março, 2023

6 dicas para melhorar o tempo de carregamento de página do seu e-commerce

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O consumidor que compra na internet não quer ficar esperando. A frase é ampla e vale, inclusive, para o tempo de carregamento de página de um e-commerce. Se ela demora demais para abrir ou executar ações, o seu consumidor simplesmente desiste da compra.

O tema se tornou ainda mais necessário de ser discutido – e resolvido – porque mais do que 50% dos clientes online fazem suas aquisições por um dispositivo móvel, como o celular; facilitando muito a não efetivação da compra em caso de demora no carregamento das páginas dos produtos, do checkout ou qualquer outra.

Os dados abaixo são da Kissmetrics, Radware e Web Performance Today:

  • 40% abandonam o site que demora mais do que 3 segundos para carregar; 
  • Atraso no carregamento representa 7% de queda na conversão; 
  • Atraso no carregamento indica 11% de queda em pageviews; 
  • 2% em conversão para um segundo de aumento de velocidade. 

Além desse impacto super negativo para o seu negócio digital, a falta de cuidado com o assunto é ruim também para o posicionamento da loja virtual na internet. O Google, por exemplo, considera a velocidade de carregamento da loja para ranquear os resultados.

As melhores dicas para melhorar o tempo de carregamento de página

Muitos gestores se perguntam sobre o tempo ideal de carregamento de uma página. Ainda que existam variações, o ideal é que ela não demore mais do que 2 segundos para carregar. Caso contrário, pode representar mais do que 7% de perdas nas vendas online.

Visto isso, vamos às melhores dicas!

1 – Os arquivos externos

Uma primeira dica que faz muito sentido é sobre ter cuidado com os arquivos externos, isto é, aqueles que podem vir de outras páginas e servidores. Se a sua loja virtual depende deles, então, ficará refém do tempo de resposta que vem desses lugares.

Assim, o que se recomenda é que todos os arquivos usados em um site estejam armazenados no mesmo servidor, como da VTEX. Entre os arquivos, as imagens, os vídeos, os selos, as propagandas, os roteiros e as funções.

Entre os benefícios, a segurança das informações armazenadas. A VTEX adere as principais normas globais de segurança, como ao usar o PCI DSS, que adota medidas com relação aos portadores de cartões. Já o GDPR segue a norma europeia que regulamenta o uso de dados pessoais dos usuários que se relacionam com a empresa.

Vale a pena se orientar ainda pelas requisições síncronas. Ou seja, quando há serviços externos que modificam as páginas da loja e podem causar problemas no carregamento completo. Um ótimo exemplo vem da caixa de chat de atendimento.

2 – As imagens pesadas demais

Ainda que mencionamos as imagens no tópico acima, agora o foco é outro. 

Uma imagem maior pode parecer melhor para a exibição do site. No entanto, lembre-se que o navegador também baixa a imagem ao acessar a loja, o que pode causar lentidão no carregamento se elas forem pesadas demais.

A solução é simples: não use imagens com tamanho maior do que é necessário no cadastro de produtos. Aliás, existem serviços que cumprem bem esse papel, como o VTEX Img, que entrega as imagens da loja com grandes benefícios. Assim, envia o arquivo em tamanho específico e redimensionado nas melhores proporções.

3 – As prateleiras de produtos

Uma prática comum de acontecer em lojas virtuais que deixam o site lento é o uso de prateleiras de produtos na navegação horizontal. Ao invés de exibir 4 produtos de uma vez, muitos lojistas optaram por incluir 12 deles em uma única linha – o que é uma ideia ruim.

Isso porque os outros produtos ficarão ocultos dependendo dos cliques dos visitantes para serem abertos. E na internet, para ter sucesso, é preciso facilitar a vida do usuário e não o contrário. Então, atente-se a essa questão da rolagem de produtos.

4 – As páginas cacheadas4 – As páginas cacheadas

Quem ainda tem poucas visitas no site pode ter o problema de ter poucas páginas cacheadas. O que isso quer dizer na prática? Quando um usuário abre uma página não cacheada, ela é carregada do zero; o que indica que terá um tempo de carregamento maior.

Para isso, a solução é aumentar o número de visitas do site, sendo que assim, automaticamente, as páginas cacheadas estarão em maior quantidade, eliminando o problema da lentidão do carregamento.

5 – Os códigos Java, HTML e CSS

Comprimir códigos é um trabalho mais técnico do que os anteriores. Assim, será necessário ter um time de desenvolvedores e programadores para execução. A ideia é retirar ou reduzir espaços em variáveis para compactar os códigos na menor quantidade de linhas.

Isso tornará a sua página mais rápida porque o tempo de resposta do servidor também será menor. Neste tipo de trabalho, é ideal contar com ferramentas que otimizam códigos, como o Adobe Dreamweaver, o Minify e o YUI Compressor.

6 – As ferramentas de monitoramento

Outra percepção é considerar as melhores ferramentas para fazer o monitoramento da velocidade do e-commerce. Hoje, o PageSpeed Insights, que é do Google, é o mais utilizado.

Ele gera relatórios sobre o desempenho das páginas em dispositivos móveis e computadores, além de trazer sugestões de melhorias com a grande vantagem de usar as métricas do Google para web no comparativo.

Essas métricas são geradas a partir dos dados de campo e dos dados de laboratório. Os primeiros vêm do monitoramento dos usuários reais, que carregam e interagem com a página. Os outros se baseiam em simulações de carregamento em ambiente controlado.

O próximo passo para melhorar o tempo de carregamento da página

Vimos vários insights que fazem muito sentido na hora de melhorar o tempo de carregamento de uma página de vendas na internet. Agora é hora de colocar em prática.

A VTEX possui recursos que facilitam a arquitetura da informação de um site, como o uso de URLs amigáveis até a integração de palavras-chave. Essa personalização é fundamental para todo e-commerce que visa expandir o mercado, gerando mais vendas.

A empresa que ainda não faz o uso da VTEX pode contar com a AVANTI, que realiza a implantação ou migração da plataforma. Com a nova estrutura será possível figurar ao lado de grandes marcas de e-commerce, como Coca-Cola, Electrolux, Nestlé, Sony e outras, que usam VTEX.

E para que o lojista-empreendedor se preocupe somente com as vendas do seu negócio, a AVANTI também oferece o Suporte Certificado VTEX, que como o nome indica, dá todo o suporte necessário para o bom funcionamento do site.

Tudo isso pode ser acompanhado por um aplicativo próprio, que traz as tarefas que são realizadas. Essa é a estratégia integrada com serviços AVANTI que faltava para a sua loja atender os consumidores, ter um tempo de carregamento mais rápido e não perder vendas.

Entre em contato com a AVANTI.

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