novembro, 2022

Saiba o que é UX no e-commerce e como aplicar a estratégia

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O UX no e-commerce não é somente entregar um layout bonito e um design arrojado para o público. É muito mais do que isso: permitir que a experiência do internauta seja incrível, única e otimizada para as vendas.

Aliás, a experiência do usuário é um tema muito discutido no mundo digital. Seja no mercado B2C ou B2B, a realidade tem um cenário que se preocupa com o que e como os consumidores pensam e consomem. Diante disso, só lhe resta uma alternativa: aplicar a estratégia de UX.

UX é a sigla para User Xperience ou Experiência do Usuário. Na prática, um conjunto de ações que visam a busca pela atenção dos clientes, garantindo o seu espaço no mercado eletrônico. Afinal, para ter sucesso na internet não basta ter uma loja virtual… É preciso escalar o negócio.

Continue lendo para entender tudo sobre o que é UX no e-commerce, por que ele é importante para a sua empresa e quais são os pilares de uma boa experiência do usuário na internet.

O que é UX no e-commerce

Se UX tem a ver com atrair a atenção do cliente, o conceito se intensifica no mercado eletrônico, com tantas lojas virtuais e plataformas de vendas. O UX no e-commerce tem a ver com como o internauta se sente ao navegar em um site, isto é, no seu site!

Você sabe como as suas páginas de venda funcionam, então, faça uma reflexão rápida: como o cliente visualiza os produtos e interage com os conteúdos? Para qualquer pergunta que se faça, a resposta tem que ser única: uma experiência positiva.

Para o profissional de um e-commerce que vai mais afundo no tema, também podemos mencionar aqui a Jornada de Compra. É isso que torna possível tornar um visitante em um cliente em potencial, por exemplo. Como? Você sabe: a partir de experiências completas.

Em suma, ao se definir UX no e-commerce de um jeito simples, a gente acaba chegando em frases como “tornar o consumidor mais propenso às compras”. Ou “fazer com que o consumidor se sinta bem durante a navegação no seu site”. E assim por diante.

Até porque qualquer decisão do cliente, como adicionar um produto no carrinho ou fazer o pagamento de um boleto bancário, vai depender da experiência que ele tem na internet.

UX no e-commerce

Qual a necessidade da aplicação dos conceitos de UX no e-commerce

É muito natural que um gestor, gerente ou diretor de uma plataforma de vendas online pense em investir em técnicas que trazem melhores experiências aos usuários simplesmente para acompanhar os concorrentes do mercado. Isso pode até ser real…

Mas, vai além: o UX no e-commerce impacta positivamente o desempenho de uma empresa. Essa transformação digital que pode acontecer a qualquer momento tem vantagens como aumento da receita, na diminuição de custos e no maior índice de satisfação dos clientes.

A ideia deste conteúdo não é ser muito longo, mas sim prático. Então, trouxemos aqui algumas das principais vantagens que se tem para aplicar a estratégia do UX no seu e-commerce. Vamos ser breve nas explicações porque no futuro explicaremos cada uma delas em detalhes.

O aumento da taxa de conversão

Quando se tem uma navegação otimizada aos propósitos do site, os usuários consomem mais por conta, justamente, desse ambiente agradável. Algumas mudanças pontuais na arquitetura podem gerar esse aumento nas conversões.

A satisfação do consumidor

Outro ponto interessante é notar que o investimento na UX tem direcionamento direto com a satisfação de quem consome. A jornada de compra e as motivações focadas no bom relacionamento com o cliente permitem a apresentação das melhores soluções para eles.

A compra facilitada

Ter o processo de compra facilitado não é bom apenas para agilizar o processo como um todo, mas também para evitar a desistências, tão comuns nas lojas virtuais. Pequenos erros técnicos podem custar muito caro para quem vende na internet.

O marketing estratégico

Indiretamente, as aplicações na experiência do usuário geram o chamado marketing estratégico, que nada mais é do que a transformação de clientes em divulgadores da sua marca. Sim, é isso mesmo: eles indicam o seu e-commerce para outras pessoas.

A fidelização dos clientes

Se o UX tem publicidade gratuita, ele também pode ser útil para fidelizar os clientes sem que exija um alto investimento. Em um primeiro momento nem é preciso ter um programa de recompensas para conseguir essa fidelização dos usuários, desde que haja um ambiente de boas experiências.

