
Ao optar por cadastrar os produtos no e-commerce seguindo as melhores práticas que existem atualmente, os analistas oferecem aos consumidores da loja maiores possibilidades para a efetivação da compra online.
Isso porque os usuários se sentirão mais à vontade e confiantes para a ação.
Outro fato que tem muita importância nessa hora tem a ver com os buscadores de conteúdo. Ou seja, seguindo as orientações abaixo, o seu comércio eletrônico terá mais chances de aparecer nas primeiras posições do Google e das redes sociais.
Por fim, também vale a pena lembrar que vários estudos indicam que a compra pela internet gera experiências ruins aos usuários quando o cadastro de produtos não é feito corretamente.
Assim, temos um conteúdo que está organizado em três grandes tópicos:
- O básico no cadastramento de produtos
- Os recursos oferecidos pela plataforma de vendas
- A otimização do cadastramento de produtos
O básico no cadastramento de produtos
O bê-á-bá para cadastrar produtos no e-commerce é simples. Ou seja, essas práticas iniciais são conhecidas por quase todos os analistas de lojas virtuais. Ainda assim, algumas delas acabam sendo deixadas de lado, o que é um erro.
Confira alguns itens fundamentais para o processo de cadastramento de produtos no comércio digital.
1 – Título
O título do produto a ser cadastrado é um primeiro passo importante. O uso da palavra-chave é interessante porque ajuda a sua mercadoria e a empresa a serem melhor posicionadas nos mecanismos de buscas, como o Google.
E é muito importante ter esse destaque porque os resultados das buscas orgânicas trazem mais tráfego para o site e ótimos resultados para o seu negócio. Em números, pesquisas indicam que 94% dos internautas usam o Google para pesquisar produtos e serviços.
2 – Audiovisual
Imagens e vídeos são recursos que estão disponíveis em praticamente todas as plataformas de e-commerce. E seguindo as tendências mercadológicas, eles devem ser usados em todos os produtos cadastrados no seu site. O conteúdo audiovisual é atrativo e gera confiança.
3 – Categorização
Assim como uma loja física precisa estar organizada por setores, um e-commerce precisa ser planejado por categorias. A estratégia é eficiente porque facilita a navegação do cliente, permitindo que ele encontre tudo o que procura sobre algum tema.
4 – Descrição
A descrição do produto é fundamental porque no comércio eletrônico, o consumidor não consegue pegar o item para avaliar. Assim, a descrição tem que ser completa, com medidas, cores, tamanhos, usos, lavagens e todas as outras características pertinentes.
5 – Automação
Para quem tem muitos produtos a serem cadastrados, a automação é uma alternativa viável. Essa ferramenta tecnológica auxilia no processo todo, tornando-o mais rápido e permitindo atualizações em poucos cliques.
6 – Revisão
A revisão das publicações, seja no texto ou nas imagens, é imprescindível para garantir o sucesso do cadastro dos produtos. Uma descrição incorreta de um produto, por exemplo, pode fazer com que a sua empresa perca toda a confiança no consumidor.
Os recursos oferecidos pela plataforma de vendas
A plataforma escolhida para o seu comércio eletrônico traz impactos diretos no lucro da empresa. Se ela não possuir funções adequadas para o cadastramento dos produtos, o cliente desiste da compra por não se sentir confiante para isso.
Mas, quais as funções de cadastro de produto que uma plataforma precisa ter?
7 – Produtos relacionados
É muito provável que você já tenha passado por isso e saiba como o serviço gera resultado. Quando um usuário encontra um produto que tem relação com o que ele acabou de buscar, as chances de adicionar ao carrinho de compras aumentam muito.
8 – Categorização global
Algumas plataformas possuem uma função que vem pré-definida e integra os produtos com outras ferramentas e mecanismos, como Google Shopping e Buscapé. Isso permite que o produto da sua loja seja encontrado nesses parceiros.
9 – Sinônimo de busca
A função de “sinônimo de busca” serve para que os usuários possam encontrar os produtos cadastrados através de palavras relacionadas com a sua busca. Isso faz com que ele consiga ver todas as mercadorias disponíveis no site mesmo quando digitar algum sinônimo.
Não é raro encontrar situações em que um e-commerce perde uma venda porque a descrição do produto está como “tênis esportivo” e o consumidor havia buscado “tênis para corrida”.
10 – Perguntas customizadas
Alguns sites tornam possível a criação de perguntas customizadas, as quais os analistas ou gestores podem deixar programada para o momento em que o usuário estiver concretizando a compra. É interessante para dar ao consumidor a opção de escolha.
É possível incluir as perguntas de forma estratégica. Por exemplo, explicando a possibilidade de o produto ser trocado por uma cor diferente caso aquela escolhida pelo cliente não esteja disponível no estoque.
Mas, onde é possível incluir essas perguntas customizadas para e-commerce? Tudo vai depender do objetivo e dos recursos que o seu site tem disponível. É possível que estejam na descrição do produto ou no checkout, por exemplo.
11 – Comentários dos usuários
Os comentários permitem que as pessoas interajam no seu conteúdo. Elas podem tirar dúvidas por lá e com respostas rápidas, você ganha a confiança dela. O registro ficará disponível para outros usuários também, o que aumenta a satisfação do cliente.
12 – Cotação de produtos
Essa prática é mais comum no caso de comércios eletrônicos que comercializam itens personalizados e que não possuem um preço final fixo. Assim, a ideia é deixar um campo aberto para que o usuário interessado possa pedir um orçamento.
Também é opção para a empresa que permite negociações em caso de compras em lotes maiores, no qual há descontos conforme a quantidade de mercadorias adquiridas.
A otimização do cadastramento de produtos
E para terminar os grandes tópicos que mencionam as dicas para cadastrar produtos no e-commerce, veja como aumentar ainda mais as suas chances de vendas online.
13 – Atributo Alt
Alguns analistas não dão o devido valor para esse recurso. No entanto, ele tem se tornado cada vez mais importante no e-commerce porque auxilia as pessoas com dificuldades visuais e que usam leitores de tela. O Atributo Alt é usado em imagens, sendo uma ótima dica de SEO.
14 – TextLink
Esse é o texto usado para criar a URL do produto. Em algumas plataformas é um campo obrigatório. A dica é evitar o uso de palavras reservadas, o que pode prejudicar o desempenho da sua loja online.
15 – Produto esgotado
A função tem finalidade de tornar a experiência do usuário muito melhor. Isso porque permite que ele saiba quando um produto já foi esgotado, isto é, não está mais disponível. Vale a pena habilitar esse recurso no formato “Avise-me” para o cliente receber notificações por e-mail.
Os seus produtos não estão cadastrados corretamente?
Com consultorias e soluções voltadas para o desenvolvimento de e-commerce, a AVANTI é especialista em resolver todas as questões relacionadas a esse tema.
O foco está em ajudar analistas e gestores das plataformas a conquistarem os seus melhores resultados em vendas.
O cadastro de produtos é uma das etapas que mais importam na otimização da página em mecanismos de buscas e na experiência do cliente.
Contar com a AVANTI é ter a garantia de que os seus consumidores se sentirão confiantes para realizarem a compra na sua loja online.
Somos uma das maiores empresas de soluções para e-commerce do Brasil, com pioneirismo no uso da tecnologia para varejo e indústria. Um dos serviços que oferecemos é a otimização de conversão, focada em melhorar a sua lucratividade.
Entre os principais parceiros, temos a Gol, Dpaschoal, Schulz, Intelbras, Studio Z, Kopenhagen, Fort Atacadista, Mormaii e muitas outras.