fevereiro, 2023

Transformação digital no varejo – Veja o que é preciso para não ficar de fora

  • E-commerce
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O que é esse movimento da transformação digital no varejo e como ele pode impactar a sua empresa? São muitos exemplos que ajudam a entender isso, como a estruturação de um processo de vendas pela internet, a melhor experiência com o cliente, muito mais.

Um grande atrativo para quem ainda não considerou a questão é levar em conta que essa revolução foi acelerada na pandemia e fez com que muitos negócios mais do que sobrevivessem, mas se tornassem grandes referências em seus segmentos.

Fique pode dentro de onde vem a transformação digital no varejo

O início dessa grande revolução acompanha as mudanças do comportamento do consumidor a partir do uso das novas tecnologias. Ou seja, com as pessoas consumindo de forma diferente e a tecnologia avançando, nada melhor do que unir essas duas pontas, não concorda?

Só que nesse processo aconteceu algo que não era esperado por ninguém, a COVID-19. A pandemia fez com que a relação de marcas e consumidores se tornasse cada vez mais íntima e necessária, porque sem poder sair de casa e ir às compras, o atendimento e os negócios passaram a acontecer no meio digital de modo muito enfático. 

Esse simples momento histórico agilizou o que já era visto como uma tendência, que o varejo notasse a necessidade de se empenhar, cada vez mais, nas tecnologias para melhorar a experiência do usuário. Por exemplo, o serviço de entrega rápida se tornou uma ótima resposta para essa demanda.

O consumidor passou a comprar muito mais pelos meios digitais.

A Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC) apresentou um estudo que indica que houve um crescimento de 2,1% nas empresas com relação à transformação digital. E tem alguns dados que valem muito a sua atenção:

  • Entre 2010 e 2015, 26% das empresas atuavam com e-commerce;
  • Entre 2015 e 2020, o número subiu para 53%;
  • Em 2021, 90% afirmaram trabalhar com e-commerce.

Isso quer dizer que hoje em dia todas as empresas possuem atuação na internet – ou quase todas! E nesse número crescente também se destaca o fato de que houve um aumento pelo assunto da transformação digital, sendo que o índice de aumento foi de 15% em 2021.

Para quem quer saber onde as empresas estão investindo, a pesquisa também traz respostas: “Entre as soluções, omnichannel e e-commerce lideram o direcionamento para os investimentos, com 35% e 18%, respectivamente”.

Como a transformação digital impacta o mercado

Vimos os dados atuais. Agora, vem a parte reflexiva que vai te interessar muito: como esse movimento pode afetar as vendas de uma empresa no mercado?

Através das soluções tecnológicas! 

Elas podem atuar diretamente na rotina do consumidor e das empresas varejistas. Por exemplo, através de ferramentas digitais, que melhoram a experiência com o cliente e atuam nas jornadas de compras. E aquele estudo acima fala sobre isso, citando:

  • Aumento do faturamento nas vendas;
  • Engajamento do consumidor em canais digitais;
  • Redução de custos;
  • Aumento do market share;
  • Aumento do tráfego online.

Esses benefícios trazem, diretamente, vantagens competitivas para todos do setor varejista. E entre as empresas entrevistadas, mais de 60% garante que tiveram melhora expressiva na experiência do consumidor através dos investimentos feitos em transformação digital.

Os melhores exemplos da transformação digital no varejo

No Brasil, existem diversos cases de sucesso que podem ser mencionados como exemplos reais de que os investimentos em transformação digital geram bons resultados. E nós separamos alguns deles, que serão citados brevemente.

Magazine Luiza

O Parceiro Magalu é o marketplace do Magazine Luiza. Ele permite que as empresas criem uma loja online na plataforma rapidamente. A estrutura tornou-se possível devido à estratégia do Magazine Luiza de se adaptar às mudanças comerciais e investir em marketing digital. Tanto é que hoje em dia o Magazine Luiza é uma plataforma B2B e B2C também.

Riachuelo

As varejistas que possuem lojas físicas também devem apostar no meio digital, o que foi impulsionado pela pandemia e fez com que a maior parte do tráfego mudasse de canais, como na Riachuelo. Inclusive, com a possibilidade de compra híbrida. Ela investiu milhões de reais no aplicativo da sua loja e subiu 124% em vendas.

