março, 2023

Time-to-market – Descubra como acelerar o TTM

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Existe o melhor momento para fazer o lançamento de um produto, serviço, ou até mesmo uma loja virtual. Sabe qual é? O mais rápido possível – sem que se perca a qualidade. Só que para chegar nesse time-to-market perfeito será preciso se adaptar aos processos e ser resiliente. Neste conteúdo, descubra como acelerar o TTM.

Inclusive, o tempo-to-market não tem o intuito de eliminar etapas ou pular partes do processo de lançamento de produtos e serviços. Nem mesmo de fazer isso sem antes testar a solução. Na verdade, ele é um planejamento mais otimizado e automatizado do objetivo.

O que significa a sigla TTM?

TTM é a sigla de Time-to-Market, que nada mais é do que o tempo que leva para que um produto seja colocado em prática; o que considera desde a ideia dele passando pelo design e desenvolvimento, até chegar ao lançamento no mercado.

Essa simples definição é importante para que se note que, quanto mais simplificado e ágil for todo o ciclo, então, melhor para a empresa. Em um primeiro momento, a maior vantagem é sobre vencer a concorrência, já que outras empresas também estão investindo em inovação.

Além disso, há benefícios nas finanças, porque com menos tempo gasto até o lançamento, menor o custo financeiro. E sem contar que o atraso no ciclo poderia tornar a sua novidade redundante, levando em conta as rápidas mudanças tecnológicas que acontecem.

Saiba como medir o time-to-market

Dá para medir o tempo no calendário em dias, meses e anos. Esse é o conceito do mercado, que também é usado como índice na criação de produtos.

Para medir o time-to-market, o ponto de partida deve vir antes mesmo da aprovação do orçamento – porque antes disso já haviam pessoas trabalhando na ideia. E o ponto final acontece quando a primeira versão é vendida ou aceita; o que é comum ser no lançamento.

Mas, vale lembrar que o TTM varia muito entre equipes e companhias. Um dos motivos é que quanto mais riscos ele tem, maior o tempo que poderá levar até que chegue ao final do processo. Outro fator que prova isso é o tipo de produto, a complexidade e o setor.

Ainda que não exista um cálculo único para essa conta, é possível avaliar os movimentos que já aconteceram no mercado para ter uma ideia mais prática do TTM. Veja como foi esse processo em alguns dos principais setores.

Espaçonaves

Na indústria aeroespacial, que considera não apenas espaçonaves, mas outros veículos aéreos também; saiba que o tempo de lançamento de um novo produto pode levar até 22 anos na média. E o prazo mínimo é de 4 anos, ao que se tem conhecimento.

Medicamentos

Com exceção de casos como a Vacina da COVID-19, os medicamentos e outros produtos farmacêuticos levam de 10 a 20 anos para irem para o mercado. Um dos motivos tem a ver com os cuidados com a saúde das pessoas, além de outros trâmites.

Energia

No setor de energia, os produtos e serviços relacionados ao tema possuem um limite que não ultrapassa os 7 anos do projeto até o lançamento. Só que há sim exceções que levam mais do que décadas para acontecerem.

Veículo

O TTM para a criação de carros fica entre 3 e 5 anos. Obviamente, estamos levando em conta todo o rascunho da ideia, isto é, o projeto. Já quando existe a aprovação de tal documento, aí o tempo para montagem e construção não leva mais do que 2 anos.

Smartphone

O time-to-market para o lançamento de um smartphone hoje em dia varia de 1 a 3 anos. Inclusive, nos próximos tópicos vamos mencionar uma curiosidade sobre a Apple que vale a pena ler.

Software

Um programa de computador, como os softwares são conhecidos, faz parte de uma indústria que tem crescido muito. Só que dependendo da complexidade do produto, o tempo de duração nunca é menor do que 6 meses.

Por que acelerar o time-to-market?

Existem muitos e ótimos motivos para acelerar o TTM na sua empresa; por exemplo, o fato de que tempo é dinheiro nesse tipo de negócio. Há estudos que dizem que as empresas gastam ao menos 40% dos recursos nesse ciclo produtivo; durante o tempo que atrasos aumentam o percentual.

Aumento da eficiência no processo

O primeiro benefício direto do investimento para acelerar o time-to-market é sobre ter processos gerenciais que sejam mais eficientes. Ao criar um cronograma confiável, a equipe poderá antecipar custos e diminuir o tempo de produção.

Aumento da receita e margem de lucro

Vantagem número dois: quanto mais atenta a empresa está com o que o mercado precisa, então, maior a chance de se criar um produto de qualidade e que atenda essa demanda; o que torna possível o aumento da receita com um produto lançado antes do esperado.

Aumento da participação no mercado

Ao acelerar o TTM, o seu negócio terá uma vantagem nítida sobre os concorrentes porque o lançamento de inovações antes do prazo tem esse viés: de ajudar a conseguir maiores participações no segmento de atuação.

Como acelerar o time-to-market

Vimos que o TTM é muito importante e acelerar ele pode fazer surtir ótimos resultados para a sua loja virtual, inclusive, nos quesitos lucro e concorrência. Sabendo disso, vem a pergunta: como acelerar o time-to-market? Existem algumas opções. Confira!