Os formatos para smartphones

Com certeza, você já ouviu falar sobre o design responsivo, certo? Ele é direcionado para pessoas que acessam o seu e-commerce pelo celular ou tablet. Logo, permite a melhor experiência para esse canal, sendo um item importante para os algoritmos também.

UX no e-commerce

Se você não se lembra, considere que desde 2018 – ou antes disso, o Brasil já possui mais de um smartphone ativo por habitante, conforme estudos da Fundação Getúlio Vargas, o que comprova a necessidade do design responsivo.

O UX no e-commerce para escalar vendas

Esse também é um benefício direto do UX no e-commerce: aumento das vendas. Só que criamos um tópico maior para falar dele porque o assunto merece a sua atenção. A experiência do usuário tem ligação com as vendas porque agrega valor ao seu produto.

Se a sua plataforma tem uma boa usabilidade e navegabilidade, o usuário não observa apenas o preço do que você está vendendo. É verdade porque a experiência agradável traz mais segurança para ele, o que indica o aumento do custo-benefício de um produto e das vendas para sua loja.

O próprio cliente faz essa conta, de modo quase que inconsciente. Ele agrega valor e qualidade ao seu produto e serviço, o que vai além do preço. Portanto, trabalhar com UX é muito mais do que uma necessidade do mercado, trata-se também de ser competitivo na internet.

Quais os pilares de uma boa experiência do usuário

Até hoje não se tem um livro de código ou de regras para que se crie um e-commerce perfeito para a UX. Porém, existem testes de usabilidade e cases que comprovam algumas ideias que podem dar certo. 

Além disso, há o fator público-alvo, o que quer dizer que nem todas as práticas que são boas para uma loja virtual serão perfeitas para a sua.

De todo modo, existem alguns tópicos que precisam ser considerados como imprescindíveis para a boa performance do seu site com relação à experiência do usuário. Confira alguns deles.

O design e o layout

Um dos pontos mais importantes para melhorar a experiência do usuário tem a ver com o design e o layout dele. Isso inclui as cores e as imagens, por exemplo. Até mesmo os espaços vazios podem indicar resultados perfeitos ou menos positivos para a sua plataforma.

Os produtos

Essa é uma dica importantíssima porque as pessoas querem ter uma relação com os produtos que seja verdadeira e o mais próximo da realidade possível. Então, pensar nas imagens usadas, no tamanho delas e nas descrições faz muito sentido.

Os formulários

Os formulários possuem muita importância para o e-commerce porque a partir deles dá para obter dados e tornar os usuários leads. Só que para isso acontecer é preciso criá-los e usá-los da forma correta, limitando campos, não sendo invasivo, etc.

As recompensas

A ideia de recompensa pode ser diferente do que você está pensando… O objetivo é que sejam ações que indiquem gestos amigáveis para os consumidores para que ele se sinta importante – isso ajuda demais no sucesso do negócio. Pode ser descontos, bônus ou uma simples frase motivacional.

Os botões

Definitivamente, os botões precisam ser facilitadores da navegação. Ninguém vai se tornar cliente da sua loja online se não conseguir descobrir qual é o CTA para comprar ou como pesquisar os produtos por tamanho, cor, estampa, etc.

UX no e-commerce

Como aplicar uma estratégia UX na minha empresa

O conceito por trás da aplicação de uma estratégia UX no e-commerce é simples: reavaliar o modelo de negócio e as práticas exercidas para disponibilizar uma melhor experiência para o seu usuário/cliente. Assim, a pergunta é: como fazer isso?

A Avanti é uma empresa de soluções para o e-commerce que tem expertise para tratar do tema. Inclusive, são quase 200 colaboradores ativos que atuam em várias áreas de uma plataforma digital de vendas. Inclusive, fazendo a gestão do tráfego e a otimização da conversão.

Como vimos no início do texto, ter uma loja virtual não basta se você pode acelerar as vendas e fazer a sua empresa decolar no universo online. Sendo assim, a Avanti tem um valor agregado único, que integra a concepção, a arquitetura e o planejamento do e-commerce.

E escalar as vendas do e-commerce envolve uma série de ações, como as melhorias no layout da loja, a otimização da performance nas vendas, a correção de bugs, a criação de novas páginas de conversão e muito mais.

Ficou interessado? Fale com a Avanti para tornar o seu e-commerce escalável!

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