As principais ferramentas da transformação digital no varejo

Do aumento do faturamento ao engajamento do consumidor, quais as ferramentas que vão atuar diretamente nesses resultados? Algumas delas são reais e necessárias para os dias de hoje, como as mensagens personalizadas e os sistemas de conversão de leads.

Automação de processos

As ferramentas que automatizam os processos é um dos melhores exemplos. Assim, será possível reduzir trabalhos manuais e voltar o foco para outras tarefas, priorizando as principais atividades do ambiente interno.

Isso aumenta as oportunidades geradas, o engajamento online e é um passo importante para a modernização do seu negócio.

Personalização de mensagens

Os chatbots devem ser usados de modo inteligente para não afastar o consumidor da venda. Se eles tiverem uma boa experiência com foco na qualidade dos serviços, poderão ser fidelizados ou se tornarem clientes. 

É uma demanda real, que inclusive preza pelo atendimento via WhatsApp. Mas, é preciso saber como fazer isso.

Conversão de leads

Uma das principais vantagens da transformação digital está em transformar pessoas em leads e leads em clientes. Para isso, o sistema de CRM, que é quem faz essa conversão, organiza a base de dados de forma positiva. 

Além do software que aperfeiçoa a rotina de trabalho, ele também reduz a chance de ruídos na comunicação.

Integração de sistemas

Outra ferramenta imprescindível é a que faz a integração de sistemas porque permite prever a demanda e reagir de forma rápida às novas oportunidades que podem ser geradas.

Elas ajudam os varejistas a gerenciarem estoques e a produtividade da equipe através de sistemas conectados que mantém uma única fonte de informação.

Composable Commerce

Composable Commerce é uma abordagem que permite que soluções sejam mais rápidas e mais flexíveis no e-commerce. Através dela, a empresa pode montar soluções do seu comércio digital para o público, satisfazendo as exigências e expectativas dele.

Inclusive, até algum tempo atrás, era uma ferramenta do futuro, só que hoje já está presente nas principais grandes varejistas do mercado. Ela vai de acordo com a tecnologia MACH.

O que é preciso para investir em transformação digital?

Na internet, você pode encontrar um monte de informativos que trazem dicas e insights para as empresas que querem dar os primeiros passos na transformação digital. 

Temos uma seleção dos elementos fundamentais. Confira!

O quê?

A transformação digital. Mas, um insight importante é entender quais são aquelas ideias que vão, de fato, impactar o seu negócio. Avalie as melhores inovações em desenvolvimento pensando na estratégia, capacidade, organização e a cultura que a sua empresa tem hoje.

Por que?

O uso dessas tecnologias deve ter um viés: atender o seu público-consumidor. Ao incorporar os novos conceitos na sua organização, isso vai exigir que todos estejam alinhados à cultura digital, contribuindo para o melhor posicionamento da marca e a maneira com que se relaciona com os clientes.

Como?

Para que se faça a aplicação com engajamento, uma saída é desenvolver a comunicação digital na esfera interna e externa da empresa. 

A partir de instrumentos da transformação aplicados na operação e gestão da empresa, dá para se chegar a novas tecnologias e acelerar vendas, além de aumentar a eficiência do atendimento.

Quando?

A partir de agora. O motivo disso é que o mercado está em constante movimento e ao investir na transformação digital será possível mensurar resultados, dados, números e ver a evolução do seu negócio com base em informações e objetivos.

A AVANTI é o 1º passo para investir na transformação digital

A verdade é que a transformação digital no varejo é mais do que simplesmente estar conectado. Para vencer a concorrência, será preciso relacionar processos ao ambiente corporativo para que se tome as melhores decisões em produtividade e tendências.

Esses investimentos exigem conhecimento aprofundado sobre plataformas, tecnologias e gestão. A partir de ferramentas, estudos, estratégias ou uma mudança de elementos na sua vitrine virtual, considere que o seu negócio pode ser impactado positivamente. E a boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho. Cloud Computing, Big Data e ferramentas disruptivas são temas que estão no DNA da AVANTI. Essa expertise auxilia a gestão estratégica alinhada às tecnologias inovadoras, que é o caminho para o sucesso da transformação digital.

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