Integração com o negócio

A primeira das opções é integrar o centro de inovação com o design. Ainda que exista a justificativa de que o investimento foi feito ou está sob domínio de um pequeno grupo, considere que tal fato pode diminuir o apetite ao risco da empresa toda. O ideal é ter várias equipes organizadas e envolvidas no projeto para acelerar o tempo de lançamento.

Atribuir metas de receita

Outra ideia que ajuda muito é a de ter uma meta para destinar a equipe de inovação porque o seu negócio não vai funcionar sem esses números; que são como métricas para apresentar o sucesso que está por vir. As inovações estão ligadas ao seu modelo de negócio e isso leva toda e qualquer equipe a chegar em um TTM mais rapidamente.

Terceirizar os processos

É possível usar a terceirização a seu favor e isso acontece em todas as etapas do processo de time-to-market. Um ótimo exemplo é quando é preciso identificar o cliente que será o foco do lançamento; além de observar os pontos de preço e os canais de promoção. É interessante ter um ecossistema de parceiros com suporte e que sejam confiáveis.

Gerenciar informações de forma fácil

Todo o fluxo de comunicação tem que ser organizado e de fácil acesso para todas as equipes envolvidas. Esse tipo de sistemática representa o conceito de pegar uma ideia abstrata e transformá-la em um produto sólido. Nessa hora, vale a pena pensar em direcionar conteúdo para os projetos e ter dados acessíveis para todos.

Acompanhar os resultados

Para acelerar o TTM, considere o trabalho de gerenciamento que é de pegar os dados e os relatórios, e fazer avaliações sobre eles. Isso pode ser feito com painéis e o compartilhamento de gráficos e imagens, fazendo com que todos tenham compreensão sobre as pequenas metas alcançadas, além de permitir os resultados em tempo real.

Como usar o time-to-market de forma estratégica

Para quem entendeu que tempo é dinheiro e um rápido lançamento de um produto traz vários benefícios, esse texto fez muito sentido. Só que há um alerta importantíssimo: o tempo de lançamento é uma faceta considerável, mas que não significa o sucesso nas vendas.

Para isso acontecer, de fato, uma solução pode ser a de criar ciclos moderados de qualidade para apresentar os produtos ao mercado, a fim de que se responda às ofertas competitivas e aos prazos mais curtos. Sabe qual empresa faz isso hoje em dia? A Apple.

Se você nunca notou, considere que a fabricante de smartphones tem superciclos de melhorias de desempenho que acontecem a cada 3 anos. Só que anualmente ela faz novos lançamentos menores, se dedicando a alterar cores, temas e correções de bugs.

Na prática, o que vemos é um lançamento rápido que não atende às expectativas do mercado consumidor, o que pode significar dinheiro investido incorretamente; além de abrir mercado para os concorrentes, que podem lançar versões melhores e de mais qualidade. Por isso, a estratégia da Apple funciona: ela foca sempre em melhorias.

Como acelerar o time-to-market com qualidade

Para encerrar o texto, a reflexão: se acelerar o TTM é bom, mas não se deve perder a qualidade do novo produto; o que fazer? Uma ideia é a de sempre negociar recursos e serviços de qualidade, sendo essa a maneira mais eficaz de melhorar o tempo de lançamento.

Há alguns anos, havia uma dicotomia entre inovação e velocidade. Hoje, sabemos que dá para chegar rapidamente no mercado e com qualidade. Para isso, é aconselhável que se conheça os ciclos e processos para que se crie as melhores estratégias de lançamento de produtos.

É muito mais sensato trocar o nome de “velocidade” por “adaptabilidade”. Se não basta ser rápido o suficiente para se lançar, seja versátil o suficiente para aprender rápido. Esse é o sucesso para ser inovador em um ambiente de tantas mudanças.

O TTM a seu alcance com a VTEX

A VTEX é especialista em TTM e leva em média 109 dias para um time-to-market. Esse tempo pode variar conforme a complexidade do negócio, mas já tiveram implementações que demoraram apenas 5 dias para acontecer.

A VTEX tem o exemplo da Acer Brasil, que é impulsionada desde 2019 e teve um período recorde de 48 dias desde que firmou o acordo. Um ótimo resultado foi o crescimento de 18% em 2021. A Logitech Argentina teve um TTM de 3 meses.

No setor automotivo, a Nissan Brasil adotou a estratégia direct-to-consumer com compra 100% digital e essa mudança levou 2 meses para acontecer com a VTEX. A Calimax, rede de supermercados, lançou o esperado site em apenas 4 semanas. 

Na dúvida sobre como usar a VTEX para reduzir o TTM do seu e-commerce? Fale com a AVANTI, que tem mais de 10 anos de experiência com a tecnologia e um time técnico 100% certificado. A AVANTI faz parte do TOP 5 Partner Premium VTEX em todo ecossistema.

Como especialista na implantação de projetos com a tecnologia VTEX, temos um know-how de mais de 350 histórias de sucesso de diferentes lojas no portfólio. O time de suporte é focado em resultados, conforme as operações de cada e-commerce.

Pensando em TTM, as priorizações com roapmap e sprints de entregas trazem mais transparência no consumo de horas, além das reuniões periódicas para análises das demandas com os gestores.

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