação de mercadorias. Otimiza, por exemplo, as documentações referentes à entrada e saída de produtos.

A importância do TMS no dia a dia de uma empresa tem a ver, especialmente, com a ideia de ser uma solução que torna a operação mais realista e visível. Ou seja, permite que as entregas de cargas e mercadorias sejam pontuais e estejam em conformidade. O mesmo para o envio que acontece por terra, ar ou mar.

O mais comum é que esse sistema faça parte de uma gestão maior, que tem o viés de trazer informações e orientações acerca de toda a cadeia de suprimentos. Dentro da logística, a visibilidade dos dados permite que o planejamento seja executado de forma eficiente, gerando mais satisfação para o cliente.

E com o cliente satisfeito, vem também as vendas que, consequentemente, aumentam. Tudo isso, quando somado item a item, permite o crescimento sustentável de um negócio. Dessa maneira, a recomendação é que se tenha um TMS que traga benefícios como a navegação simples e descomplique os processos e políticas comerciais.

Qual a diferença entre gateway, TMS e ERP?

Para complementar essa explicação sobre o que é um sistema de TMS, vamos ver a diferença dele para outras opções que existem no mercado:

Gateway

O gateway tem a ideia de otimizar a questão do transporte no seu site, especialmente, a cotação de fretes. O software funciona na plataforma da loja, indicando o checkout para o internauta – e depois dando os próximos passos. Também permite criar campanhas de fretes.

ERP

ERP é um sistema integrado de gestão de empresas. O objetivo é organizar um negócio, acompanhando processos diários e automatizando tarefas. Dessa forma, envolve outros setores além do transporte.

TMS

O TMS é um sistema de gerenciamento de transporte, ou seja, ele trata da integração das operações de distribuição com o diferencial de acompanhar a carga desde a expedição até a entrega. Nele, há serviços como cálculo de frete, rastreamento e muito mais.

Em resumo, deu para notar que enquanto um TMS supre as necessidades backoffice de um e-commerce, os gateways podem ser vistos como serviços de front-end da operação. O TMS permite o controle absoluto e alinhamento dos processos, o que é feito com mais precisão.

Empresas que utilizam o sistema TMS

Todas as empresas que fazem o envio de mercadorias e precisam de um rastreamento em tempo real podem fazer o uso da tecnologia. Ainda mais quando levamos em conta que nos dias atuais a movimentação física de produtos tem se tornado crítica; o que exige ainda mais desse sistema de gerenciamento.

O resultado é que as principais empresas que fazem uso do sistema TMS são: fabricantes, distribuidores, comércio varejista, empresas de logística e, também, os e-commerces. 

E aqui entra um dado muito interessante de ser avaliado, porque pode ser a solução ideal para um problema que você enfrenta no trabalho. Até algum tempo atrás, somente as empresas que tinham gastos com frete acima de US$ 100 milhões no ano tinham a disponibilidade desse tipo de tecnologia. Hoje, não mais. A solução TMS se tornou possível para quase todas as empresas de todos os setores devido à acessibilidade em nuvem, que é mais um dos benefícios.

Como usar o sistema TMS para e-commerce

Um sistema TMS para e-commerce funciona muito bem através do tripé que já vimos antes: planejamento, execução e otimização. Entenda, de modo breve, cada uma das etapas.

O planejamento

O sistema TMS auxilia as empresas a pensarem em um modo mais eficiente de envio de mercadorias e até mesmo na escolha da melhor transportadora. Como faz isso? Trazendo dados sobre custo, eficiência e distância, por exemplo.

Um dos resultados é poder visualizar toda a cadeia de suprimentos, pensando em uma solução global; desde as tarifas até os possíveis atrasos alfandegários ou outros percalços. Portanto, o TMS se tornou uma solução melhor do que as planilhas para o gerenciamento de transporte.

A execução

Os sistemas de gerenciamento de transportes podem incluir vários serviços que agregam valor à rotina das empresas. Entre eles, a inclusão de correspondências de cargas e a comunicação entre as transportadoras ou ainda a assistência na hora de fazer cobranças de fretes.

As soluções mais avançadas permitem o acompanhamento e rastreamento das cargas, com a troca de informações em tempo real entre todos os envolvidos – transportadoras, distribuidores, depósitos e clientes.

A otimização

Os recursos de um TMS contam com a possibilidade de mensurar e rastrear o desempenho dos pedidos e dos envios, sendo que esse tipo de informação agrega muito valor aos responsáveis, que poderão tomar decisões mais assertivas em suas gestões.

O TMS gera relatórios, painéis e análises usando a tecnologia a favor de um transporte mais inteligente.

Quais os benefícios de um sistema TMS para e-commerce

Ao pesquisar sobre as vantagens do TMS no e-commerce, será possível encontrar respostas como a redução de custos (tanto para a empresa quanto para o consumidor final), além da automatização de processos e melhorias no atendimento ao cliente; o que nos leva a pensar também em uma melhor capacidade de crescimento do negócio.

Sabendo disso e considerando tais benefícios como reais, a ideia deste tópico é trazer pontos que são positivos e que, talvez, você ainda não tenha considerado. Logo, são motivos que vão auxiliar a sua equipe a tomarem uma melhor decisão quando pensarem em um sistema de gerenciamento de transporte.

O monitoramento da frota em tempo real

O sistema TMS permite o uso de dispositivos da Internet das Coisas (IoT), os quais têm a ver com um monitoramento de frota em tempo real a partir da visibilidade do trânsito, da direção, das rotas e dos ativos. Isso gera redução de custos com combustíveis e manutenção, da mesma forma que minimiza atrasos e melhora a segurança dos motoristas.

Os assistentes digitais que atendem ao consumidor moderno

O novo consumidor tem um comportamento que é muito ativo e exigente. Ele quer ter respostas rápidas e corretas. Nessa hora, um assistente digital, como um chatbot, pode ajudar; já que permite o uso de respostas imediatas e conversacionais, gerando resultados focados na experiência do usuário e aumentando a satisfação do cliente.

A inteligência adaptável às condições de cada logística

O sistema TMS usa inteligência que pode ser adaptada, isto é, ela é flexível a ponto de atender perfeitamente todas as necessidades. Assim, fornece recomendações precisas com base em rotas de entregas alternativas em períodos de alto tráfego. Ao prever um tempo de trânsito mais preciso, dá para planejar melhor o envio de remessas.

A garantia de uma parceria transparente entre os envolvidos

O blockchain é que está por trás dessa vantagem. Ele está sendo usado para criar conexões complexas e seguras entre os envolvidos, como remetentes e destinatários. Assim, com rastreamentos inteligentes, dá para ter mais transparência na cadeia de suprimentos, somada à garantia de informações precisas e seguras.

Como implantar um software TMS

A implantação de um software TMS pode ser a melhor solução para o seu e-commerce, só que nesse processo há desafios. A boa notícia é que tem como encontrar os melhores caminhos para eles. Abaixo, confira algumas dicas.

Engajamento

A equipe precisa estar engajada para tornar o sistema mais eficiente. Há prazos para serem seguidos e ações de melhorias que precisam ser executadas a tempo. Somente após todos tiverem entendimento dos benefícios do software é que ele trará as mudanças funcionais.

Liderança

A segunda dica é sobre a liderança, que será necessária para conduzir a equipe ao projeto. Até mesmo porque as incertezas podem acontecer, só que elas precisam ser superadas com o viés de que o processo do transporte será otimizado. O líder precisa ter autonomia para tomar decisões.

Conhecimento

Os pontos acima são importantes, no entanto, só vão gerar os resultados esperados se o conhecimento for a essência do processo. Se as variáveis mudam, então, é preciso ter entendimento para contribuir com o domínio das etapas.

Capacitação

Para complementar o tópico acima, considere que a capacitação é fundamental para garantir que tudo se desenvolva de forma tranquila. Se cada colaborador sabe a sua função e atua de modo operacional e capacitado, os processos são mais assertivos.

Qual é o próximo passo?

Se você está por trás das ações de uma empresa de médio ou grande porte que já possui um e-commerce, mas ainda não consegue colher os melhores resultados, o sistema TMS pode ser importante como próximo passo para chegar ao sucesso com as vendas.

O futuro do TMS está totalmente ligado à expectativa do cliente, que só aumenta e se relaciona com entregas no prazo e atualizações em tempo real durante todo o processo de envio de mercadorias. Isso faz muito sentido para o seu e-commerce, não faz?

Essa tecnologia visa a entrega de melhores experiências para todo o comércio, seja ele B2B, B2C ou marketplaces.

A AVANTI tem mais de 10 anos de experiência com e-commerce e atua desde a implantação até a consultoria dos serviços com uma equipe altamente especializada.

Entre em contato com o time de especialistas da AVANTI  para conquistar os seus novos objetivos, que podem ser desde a execução de um plano de expansão em vendas, até a melhoria na taxa de conversão e experiência do usuário.

Prêmios e Certificações